Turismo de negócios e eventos move Circuito do Triângulo Mineiro

Araguari, Estrela do Sul, Iraí de Minas, Monte Carmelo, Romaria, Tupaciguara e Uberlândia atraem visitantes com eventos diversos

Clecius Campos
Subeditor
20/4/2012
Foto de Uberlândia

Araguari, Estrela do Sul, Iraí de Minas, Monte Carmelo, Romaria, Tupaciguara e Uberlândia são os municípios que formam o Circuito Turístico do Triângulo Mineiro. Juntas, as cidades têm o objetivo de explorar o turismo de negócios e de eventos na região, utilizando das festas, feiras, exposições, festivais e encontros.

Segundo a gestora do circuito, Raquel Mohn Santos, o turismo religioso também é destaque em duas cidades da associação: Estrela do Sul e Romaria. "Estamos ainda trabalhando para explorar outros segmentos como o ecoturismo e o turismo de esportes radicais. A partir deste ano, vamos ajudar as cidades a estruturar o turismo de aventura, com cursos e treinamentos para os receptivos."

Uberlândia

O circuito é capitaneado pela cidade de Uberlândia, o primeiro município do interior de Minas Gerais em população, com mais de 600 mil habitantes. O destino é um polo do turismo de negócios no Triângulo, servindo de espaço para a realização de eventos durante todo o ano. "É uma cidade com grande população flutuante, que vem trabalhar, estudar, usar o sistema de saúde. Por essas razões, a rede hoteleira, durante os duas de semana, tem alta taxa de ocupação. O desafio é puxar esse desempenho para o fim de semana."

Uberlândia dispõe de museus, parques e monumentos que podem ser contemplados. A Igreja do Divino Espírito Santo do Cerrado é um dos atrativos. Projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi, o templo foi construído por meio de cooperativa. "Até os tijolos foram feitos pelo mutirão. Pessoas de várias partes do Brasil e até do exterior vem para conhecer a igreja." Os parques da cidade oferecem opções variadas de divertimento, com área verde preservada, zoológico e lagos.

Araguari e seus eventos

Segundo Raquel, a cidade de Araguari passa por um desenvolvimento significativo de seu turismo. O destaque é para a Feira Nacional de Irrigação em Café (Fenicafé), um dos maiores eventos para produtores do Brasil. "A feira atrai turistas do mundo todo e movimenta muito a cidade." A Exposição Nacional de Orquídeas e a Feira Aerodesportiva também são eventos importantes para o município. Entre os atrativos, visitas a uma fazenda onde é produzida cachaça e a antiga Estação Goiás, recentemente restaurada, preservando a beleza arquitetônica da cidade.

Estrela Sul de Dona Beija

Conhecida como cidade de Dona Beija, Estrela do Sul mantém uma arquitetura preservada, com casarões e fazendas antigas. As igrejas do tempo do Império tornam o município um destino também ligado à religiosidade. O garimpo é outra forte marca da cidade que explora esse aspecto de sua história com um roteiro para as pessoas que queiram vivenciar a experiência de garimpar.

Romaria

O turismo religioso é também explorado no município de Romaria, onde há o Santuário de Nossa Senhora da Abadia. "Nas duas primeiras semanas de agosto, a cidade é visitada por mais de 300 mil fiéis que vêm pedir à bênção. A igreja tem a imagem de Nossa Senhora da Abadia, trazida de Portugal por Custódio da Costa Guimarães." Ainda dentro da tradição religiosa, encontros de folias de reis, congadas e a Cavalgada de São Benedito também são atrativos do município.

Iraí de Minas e Monte Carmelo

Iraí de Minas fica à margem do rio Bagagem. É conhecida pelo plantio de grãos, principalmente o trigo, por essa razão sedia o Festival da Soja e do Trigo, em junho. A represa de Nova Ponte é, também, passível de exploração do turismo náutico.

Em Monte Carmelo, as indústrias da cerâmica e do café atraem eventos voltados para esses produtos. Festas culturais também marcam o turismo na cidade, com destaque para o Festival Carmelitano de Teatro (Fescate), para o encontro de folias de reis e para o Minas ao Luar.

Tupaciguara

O município é conhecido por seu potencial hídrico, com serras, cachoeiras e parques. O Festival Nacional de Pesca Esportiva, com ênfase para o tucunaré, atrai inúmeros visitantes. Na cidade, há uma das maiores indústrias de produção de iscas do Brasil. Algumas pousadas disponibilizam todo o aparato necessário para o turista que quiser pescar e não que tiver levado seus equipamentos. O Carnaval e uma micareta também costumam deixar o destino cheio de turistas.

Uberlândia - Vista Uberlândia - Estádio João Havelange Uberlândia - Cachoeira de Sucupira Araguari - Palácio dos Ferroviários Estrela do Sul - Capela Nossa Senhora do Rosário e São Benedito Estrela do Sul - Monumento em homenagem aos garimpeiros Romaria - Santuário Nossa Senhora da Abadia Folia de Reis Iraí de Minas - Vista da cidade Monte Carmelo - Igreja Monte Carmelo - Vista Tupaciguara - Casa de Cultura Tupaciguara - Pesca de Tucunaré

ACESSA.com - Turismo de neg?cios e eventos move Circuito do Tri?ngulo Mineiro