Ter?a-feira, dia 25 de mar?o de 2008, atualizada ?s 11h30

Lar para idosos promove tour pela cidade e revive o passado, visitando pontos tur?sticos de Juiz de Fora



Marinella Souza
*Colabora??o

Montagem com fotos dos pontos turisticos de Juiz de Fora

Idosos de Juiz de Fora t?m a oportunidade de resgatar as lembran?as dos lugares em que estiveram no passado. Segundo o gerente administrativo, respons?vel pelo projeto, Guilherme Barros, o objetivo ? "trazer novos horizontes para, que eles possam visitar locais que fizeram parte da hist?ria deles".

Guilherme explica que essa ? uma oportunidade para que os residentes da Vila Viver, local que abriga os idosos, possam se divertir e revisitar os pontos tur?sticos da cidade. A escolha dos locais depende das condi?es que ele oferece. "N?s avaliamos a acessibilidade de cada local para que todos os nossos residentes possam desfrutar do passeio", diz.

Entre os locais escolhidos para serem visitados at? o m?s de junho est?o o Shopping Alameda, o Morro do Cristo, o Parque Halfeld, o Espa?o Mascarenhas, o Aeroclube Juiz de Fora, a igreja Catedral, onde eles assistir?o a uma missa, o Museu de Arte Moderna (MAM) e o Museu Mariano Proc?pio (Mapro).

Por enquanto, o passeio se restringe ?queles que moram no lar, mas Guilherme n?o descarta a possibilidade de abrir o projeto para o grande p?blico. "Ainda ? cedo para falarmos disso porque o projeto ? novo, come?amos em fevereiro, mas h? essa id?ia de ampliar para os idosos que n?o residem aqui", comenta.

Os passeios s?o quinzenais e, quando toda a programa??o prevista for cumprida, novos lugares ser?o visitados porque o objetivo ? que esse tour seja constante na casa. "N?s queremos oferecer esses passeios sempre porque fazem bem para os idosos. Mesmo que alguns lugares venham a se repetir, a id?ia ? que os residentes estejam sempre mudando de ares".

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o na UFJF