Tango atrai turistas para Buenos Aires Gustavo Burla e T?scia Souza reservaram no Brasil os convites para o show de tango. O casal se rendeu tamb?m ao charme dos tradicionais caf?s


Daniele Gruppi
Rep?rter
18/07/2008

Buenos Aires foi o destino escolhido pelos jornalistas T?scia Souza e Gustavo Burla. O casal passeou por cinco dias pela capital argentina e se encantou pela bela arquitetura de influ?ncia francesa da cidade, pelos tradicionais caf?s, parques e pra?as. Eles se deslumbraram tamb?m com as apresenta?es de tango.

T?scia e Burla conheceram os principais pontos tur?sticos da capital argentina. Foram ao Recoleta, bairro de ruas arborizadas, onde as principais atra?es s?o os caf?s e restaurantes, antiqu?rios, um complexo cultural e o Cemit?rio da Recoleta.

Como n?o poderia ser diferente, visitaram o Museu de Arte Latino-americana, o Jardim Japon?s e a Casa Rosada, sede da Presid?ncia da Rep?blica, em cuja sacada foram feitos os mais importantes pronunciamentos da hist?ria argentina. De l? ? poss?vel ver o Obelisco na Avenida 09 de julho, um dos s?mbolos de Buenos Aires, constru?do em 1936.

Segundo T?scia, outra parada obrigat?ria ? no Caf? Tortoni, que fica na Avenida de Mayo. Ela destacou como imperd?vel o passeio ao Carminito. "Trata-se de uma rua do bairro La Boca, com v?rias casas coloridas, que eram os corti?os. Os artistas e tangueiros movimentam o local. ? uma refer?ncia para os turistas".

Buenos Aires ? uma das cidades da Argentina com maior concentra??o de livrarias. Para a jornalista, a Ateneo ? a livraria mais bonita que j? viu. "Ela foi constru?da no teatro. No lugar da plat?ia h? os livros e no palco, h? um caf?", explica.

Foto da manifesta??o Foto da manifesta??o Foto de manifesta??o

T?scia lamenta por n?o ter ido ? feira de San Telmo. "? uma feira de antig?idades que acontece aos domingos e n?o tivemos como ir. Acho que poder?amos ter ficado mais tempo em Buenos Aires. Uma semana ? o tempo ideal para a viagem".

O casal assistiu a uma apresenta??o de tango. "O estilo de dan?a ? muito explorado para o turismo. Reservamos no Brasil os convites. O show inclui jantar. L? tem tamb?m as milongas, onde as pessoas v?o para dan?ar".

Eles presenciaram uma manifesta??o contra o aumento de impostos sobre a exporta??o de gr?os. "A Avenida 09 de julho estava cheia, as pessoas faziam panela?os. Misturamo-nos com os protestantes s? para observar. Os argentinos s?o muito engajados politicamente. De repente, eles pararam com o barulho e cantaram o hino do pa?s", conta.

Foto da manifesta??o Foto da manifesta??o Foto de manifesta??o

A jornalista diz que n?o teve dificuldade de comunica??o. "?s vezes a gente escuta falar mal dos argentinos, principalmente, pela rivalidade no futebol, mas eles s?o acess?veis.Tentava falar espanhol. Eles n?o se esfor?avam para falar o portugu?s, mas nos entend?amos", afirma T?scia.

A desvaloriza??o da moeda argentina foi um dos atrativos para a escolha do casal pelo roteiro. "Est? vantajoso viajar para a Argentina. A viagem saiu relativamente barata, mais at? do que se tiv?ssemos preferido, por exemplo, viajar para o nordeste brasileiro". Eles foram em mar?o, ?poca em que o clima est? mais ameno. Julho ? o m?s mais frio. Apesar das geadas n?o serem comuns, ? preciso caprichar nos agasalhos.