Quarta-feira, 27 de julho de 2011, atualizada às 15h

Empresa de ônibus interestadual poderá realizar desembarque de passageiros na Independência

Victor Machado
*Colaboração
Parada de ônibus interurbano

Os usuários da linha de ônibus que vem do Rio de Janeiro para Juiz de Fora, da empresa Útil, poderão desembarcar na avenida Independência, nº 3.600, próximo ao viaduto, na altura do bairro Cascatinha.

A empresa afirma que utiliza o local como um ponto de parada para lanche, e que está em fase de testes para a implantação do desembarque no local. Segundo ela, é preciso ver o impacto no trânsito e entre os usuários, e ainda não há definição dos horários nos quais serão permitidos os desembarque.

A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) informa que as paradas de ônibus na cidade são regulamentadas pelo decreto 9.949, de 11 de agosto de 2009. A viagem entre Rio de Janeiro e Juiz de Fora entra na categoria de linhas estaduais de médias distâncias, entre 80 e 200 km, e tem o desembarque permitido no período entre 20h e 7h, na avenida Independência nº 2.340 e na avenida Deusdedit Salgado, próximo ao Posto Policial.

Usuários

Segundo um dos líderes da comissão de usuários da linha, Paulo Moraes, a mudança beneficiará, principalmente, aquelas pessoas que trabalham ou estudam no Rio de Janeiro, mas moram em Juiz de Fora. "Temos uma lista de mais de 200 nomes de pessoas nesta situação. Essa é uma reivindicação antiga dos usuários, já que ir até a rodoviária deixa a viagem até uma hora mais longa."

Ele afirma, ainda, que o horário de sexta-feira, até as 23h, é muito movimentado e que mais da metade dos usuários da linha ficam na região ou no Centro. Moraes comenta que existe a reivindicação dos usuários para que seja criado um terminal de embarque na região. "Acreditamos que é possível fazer um terminal para atender a esses usuários. Seria um benefício para essas pessoas que, apesar de trabalharem no Rio de Janeiro, moram em Juiz de Fora."

*Victor Machado é estudante do 7º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Thaísa Hosken