Nova coluna do Portal ACESSA.com ensina exercícios de pilates

Por

Wilma Montes 18/10/2011

Para começar, vamos alongar?

É com grande satisfação que, neste mês, iniciaremos uma série de matérias a respeito do método pilates. Nossa finalidade não será apenas esclarecer sobre o que é o pilates, quais os seus benefícios, etc. Mas, principalmente, orientar atitudes práticas e simples que poderão mudar sua vida, dando mais disposição e melhorando até o seu humor, entre outros.

Sem flexibilidade, é difícil realizar atividades cotidianas como calçar um sapato ou pentear o cabelo. E com pouca força, muitas vezes subir uma escada, varrer uma casa ou caminhar cem metros se transformam em uma maratona.

O que muitas pessoas não sabem é que existem exercícios que, com um pouco de força de vontade e disciplina, darão à sua vida mais prazer e qualidade. Alongamentos e movimentos que podem ser realizados na sua casa e que te ajudarão a ter mais flexibilidade e força para as suas atividades de vida diária.

Lembramos que o ideal sempre é buscar ajuda de um profissional qualificado para fazer um plano de exercícios direcionado para sua necessidade individual, pois cada ser é único. Além disso, no pilates a precisão dos movimentos é de fundamental importância, apenas os olhos de um professor experiente podem ver onde você está errando e fazer os ajustes posturais necessários.

Então, aconselhamos aqueles que sentirem dificuldades nos exercícios que serão propostos aqui, dor ou qualquer desconforto, a não realizarem os movimentos sem o acompanhamento de um instrutor de pilates.

Nos próximos artigos, teremos o cuidado de ensinar apenas exercícios solo de nível básico, que são aqueles que não necessitam dos aparelhos em madeira e com molas de aço que compõe um estúdio de pilates. Esses exercícios foram os primeiros a serem desenvolvidos por Joseph Pilates, o criador do método. Eles são praticados por pessoas comuns de todo o mundo.

Mas antes de aprender os exercícios do método em questão iremos começar com alguns alongamentos e, a cada artigo, iremos progredindo. Esses alongamentos podem ser realizados todos os dias. São feitos antes e/ou depois dos exercícios, inclusive antes e/ou depois de caminhadas, atividades como arrumar a casa, lavar a cozinha, etc. Não é necessário fazer movimentos de vai-e-vem, apenas mantenha-se parado em cada posição durante 20 a 30 segundos. Não é correto ficar "quicando na postura", como se estivesse tentando alongar mais. Apenas puxe até sentir esticar toda musculatura a ser alongada, dentro do seu limite de movimento, sem sentir dor. Lembre-se, qualquer atividade física deve ser realizada no mínimo duas vezes por semana para gerar bons resultados. Os alongamentos são bilaterais, ou seja, é preciso alongar até 30 segundos de cada lado (direito e esquerdo).

Seguindo essas dicas, desejamos acrescentar saúde para você e sua família. Aguardamos contato para responder dúvidas ou para receber sugestões. Um grande abraço e muito obrigada!


Wilma Rodrigues Montes
é fisioterapeuta, especializada em Pilates e RPG Philippe Souchard.