Cinema em Tiradentes A 11? edi??o da mostra promete reunir cerca de 35 mil pessoas para vivenciar e discutir o universo dos jovens no cinema brasileiro



Priscila Magalh?es
Rep?rter
16/01/08

A Mostra de Cinema de Tiradentes vai acontecer entre os dias 18 e 26 de janeiro, com oficinas, debates, premia?es e exibi?es de curtas, longas e v?deos. Todas as entradas s?o gratuitas e n?o ? necess?rio retirar convites para ter acesso ? exibi?es. A organiza??o do evento est? esperando receber 35 mil pessoas durante os nove dias de apresenta?es.

O tema ? "Juventude em Tr?nsito" e foi escolhido como reflexo da produ??o que aborda jovens. "A presen?a dos jovens no cinema est? cada vez maior e vamos fazer esta abordagem, com refer?ncia aos jovens como agentes ativos no fazer cinema, na produ??o", diz a coordenadora geral do evento, Raquel Hallak.

Sobre os conflitos vividos pela maioria dos jovens brasileiros e retratados no cinema, ela diz que os filmes espelham uma identidade. "O cinema ? uma arte que espelha a nossa identidade e a maioria dos jovens brasileiros vive situa?es de conflito, como transi??o, comportamentos e drogas. Eles s?o mostrados nestas situa?es no cinema e, muitas vezes, n?o ? positivo", explica.

Por isso, a import?ncia de debater conceitos e projetos apresentados ao longo das exibi?es. Doze debates est?o programados entre o p?blico, a cr?tica, os diretores e atores, no espa?o Cine-Teatro. Al?m disso, acontece o "9? Semin?rio do Cinema Brasileiro: Id?ias e Perspectivas", que contar? com tr?s mesas-redondas e tr?s debates. "Vamos mostrar para o p?blico como vai ser o cinema em 2008. Ent?o, vamos apresentar obras novas e que ainda n?o foram discutidas. Por isso, vamos ter as discuss?es com a presen?a dos participantes e dos produtores para abordar as quest?es", conta Raquel.

Foto de Ricardo  Francisco Foto de Ricardo  Francisco

A principal novidade na Mostra, neste ano, ? o Pr?mio Aurora, concedido pelo J?ri da Cr?tica e J?ri Jovem ao melhor filme e ao profissional jovem de destaque. "Sete longas v?o ser avaliados e o objetivo ? estimular a produ??o de cinema pelos jovens", ressalta Raquel. O J?ri da Cr?tica ? composto por pesquisadores e cr?ticos de cinema, enquanto o J?ri Jovem ? mais um das novidades da Mostra para 2008, sendo composto por cinco alunos selecionados atrav?s de uma oficina de an?lise de linguagem.

Outra novidade ? um est?dio de filmagem que vai ser montado na pra?a para estimular a pr?tica. As pessoas v?o poder participar produzindo um curta de um minuto. As oficinas n?o s?o novidades, mas t?m uma import?ncia muito grande no sentido de estimular a produ??o. "O evento foi o pioneiro na introdu??o das oficinas para atender os interessados em conhecer mais sobre a s?tima arte. Sem reciclagem e forma??o, n?o ? poss?vel fomentar esta arte. As oficinas s?o a oportunidade de fazer cinema e ampliar a produ??o e a qualifica??o, j? que h? poucos anos n?o t?nhamos faculdades no estado", explica Raquel.

Ela diz ainda que a Mostra ? o maior evento dedicado ao cinema no pa?s, pois aborda todos os tipos de produ??o e promove o encontro de pessoas. "Quando come?amos, n?o t?nhamos id?ia de qual seria o futuro do cinema no pa?s. Na ?poca, eram quatro curtas inscritos e, hoje, temos que fazer uma sele??o entre 400 filmes. Isso se deve ao crescimento da produ??o e tamb?m do acesso, em fun??o do impulso tecnol?gico".

Foto de Ricardo  Francisco Foto de Ricardo  Francisco

Mas mesmo com o crescimento, os filmes brasileiros ainda n?o competem de igual com os americanos. "N?o temos uma pol?tica de distribui??o para concorrer com os filmes deles. Tem filme brasileiro que ? mais conhecido fora do que aqui. Agora, estamos vendo crescer esta nova gera??o, que faz filme no fundo do quintal, no celular e assiste pela internet. O nosso cinema vai transpor barreiras e est? buscando uma identidade pr?pria".

Programa??o

Na programa??o dos longas, curtas e v?deos est?o 126 filmes, sendo 27 longas-metragens, 35 curtas e 64 v?deos, divididos em 48 sess?es. Entre os filmes est?o 'Saliva', de Esmir Filho, 'Tr?pico das Cabras', de Fernando Coimbra e 'Caf? com Leite', de Daniel Ribeiro. A programa??o completa pode ser conferida no site oficial do evento.