Segunda-feira, 10 de abril de 2017, atualizada às 14h

Confira a programação da Semana Santa em Tiradentes

Da redação

A Prefeitura de Tiradentes divulgou a programação completa para as festividades da Semana Santa, considerada uma das épocas mais ricas culturalmente da cidade, envolvendo a comunidade em celebrações religiosas, ornamentações ou executando obras centenária na Orquestra e Banda Ramalho.

As celebrações começaram no último sábado, dia 8 de abril, com a cerimônia do Oficio de Trevas, e seguem até o domingo de páscoa, 16. Algumas cerimônias são bem tradicionais e chamam bastante atenção no quesito tradição, como a procissão e encenação da prisão de Jesus, realizada na terça, 11.

Na sexta-feira, 14, acontece o Sermão do Descendimento da Cruz, Canto da Verônica, e Procissão do Enterro. Neste dia dezenas de pessoas se vestem a caráter e representam personagens bíblicos. Na madrugada de sábado para domingo são confeccionados os tapetes de rua de serragem e pigmentos, feitos pela comunidade local, portanto aberto à participação de todos. Confira a programação completa.

Programação
Dia Evento
10/04
Segunda-feira
Santa Missa às 19:00 na Matriz, após procissão com a Imagem do Senhor Jesus, que caminha para o Horto com seus apóstolos (figurantes da Semana Santa). Trajeto: saindo da Igreja Matriz de Santo Antônio, descendo pela Rua da Câmara, Rua Direita, Rua Resende Costa, Largo das Forras, Rua Sílvio Vasconcelos, Igreja de Nossa Senhora das Mercês, onde acontecerá o Sermão de Jesus no Horto das Oliveiras e a benção final.
11/04
Terça-feira
Santa Missa às 19:00 na igreja das Mercês, após a Missa, saída da procissão da Igreja de Nossa Senhora das Mercês. Trajeto: R. Silvio Vasconcelos, R. Largo das Forras, R. Resende Costa, Rua Padre Toledo, parando no Largo do Rosário para o Sermão e a Encenação da Prisão de Jesus, continua a procissão passando pela Rua da Câmara, terminando na Igreja Matriz com a Bênção Final e em seguida Confissões.
12/04
Quarta-feira
Ás 19:00: Via sacra Encenada e confissão auricular (individual).
13/04
Quinta-feira
Às 09:30, Celebração da Missa do Santo Crisma, na Igreja Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em São João Del Rei. Celebração presidida por Sua Exc.ª. Revmª. D. Célio de Oliveira Goulart, juntamente com todo o clero diocesano.

Às 19:00: na Igreja Matriz de Santo Antônio, MISSA DA INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA, rememorando o momento da Celebração da Santa Ceia do Senhor Jesus, com seus discípulos ( Responsável: Grupo de jovens Coração Misericordioso de Jesus – Com Jesus) momento no qual, o Senhor, humildemente, LAVA OS PÉS DE SEUS DISCÍPULOS. Em seguida, haverá o Solene Translado com a Sagrada Eucaristia, e se inicia a Adoração ao Santíssimo Sacramento.
14/04
Sexta-feira
Dia de silêncio, jejum e abstinência de carne. Momento de profunda contrição e reflexão do sofrimento do Senhor Jesus que sofre sua paixão redentora.

07:00: Reinicia a Adoração à SSma. Eucaristia, seguindo até às 15:00;

15:00: Solene e piedosa Ação Litúrgica da Adoração da Cruz, momento no qual se oscula o Senhor Morto e se adora a Santa Cruz do Senhor.

20:00: no adro da Igreja Matriz de Santo Antônio, Sermão do Descendimento da Cruz; Canto da Verônica, Procissão do Enterro, ósculo(beijo) e veneração do Senhor Morto.
15/04
Sábado de Aleluia
Dia solene de Festa, o Senhor ressuscitou! Aleluia!

Às 19:00: Celebração da Missa Solene na Matriz, com a Benção do Fogo, Proclamação do anúncio Pascal, Liturgia da Palavra, renovação das promessas do Batismo e liturgia eucarística.
16/04
Domingo de Páscoa
Às 07:30: Piedosa e Solene Procissão com o Corpo do Senhor, a Hóstia Consagrada, percorrendo a Rua Padre Toledo, Largo do sol, Rua Direita, Largo do Ó, Rua Jogo de Bola, Rua da Câmara, e encerrando na Igreja Matriz, com a Santa Missa solene e Bênção do Santíssimo.

Com informações da Assessoria de Imprensa.

ACESSA.com - Confira a programa??o da Semana Santa em Tiradentes