Quarta-feira, 16 de abril de 2008 atualizada ?s 15h

Emiss?o de passaporte em Juiz de Fora aumentou cerca de 150%



Daniele Gruppi
Rep?rter

O n?mero de passaportes emitidos em Juiz de Fora desde o in?cio deste ano ? 150% maior do que o registrado no mesmo per?odo em 2007. Segundo o agente da Pol?cia Federal, encarregado pelo setor de passaporte, Vantuil Dettmann, j? foram expedidos 3.716. Ano passado, foram 1.506 nos tr?s primeiros meses e durante todo ano foram 7.414.

Vantuil afirma que cerca de 40% das solicita?es para obten??o de passaporte s?o de pessoas da terceira idade. Um dos fatores para o aumento da fila de pedidos, segundo o agente, ? a queda do d?lar diante do real, que faz alimentar o sonho de muitos juizforanos de realizar uma viagem ao exterior. Nesta quarta-feira, dia 16 de abril, a moeda americana fechou no menor n?vel desde 1999.

Para tirar o passaporte ? necess?rio apresentar os seguintes documentos: CPF, carteira de identidade (em caso de menores, aceita-se a certid?o de nascimento); t?tulo de eleitor com comprovante da ?ltima elei??o; certificado militar at? 45 anos de idade; duas fotos 5X7, datadas e com fundo branco; comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da Uni?o; e formul?rio para requerimento para passaporte, adquirido em papelaria, preenchido com letra de forma ou datilografado.

O agente da Pol?cia Federal ressalta que para se retirar passaporte de menores de 18 anos, ? necess?rio que os pais compare?am ? Pol?cia Federal portando suas identidades. Se um dos respons?veis n?o puderem comparecer, ? preciso que uma pessoa tenha uma autoriza??o, com firma reconhecida em cart?rio, para efetuar a solicita??o. "O passaporte demora cerca de sete dias para ficar pronto", informa.