Ter?a-feira, 18 de dezembro de 2007, atualizada ?s 18h12

Movimento para a conserva??o do Parque Halfeld e dos pr?dios antigos em volta dele tem in?cio nesta quarta


Priscila Magalh?es
Rep?rter

A primeira reuni?o com a comunidade acontece nesta quarta-feira, 19 de dezembro, ?s 14h30, na sede da Funalfa. O encontro faz parte do "Projeto de sensibiliza??o dos transeuntes do Parque Halfeld: iniciativas para a preserva??o do Patrim?nio Cultural".

"Queremos trabalhar a educa??o patrimonial com todas as pessoas que freq?entam o local e com as que passam por ali todos os dias. O objetivo ? sensibilizar e mostrar sua import?ncia cultural, sua hist?ria e tamb?m a dos pr?dios antigos que ficam em torno dele", diz a historiadora da Divis?o do Patrim?nio Cultural da Funalfa, ?rika Aleixo.

Entre os problemas detectados naquela regi?o, est?o a sujidade, no Parque e nos pr?dios. "As pessoas sentam e colocam os p?s nas paredes dos pr?dios, jogam detritos nos jardins, o que prejudica as plantas e os animais, e at? urinam no local. Estamos dando in?cio a uma s?rie de movimentos para reduzir a polui??o no Parque e eles v?o continuar no ano que vem", explica ?rika.

Um dos problemas causados pela sujidade ? a prolifera??o dos pombos no Parque e este ? o tema central da primeira reuni?o. A popula??o vai aprender que os pombos n?o s?o inofensivos e transmitem doen?as. ?rika diz que a melhor maneira de controlar a prolifera??o destes animais ? evitar a alimenta??o.

"Eles est?o adaptados a se alimentarem de gr?os, sementes, restos de comida e pipoca. Por isso, temos que conscientizar todos que passam por l? e tamb?m os pipoqueiros Eles s?o uma praga urbana e provocam doen?as", ressalta ?rika. A reuni?o ? aberta ao p?blico e ? uma parceria do Departamento de Zoonoses e da Funalfa. "Vamos fazer a apresenta??o hist?rica do Parque e sua import?ncia para a cidade e, depois, vamos mostrar os malef?cios causados por estes animais", completa.