Paula Alves Campos
Entre uma bra?ada e outra, muitos t?tulos

Fl?via Machado
05/02/02

O que come?ou como uma necessidade acabou virando paix?o. Paula Alves Campos come?ou a nadar aos quatro anos para curar uma bronquite e, atualmente, aos 18 e curada, pode ser considerada a melhor nadadora da cidade na sua categoria. Os t?tulos e campeonatos conquistados n?o deixam d?vidas. Como ela mesmo diz - ?s?o tantos que nem me lembro.? Longe de ser pretenciosa, ela esclarece que a nata??o tem muitas categorias e provas num mesmo campeonato, o que faz com que os atletas possam participar de v?rias.

Mas nem por isso, o m?rito deve ser deixado de lado. Atleta de competi??o desde os nove anos, Paula treina no Clube Bom Pastor - o qual representa - de segunda a s?bado, por mais de duas horas, sob a orienta??o do t?cnico G?rson Moreira. O nado costas e as provas longas - de 800m - s?o os preferidos. Em cada treino, s?o cerca de 6 mil metros percorridos entre uma bra?ada e outra. Fora a muscula??o, que tamb?m faz parte do treinamento e acontece pelo menos tr?s vezes por semana. Para participar das competi?es, ela explica que existe um ?ndice exigido, marcado pelo tempo. Seus recordes s?o 01?09? nos 100m costas, 02?34? nos 200m costas, e 09?48? nos 800m livre.

Por?m, o esfor?o vale a pena. S? no ano passado, foi campe? mineira na categoria j?nior, nos 50m, 100m e 200m costas e no Open Minas Gerais venceu os 50m, 100m, 200m costas e os 800m livre. No ranking nacional de 2001, da Confedera??o Brasileira de Desportos Aqu?ticos , Paula Campos aparece em 21? coloca??o nos 200m costas e em 23? nos 100m costas, ambos na categoria j?nior II, disputado em piscina de 50m.

Para 2002, ?o ano ainda est? meio indefinido?, diz. Isso porque ela est? cursando o 2? per?odo do curso de Comunica??o Social da UFJF e pretende arrumar tempo para treinar e estudar. Mas adianta que s? vai participar de competi?es se tiver treinado o suficiente. ?Dois mil e um foi um ano excelente. Tive muito tempo para treinar por causa da greve e acabei participando de diversas competi?es e conseguindo ?timos resultados. Agora, este ano, ainda n?o sei como vai ser.?

As dificuldades, no entanto, n?o p?ram por a?. A atleta reclama de falta de apoio e tamb?m de patroc?nio e conta que j? deixou de participar de muitos campeonatos por isso. "Al?m disso, faltam campeonatos em Juiz de Fora ou mesmo na regi?o que incentivem a pr?tica do esporte", afirma. De certo mesmo para este ano, s? os treinos, que recome?am neste in?cio de fevereiro.