Quinta-feira, 13 de julho de 2017, atualizada às 16h51

15º Festival Vale do Café realiza concertos nas fazendas na região Sul Fluminense

Da redação

Marcado para acontecer entre os dias 21 e 30 de julho, o Festival Vale do Café promove tradicionalmente concertos nas fazendas históricas, que esse ano aproveitam o 15º ano de evento para propor uma experiência memorável. A música, o cenário, os aromas e a gastronomia das fazendas estarão alinhados ao histórico e proposta de cada estabelecimento, que convidam a uma visita com envolvimento aos costumes da região e ao período em que foram construídas.

Os municípios do Vale do Café ficam, entre 80 km e 120 km, de Juiz de Fora, possibilitando um "bate e volta" ou pernoite em algum dos hotéis da região.

Com destaque, o evento conta com nove integrantes do grupo Vale do Café Rio, em sua maioria certificados com o selo Tour da Experiência, que percebem a importância de aproveitar a ocasião para somar à apresentação, caprichando na ambientação e cardápio.

O Festival tem início em Rio das Flores, na Fazenda União, que recebe no dia 21, sexta-feira, às 11h, a cantora lírica Angelica de la Riva. A Fazenda engrandece a recepção aos convidados inaugurando a escultura, em tamanho real, do mais célebre morador da cidade, Santos Dumont, que há exatos 140 anos foi batizado na localidade.  Após o recital, a homenagem continua com brunch assinado pela chef e historiadora Ana Roldão, que faz versões de alguns dos pratos preferidos do aviador.

No mesmo dia, às 16h, a Fazenda do Paraízo, também em Rio das Flores, recebe o gaitista José Staneck e o pianista Itamar Assiere. Conhecida como a mais autêntica de toda região, a fazenda irá abrir, antes do concerto, as principais salas do térreo aos visitantes.

No sábado, dia 22, Fazenda Alliança, em Barra do Piraí, sedia, às 11h, apresentação do músico Turíbio Santos, um dos mais conceituados violonistas da atualidade. Sendo uma das poucas da região com cultivo de orgânicos certificados, que também abrange uma produção de búfalas, os presentes poderão experimentar os aperitivos 100% orgânicos servido na fazenda, com ingredientes da horta, pomar e alguns laticínios da fazenda.

Ainda no sábado, às 16h, a Fazenda Vista Alegre, em Valença, faz dupla celebração com a presença da cantora Carol Mac Davit. Juntas, as duas completam 15 anos de participação no Festival, encantando os ouvidos, no caso da solista, e o olhar, no caso da fazenda, famosa por ilustrar, como locação, inúmeros filmes e novelas. Oferecendo ainda novos estímulos ao olhar, a Vista Alegre convida o artista Zirley Ávila, de Valença, para uma exposição de quadros com obras retratando a região.

No dia seguinte, às 11h, no município de Paulo de Frontin, é a vez da Fazenda das Palmas recepcionar os músicos violoncelistas Paulo e Ricardo, formando o Duo Santoro, que irá executar clássicos da música instrumental brasileira. Após o show, o público poderá conhecer e degustar as cachaças do alambique, além de experimentar iguarias de produção própria, com pães, bolos e doces saídos diretamente da padaria da fazenda.

Um pouco mais tarde, às 16h, em Vassouras, a Fazenda São Roque recebe o violonista Hugo Pilger, que convida o músico Turíbio Santos para uma apresentação conjunta. Inaugurada ano passado, a São Roque é um exemplo de construção que foi resguardada do arruinamento, através de completa restauração e adequação do local para visitação e realização de eventos.

Na semana seguinte, fechando a programação do Festival, dia 30 de julho, domingo, a Fazenda Ponte Alta, em Barra do Piraí, será palco para a apresentação do músico Marcelo Caldi, às 16h. O músico apresenta repertório de choro executado na sanfona, tendo como cenário a fazenda de estilo rústico e única da região que preserva a formação de quadrilátero dos tempos do café. Recebidos e guiados pelo administrador, que interpreta o Barão de Mambucaba, os visitantes serão apresentados ao casarão-museu, aprendendo ainda mais sobre os costumes e provar dos doces e salgados com autêntico sabor do Vale.

Vassouras

Esse ano o município de Vassouras sedia a programação paralela oficial do evento, totalmente gratuita, com atrações musicais, artísticas e infantis durante todo o período do festival, realizadas em sua maioria no centro histórico da cidade. Organizado pela sociedade civil Abrace Vassouras, também integram a programação quatro orquestras infanto-juvenis, que tem como diferencial o fato de terem surgido e serem financiadas por projetos sociais.

Programação:

21/07, sexta-feira

11h
Fazenda União
Angelica de La Riva - Momentos Ibero-americanos
Município: Rio das Flores

16h
Fazenda do Paraizo Duo Staneck e Assiere - Tom e Villa
Exposição da Florart Artesanato
Município: Rio das Flores

22/07, sábado

11h
Fazenda Alliança
Turibio Santos e as jóias do Choro
Município: Barra do Piraí

16h
Fazenda Vista Alegre
Carol Mac Davit - 15 anos de Vale
Exposição do artista plástico Zirley Ávila
Município: Valença

23/07, domingo

11h
Fazenda das Palmas
Duo Santoro - Lançamento do CD Paisagens Cariocas Engenheiro
Município: Paulo de Frontin

16h
Fazenda São Roque
Hugo Pilger - Conexão Bach/Brasil - apresentação de Turibio Santos
Município: Vassouras

30/07, domingo

16h
Fazenda Ponte Alta
Marcelo Caldi - Tem sanfona no choro
Município: Barra do Piraí

ACESSA.com - 15? Festival Vale do Caf? realiza concertos nas fazendas na regi?o Sul Fluminens