Pr?mio Jovem Empreendedor


Aluna da Escola Municipal Cec?lia Meireles vence o 1? Pr?mio Jovem Empreendedor e d? uma li??o de cidadania em seu texto

Renata Cristina
Colabora??o
15/08/2006

Assista o v?deo com a estudante vencedora do Pr?mio Jovem Empreendedor, Rosyane Laiz de Oliveira Grosman, lendo um trecho da reda??o os Cem anos do 14 BIS.

Veja!

Rosyane Laiz de Oliveira Grosman ? s? sorrisos. Depois de passar pela expectativa do resultado do concurso Jovem Empreendedor, promovido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ela recebeu a not?cia que foi a grande vencedora. A jovem, de apenas 15 anos e de uma fam?lia de sete irm?os, estudante da 8? s?rie da Escola Municipal Cec?lia Meireles, no bairro Nova Era, destaca a import?ncia desses projetos para estimular a curiosidade dos alunos em v?rios ramos do conhecimento. ?Nunca imaginei que fosse me interessar por tecnologia e tive que estudar sobre isso para falar de Santos Dumont?, ressalta.

O tema do concurso foi Criatividade e Inova??o: os cem anos do 14 Bis, rendendo homenagem ao Pai da Avia??o, Alberto Santos Dumont. A partir desse contexto, os alunos tiveram que escrever uma reda??o que abordasse a hist?ria de Santos Dumont, suas inven?es, al?m de falar sobre a import?ncia da criatividade e identificar um problema e mostrar a solu??o para o mesmo. No caso de Rosyane, ela enfatizou o valor dos inventores para a evolu??o humana. ?O mundo que temos hoje s? existe gra?as ?s mentes brilhantes dessas pessoas?, afirma.

O texto da vencedora tamb?m deu destaque aos inventos de Santos Dumont e ajudou-a a conhecer um pouco da hist?ria deste brasileiro. ?Percebi que o 14 Bis foi uma cria??o muito impressionante para aquela ?poca?. Com esse estudo, Rosyane se deparou com o problema que precisava para a sua disserta??o: ?A tecnologia ? muito eficaz e pode ser usada tanto para o bem quanto para o mal. Por isso, alguns g?nios morrem de tristeza ao ver suas cria?es, como foi o caso de Dumont?, ressalta.

Como proposta, a estudante deixou uma mensagem digna de gente grande: ?Cabe ao inventor ter a consci?ncia sobre os impactos que as suas inven?es podem causar?, disse. A menina pensadora acredita que o brasileiro ? um dos povos mais criativos do mundo e, que, na situa??o das crian?as e jovens, o problema est? nos pais. ?O nosso povo tem capacidade de sonhar e construir, mas o vejo ? que muitas pessoas d?o tudo aos seus filhos e, com isso, tiram deles a vontade de sonhar?, pondera.

No total, participaram 13 alunos de escolas municipais e estaduais de Juiz de Fora. Rosyane recebeu o certificado de participa??o e a medalha de primeira colocada foi contemplada com uma bolsa de est?gio remunerado no Centro Regional de Inova??o e Transfer?ncia de Tecnologia (Critt), onde ela ter? acesso a conceitos relacionados a ci?ncia, tecnologia, inova??o, transfer?ncia de tecnologia, empreendedorismo, entre outros.

A diretora da Escola Municiapl Cec?lia Meireles, Sueli Maria de Souza Pacheco, foi uma das que incentivou os alunos na participa??o do concurso. ?O aluno que ? premiado sente-se valorizado e muda sua postura rapidamente. Passa a ver que tem potencial?, diz a diretora. Segundo ela, todos os professores da escola procuram estimular a atua??o dos estudantes em projetos para n?o concentrarem suas atividades apenas naquele ambiente.

Rosyane j? participou de um concurso de reda??o do DENATRAN e ficou em 2? lugar e conseguiu a 1? coloca??o no concurso de reda??o da Belgo Mineira. A irm? da estudante, Renata Grosman, que tamb?m estuda na Cec?lia Meireles alcan?ou a primeira coloca??o na turma do DENATRAN.

O segundo lugar do Pr?mio Empreendedor ficou com o estudante Felipe Silva Marciano, da Escola Estadual S?o Vicente de Paulo, no bairro Borboleta. O jovem de 14 anos indicou um problema inusitado em sua reda??o. ?Vi que muitas avi?es caem por causa de urubus que batem nas turbinas?, revela. Felipe tamb?m se interessou pelo concurso na escola e confesa que decidiu em participar s? pelo tema. ?Adoro avia??o, por isso foi muito bom participar. Todos est?o felizes com a minha coloca??o?.

A diretora da da Escola Estadual S?o Vicente de Paulo, Ana Crsitina Aroeira, comemora o resultado e diz que ? necess?rio o investimento de empresas no aprendizado dos alunos. ?? preciso abrir o horizonte dessas crian?as e nada melhor do que um est?mulo como esse?, destaca.