Segunda-feira, dia 10 de mar?o de 2008, atualizada ?s 12h07

Anac suspende os v?os da Pantanal. Empresa diz que situa??o est? normalizada



Priscila Magalh?es
Rep?rter

A Ag?ncia Nacional de Avia??o Civil (Anac) suspendeu os v?os da empresa a?rea Pantanal e as passagens s? podem ser vendidas para v?os que aconte?am at? o dia 24 de mar?o, j? que no dia 25, vence a concess?o da empresa e a ag?ncia reguladora n?o vai renov?-la.

Segundo a assessoria da Anac, desde dezembro, a Pantanal deveria ter apresentado documenta??o que comprovasse sua situa??o de regularidade t?cnica, operacional, fiscal e jur?dica. Por?m, eles n?o foram apresentados e a empresa pediu que o prazo fosse estendido. A Anac n?o aceitou e, em 12 de fevereiro, proibiu que passagens fossem vendidas para um prazo superior a 15 dias.

Em 29 de fevereiro, a Anac concedeu um prazo de cinco dias ?teis, que terminou na ?ltima sexta, 07 de mar?o, para que os documentos fossem apresentados. O prazo n?o foi cumprido e a empresa s? pode voar at? o dia 24 de mar?o. As vendas de passagens para al?m desta data n?o podem acontecer.

Decis?o tomada

A assessoria informou que a concess?o n?o vai ser renovada, porque a ag?ncia reguladora n?o tem conhecimento sobre a regularidade da empresa. Se ela quiser operar novamente, deve enviar um documento ? Anac para obter nova concess?o. O gerente da Pantanal em Juiz de Fora, Moacir Miranda, esclareceu que a informa??o da diretoria de S?o Paulo ? que a situa??o est? regularizada. "A empresa apresentou toda documenta??o e os v?os n?o ser?o interrompidos em nenhuma cidade onde ela opera", afirma ele.

Al?m disso, ele confirmou que o sistema de reservas tamb?m est? operando normalmente, o que tamb?m disse uma funcion?ria da empresa na manh? desta segunda, 10 de mar?o. Segundo ela, as reservas est?o sendo feitas, mas os clientes s? pagam com tr?s dias de anteced?ncia. Moacir n?o soube dizer quando a situa??o foi regularizada. "Recebemos um telefonema da empresa, dizendo que estava tudo resolvido".

A Pantanal faz tr?s v?os diariamente de Juiz de Fora. S?o tr?s para S?o Paulo e um para Mucuri, na Bahia (veja os hor?rios). Al?m disso, a empresa voa para Ara?atuba, Mar?lia, Bauru e Presidente Prudente, todas no interior de S?o Paulo.