Turismo

Quarta-feira, 16 de abril de 2008 atualizada às 15h

Emissão de passaporte em Juiz de Fora aumentou cerca de 150%



Daniele Gruppi
Repórter

O número de passaportes emitidos em Juiz de Fora desde o início deste ano é 150% maior do que o registrado no mesmo período em 2007. Segundo o agente da Polícia Federal, encarregado pelo setor de passaporte, Vantuil Dettmann, já foram expedidos 3.716. Ano passado, foram 1.506 nos três primeiros meses e durante todo ano foram 7.414.

Vantuil afirma que cerca de 40% das solicitações para obtenção de passaporte são de pessoas da terceira idade. Um dos fatores para o aumento da fila de pedidos, segundo o agente, é a queda do dólar diante do real, que faz alimentar o sonho de muitos juizforanos de realizar uma viagem ao exterior. Nesta quarta-feira, dia 16 de abril, a moeda americana fechou no menor nível desde 1999.

Para tirar o passaporte é necessário apresentar os seguintes documentos: CPF, carteira de identidade (em caso de menores, aceita-se a certidão de nascimento); título de eleitor com comprovante da última eleição; certificado militar até 45 anos de idade; duas fotos 5X7, datadas e com fundo branco; comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União; e formulário para requerimento para passaporte, adquirido em papelaria, preenchido com letra de forma ou datilografado.

O agente da Polícia Federal ressalta que para se retirar passaporte de menores de 18 anos, é necessário que os pais compareçam à Polícia Federal portando suas identidades. Se um dos responsáveis não puderem comparecer, é preciso que uma pessoa tenha uma autorização, com firma reconhecida em cartório, para efetuar a solicitação. "O passaporte demora cerca de sete dias para ficar pronto", informa.

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.