Sexta-feira, 03 de agosto de 2007, atualizada ?s 11h52

Culin?rias mineiras e catal? se encontram em festival de gastronomia em Tiradentes


Guilherme Ar?as
Colabora??o*

Minas Gerais se prepara para receber os sabores da Catalunha atrav?s do projeto Sabor e Saber, evento que faz parte da 10? edi??o do Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Tiradentes. A iniciativa busca realizar o interc?mbio entre as culin?rias mineira e catal?.

De 17 a 25 de agosto, chefs catal?es v?o mostrar o que a prov?ncia espanhola tem de melhor no cen?rio gastron?mico e cultural. Cerca de seis chefs da localidade j? est?o confirmados para comandar os festins e palestras.

O projeto Sabor e Saber foi idealizado por Juliana Velloso, uma mineira que mora em Barcelona h? seis anos. A id?ia inicial ? valorizar e fomentar a cultura e a tradi??o de Minas Gerais e da Catalunha, difundindo e preservando as ra?zes e hist?ria atrav?s do interc?mbio cultural. No pr?ximo ano, ser? a vez dos catal?es conhecerem os sabores mineiros.

Conhecida pelos pratos saborosos, a culin?ria da Catalunha ? enriquecida por produtos do Oriente M?dio. A alimenta??o ? rica em cereais, legumes, frutas e hortali?as, regada a vinho e combinada com azeite de oliva e frutos do mar.

Conforme a programa??o do projeto Sabor e Saber, no dia 18 come?am as palestras, direcionadas a profissionais do setor. As confer?ncias v?o ter como foco as tend?ncias e t?nicas da alta gastronomia. Os convites para os festins, que come?am no dia 17, com os pratos catal?es, custam R$ 225.

*Guilherme Ar?as ? estudante de Jornalismo na UFJF