Produção mistura com?dia e música na semana Rainbow

Por

Produção mistura comédia e música na semana Rainbow Comédia romântica High School Musical é satirizada com o estilo e o bom humor drag queen no primeiro dia da 11ª Rainbow Fest

Marinella Souza
*Colaboração
07/08/2008

A semana que destaca o orgulho GLBT em Juiz de Fora traz uma novidade em 2008. Trata-se da peça Drag School Musical, uma sátira ao musical High School Musical, elaborada por um grupo de drag queen's em um bate-papo informal. Segundo Alicia Andrews, o grupo queria se aventurar em uma produção diferente da que estão acostumados a fazer.

"A gente queria mostrar que drag queen pode fazer um trabalho bacana que vai além das performances de palco que sempre fazemos", diz. Com a idéia em mente, o grupo - que tem apenas um integrante que já fez teatro - apresentou a proposta ao Movimento Gay de Minas (MGM) e, devido a problemas para a elaboração das festas, o projeto ficou engavetado.

"Um belo dia eles me ligaram e disseram que o teatro estava de pé, aí saímos na correria para organizar tudo". No momento do telefonema, eles só tinham o projeto, não existiam texto, cenário, figurino, trilha sonora... Nada havia sido pensado, mas eles não desanimaram. Em um mês o musical estava montado.

A trilha sonora é a mais variada possível, indo de Brittney Spears à própria Alicia Andrews cantando, passando ainda, pela banda Calypso. Tudo pensado para divertir o público, que as drag's garantem que não será um público composto somente por gays, lésbicas e simpatizantes. Único com experiência de ator no grupo, Victor Alexsander (foto abaixo) acredita que esses são os que menos vão aparecer.

"Acho que o público GLS é o que menos vai aparecer porque eles estão envolvidos com outras coisas. É uma semana em que essas pessoas estão fervendo demais para irem ao teatro. É só tirar por base o Miss Gay, em que o público é massificantemente hetero", avalia.

O musical High School Musical surgiu como a melhor opção para os artistas porque era o filme do momento e Victor acredita que o teatro era o destino deles, mais cedo ou mais tarde. "Essa é uma tendência em outro estados. As drag's estão partindo para o lado do teatro em todo o país", comenta.

Enredo

Contando a história de estudante de uma escola de drag's, o musical tem tudo o que uma comédia romântica adolescente americana tem direito. Grupos rivais de patricinhas, garota feia que se transforma em bela, galã que surpreende no final e muuuuuuuuita música.

Alicia garante que trata-se de uma comédia, acima de tudo, não de uma "comédia GLBT". "Tomamos muito cuidado para não fazer a peça só do gueto GLS, é um espetáculo divertido que serve para mostrar que pessoas com orientações diferentes podem fazer coisas bacanas", diz.

Outra integrante, Lilith Vuitton (foto abaixo, à direita) acrescenta: "Fizemos uma peça para todo mundo ver. Se as pessoas quiserem vir com suas famílias não vão se chocar porque não colocamos nada demais, não tem palavrão nem cenas desconcertantes".

Drag's School Musical é uma comédia realizada de forma bem amadora. O grupo de iniciantes não teve muito apoio financeiro e fizeram uma produção simples, pensada para divertir as pessoas que forem assistir. "É tudo básico, tudo remete a uma sala de aula e somos nós quem fazemos cenário, figurino, maquiagem, trilha sonora... tudo", diz Alicia.

Frio na barriga

Acostumados a subirem no palco para suas apresentações performáticas, o grupo confessa que dá um frio na barriga quando pensam na estréia. Essa será a primeira vez que eles vão mostrar para uma platéia aquela idéia que tiveram em uma animada conversa madrugada à fora.

"O clima é de entrosamento, é uma reunião de amigos, mas dá medo", admite Alicia (foto abaixo, à esquerda). Essa apreensão, segundo Lilith, se dá porque é um show diferente do que estão acostumados a apresentar.

Pietra Belli (foto acima, à direita) aponta o fator surpresa como outro motivo para a insegurança do grupo. "A gente está assustado porque o público vai ser outro. Quando apresentamos o nosso show, já sabemos quem vai estar na platéia, qual será a reação daquelas pessoas e agora não sabemos de nada".

Apesar da adrenalina de pré-estréia, eles não desanimam e revelam que essa não vai ser a única apresentação de Drag's School Musical. Alicia conta que já existe uma proposta, apesar do preconceito em relação ao trabalho. "Muitos acham que nosso trabalho é restrito, mas há quem acredite e aposte na gente. Temos uma proposta de profissionalizar o espetáculo depois do Miss Gay", empolga-se.

Nina Bombom (foto acima, à direita) acredita que apresentar um musical vai ser a oportunidade para que as pessoas conheçam melhor o universo drag. "Muitas pessoas só conhecem drag pela TV e a gente pode fazer muito mais do que acham que podemos", desafia.

O elenco da peça é composto por Alicia Andrews, Victor Alexsander, Lilith Vuitton, Nina Bombom, Pietra Belli, Lya Rafaelli e Gabanna Top. Drag's School Musical acontece no dia 12 de agosto, no CCBM (Avenida Getúlio Vargas, 200), em duas sessões, uma às 18h e outra às 21h, no primeira dia da 11ª Rainbow Fest.