Quinta-feira, 10 de julho de 2008 atualizada ?s 18h

Parque do Mapro reabre, mas o Pr?dio Mariano Proc?pio e a Villa ainda passam por restaura??o



Daniele Gruppi
Rep?rter

As portas do Parque da Funda??o Museu Mariano Proc?pio (Mapro) ser?o reabertas no pr?ximo dia 16, ?s 08h, com entrada gratuita. Na v?spera, dia 15 de julho, haver? uma solenidade para marcar a entrega das obras iniciadas em agosto de 2006 para a popula??o.

O Pr?dio Mariano Proc?pio e a Villa, localizados ao centro do Parque, entretanto v?o estar fechados, j? que passam por restaura??o. As obras da segunda fase do Parque j? come?aram com trabalhos de constru??o de um p?rtico pr?ximo ao port?o da Rua Dom Pedro II.

Cinco pedalinhos foram comprados a pedido da popula??o. O percurso foi ampliado e o ponto de embarque deles foi restaurado, assim como as pontes que cruzam o trajeto e as cinco ilhas distribu?das no lago. As crian?as tamb?m v?o usufruir do parquinho infantil.

Os visitantes v?o encontrar a pequena gruta ornamental constru?da em 1952 restaurada, assim como primeira escultura em homenagem ? princesa Isabel exposta em ?rea p?blica. Vinte e tr?s mil mudas nos canteiros em volta do lago, do canal e nas pra?as de pequeno porte foram plantadas.

A assessoria do Mapro garante que a presen?a de animais no Parque ? certa, como cisnes, peixes ex?ticos, jacus, patos, marrecos e, excepcionalmente, bichos-pregui?as, al?m de visitantes costumeiros como gar?as, soc? e martim-pescador.

Ao todo, foram investidos cerca de R$ 2,5 milh?es pela Prefeitura de Juiz de Fora e por um banco privado. O Parque Mariano Proc?pio volta a funcionar, de ter?a a domingo, de 08h ?s 18h.