Pesquisa aponta tarifas praticadas pelos cartções de cr?dito em JF

Por

Terça-feira, 7 de agosto de 2012, atualizada às 19h20

Pesquisa aponta tarifas praticadas pelos cartões de crédito em JF

Da Redação

Entre o período de 23 a 27 de julho deste ano, a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF), realizou uma pesquisa sobre os valores pagos a título de taxas de juros aplicados nos boletos para pagamento do valor mensal dos cartões de crédito. Foram verificados os valores cobrados por crédito rotativo, financiamento e taxa sobre saque em dinheiro, praticados pelas instituições financeiras com atividade em Juiz de Fora, bem como dos supermercados que também disponibilizam cartões de crédito.

A finalidade da pesquisa (veja) é mostrar aos consumidores/população local o valor exorbitante cobrado por estas instituições, fazendo com que cada um reflita antes de usar o dinheiro de plástico, uma vez que os juros praticados são abusivos, atingindo patamares da ordem de mais de 20% do valor da fatura, que determina que em quatro meses o valor do débito dobre.

De acordo com a assessoria do Procon, o consumidor deve estar atento às taxas cobradas e também quanto às promoções realizadas pelas instituições financeiras, no tocante a descontos e até mesmo isenção na taxa de manutenção, mensalidade/anuidade, e ainda na própria taxa do crédito rotativo, como é o caso atual do Banco do Brasil, que está com uma promoção denominada Bom pra todos, cuja taxa de crédito rotativo será de, no máximo 5,7%, para o período de 2 de julho de 2012 a 31 de dezembro de 2012, nas faturas com vencimento a partir do dia 12 de agosto. Além dos juros, as instituições financeiras cobram uma taxa que varia de R$ 2 a R$ 15 para saque em dinheiro.

Já o Banco Itaú apresenta um novo cartão de crédito com taxa fixa ao mês, mas com o prazo de incidência dos juros a contar da data da compra do produto, cartão este que merece uma análise mais detalhada.

É disponibilizada, também, tabela comparativa do crédito rotativo, praticado nos cartões de crédito das três maiores redes de supermercados com atuação na cidade, sendo que o cartão do supermercado Bahamas, ao contrário dos outros dois, só faculta compras em suas lojas, possuem marca própria e não disponibilizam o saque em dinheiro.

Os textos são revisados por Mariana Benicá