• Assinantes
  • Turismo

    Mananciais e dinossauros marcam o Águas do CerradoMaior fóssil de dinossauro do Brasil foi encontrado na cidade de Prata. Circuito turístico é composto por sete cidades que ficam na divisa com o Estado de Goiás

    Clecius Campos
    Repórter
    3/9/2010

    Localizado no Triângulo Mineiro, o Circuito Turístico Águas do Cerrado é formado por cidades que fazem divisa com o Centro-Oeste brasileiro. A sede da associação que mantém o circuito fica na cidade de Araporã, a três quilômetros de Itumbiara, porta de entrada para o Estado de Goiás. Por essa razão, o cerrado é a principal vegetação dos sete municípios que compõem o roteiro: Araporã, Canápolis, Capinópolis, Cachoeira Dourada de Minas, Ituiutaba, Prata e Santa Vitória.

    Outra característica comum a todas as cidades é a presença do Rio Paranaíba, que corta os municípios. "Essa é a razão do nome Águas do Cerrado. Temos uma vegetação rica, com grande variedade de plantas e um rio que marca a região, possibilitando cachoeiras, mananciais de águas quentes e a pesca esportiva", descreve o presidente do circuito, André Donizete Martins.

    Mas nem só de águas e cerrado vive o circuito. A cidade de Prata orgulha-se por ser o local onde foram encontrados fósseis do maior dinossauro do Brasil, o Maxakalisaurus topai. Os restos do animal, que viveu há mais de 80 milhões de anos, foram localizados na região da Serra da Boa Vista, que fica a 40 quilômetros da cidade. No município há uma réplica do titanossauro, com cerca de 13 metros de altura, idêntica a que fica exposta no Museu Nacional no Rio de Janeiro.

    Pesca esportiva nos mananciais

    O turismo nas cidades ainda está sendo desenvolvido, mas algumas delas já possuem produtos formatados. Araporã explora a pesca esportiva no lago localizado na Usina de Furnas, em Itumbiara. As águas do Rio Paranaíba permitem a pesca e até a natação em ranchos abertos ao público. O Centro de Lazer Antônio Rabelo, administrado pela Prefeitura da cidade, tem cinco nascentes d'águas e conta com piscinas, que começarão a funcionar no início de outubro. "Temos ainda uma bela cachoeira."

    Duas pontes que unem Minas Gerais a Goiás também são marcos de Araporã. Elas foram construídas pelos presidentes Juscelino Kubstchek e Afonso Pena. A intervenção dos políticos na cidade é tão expressiva que, em novembro, o município inaugurará o Museu dos Presidentes. "JK construiu a BR-151, que nos liga ao Estado de Goiás e à Brasília. É o nosso portal de entrada. Afonso Pena dá nome à ponte de ferro, uma das mais antigas da região, com cem anos de existência."

    Cachoeira Rio Piedade Rio Parnaíba
    Águas quentes e banda de música

    As águas também são o principal atrativo da cidade de Cachoeira Dourada de Minas. O município conta com um hotel, onde há mananciais de águas salgadas e quentes, na temperatura de 39º C. "São dez gramas de sais por litro d'água. O destino tem atraído turistas da terceira idade, interessados na tranquilidade." Uma praia artificial, criada por meio de uma cachoeira, desaguada pelo Rio Parnaíba, também é atração. Os carnavais fora de época fazem a alegria dos jovens.

    Capinópolis tem fama de ser uma cidade festiva. A banda do município é conhecida por animar festas tradicionais em toda a região. O grupo de músicos tem mais de 60 anos de existência e se apresenta nas praças da cidade. "Os turistas procuram o destino só para conhecer a Banda de Capinópolis. É um atrativo diferente." Em Canápolis, a festa do peão, a exposição agropecuária, o Carnaval e o Réveillon agitam a cidade. A capital do abacaxi é conhecida também por sua Casa de Cultura, onde ocorrem espetáculos musicais.

    Juninão e Centralina

    Igreja em Santa VitóriaItuiutaba atrai turistas com o Juninão, a festa junina mais conhecida da região. "A cidade organiza uma exposição agropecuária e tem um Carnaval famoso. Mas o melhor evento é a Cavalgada do Tijuco." O turismo rural é aliado ao roteiro de aventura. A cidade mais tranquila do roteiro é Santa Vitória. O local é ideal para passeios em hotéis fazenda.

    A cidade de Centralina será a oitava a ingressar no circuito. O destino é forte também na exploração da pesca esportiva, devido à existência de diversos ranchos.

    Os textos são revisados por Thaísa Hosken

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.