"Funiculi, funicul?..." Lasanha

Uma op??o para a tradicional macarronada de domingo



Deborah Moratori
14/02/03

O costume de se comer lasanhas, como todas as outras massas que o brasileiro aprecia, foi assimilado dos imigrantes italianos.

A lasanha ? um prato constitu?do de tiras largas e retangulares de massa salgada, sempre em camadas e que comporta diferentes recheios. A massa leva farinha de trigo, branca ou integral, ?gua ou ovos. Conv?m que as tiras da massa tenham espessura fina e apresentem entre 2 e 5 cent?metros de largura e 10 a 15 cent?metros de comprimento.

Para quem prefere fazer a massa em casa, o S? Sabor selecionou uma receita especial. Clique aqui para aprender a receita da massa de lasanha.

As lasanhas podem ser frescas, isto ?, de elabora??o caseira ou artesanal, ou secas, de produ??o industrial. A diferen?a influi nos tempos de cozimento. Com massa fresca, que repousou antes do cozimento, a vantagem ? o preparo mais r?pido.

Bom, bonito e barato

Um prato pr?tico, barato e de f?cil preparo, al?m de n?o exigir acompanhamento, a lasanha ? uma ?tima op??o para quem n?o pode gastar muito tempo na cozinha. Uma boa dica para essas pessoas ou para quem n?o quer cozinhar num belo dia de domingo ? preparar uma lasanha com anteced?ncia e congel?-la.

Para congelar, monte a sua lasanha num recipiente apropriado, que pode ser num refrat?rio ou embalagem de alum?nio. Feche muito bem a embalagem ou cubra o refrat?rio com papel alum?nio ou filme pl?stico. Grude uma etiqueta identificando o produto, com nome e a data do preparo. Leve a embalagem ao freezer e espere congelar.

Para descongelar, o procedimento mais correto ? retirar a lasanha um dia antes do preparo e colocar na geladeira, para que se descongele naturalmente. Ap?s este procedimento, leve a lasanha ao forno pr?-aquecido para assar.

Para todos os gostos
A receita mais popular no Brasil ? a Lasanha ? bolonhesa que tem como ingredientes presunto cozido, molho de tomate e molho branco, fatias de mozzarella, al?m do molho de carne mo?da. A Lasanha aos quatro queijos tamb?m ? bastante tradicional.

Recheios mais elaborados tamb?m acompanham muito bem a massa. A Lasanha de bacalhau e a Lasanha de camar?o s?o prova disso. A massa combina ainda com diversos legumes.




A Lasanha de legumes light e a Lasanha de verduras com creme de espinafre s?o receitas gostosas e leves. Ideais para quem n?o quer abusar das calorias.

Receitas que substituem a mozzarella pelo queijo tipo ricota tamb?m s?o mais light sem perder o sabor. A Lasanha de ricota e nozes e a Lasanha de ricota com espinafre s?o duas boas pedidas.

Existem algumas receitas que abusam da criatividade para substituir a massa tradicional.

Na receita da Lasanha falsa ? a abobrinha que faz as vezes da massa que ? substitu?da pela berinjela na Lasanha de berinjela com peixe.

Outra op??o ? substituir a massa de lasanha por massa de p?o. Confira as receitas de Lasanha de p?o s?rio e Lasanha de p?o de forma.

E para a sobremesa que tal uma receita doce de Lasanha com damasco e jabuticaba?

Nos restaurantes
Confira alguns restaurantes de Juiz de Fora que servem o prato.

Acesse as receitas! Basta clicar nos nomes dos pratos.
Clique aqui e cadastre suas receitas no S? Sabor.