Mananciais e dinossauros marcam o Águas do CerradoMaior fóssil de dinossauro do Brasil foi encontrado na cidade de Prata. Circuito turístico é composto por sete cidades que ficam na divisa com o Estado de Goiás
Repórter
3/9/2010

Veja também:
Localizado no Triângulo Mineiro, o Circuito Turístico Águas do Cerrado é formado por cidades que fazem divisa com o Centro-Oeste brasileiro. A sede da associação que mantém o circuito fica na cidade de Araporã, a três quilômetros de Itumbiara, porta de entrada para o Estado de Goiás. Por essa razão, o cerrado é a principal vegetação dos sete municípios que compõem o roteiro: Araporã, Canápolis, Capinópolis, Cachoeira Dourada de Minas, Ituiutaba, Prata e Santa Vitória.
Outra característica comum a todas as cidades é a presença do Rio Paranaíba, que corta os municípios. "Essa é a razão do nome Águas do Cerrado. Temos uma vegetação rica, com grande variedade de plantas e um rio que marca a região, possibilitando cachoeiras, mananciais de águas quentes e a pesca esportiva", descreve o presidente do circuito, André Donizete Martins.
Mas nem só de águas e cerrado vive o circuito. A cidade de Prata orgulha-se por ser o local onde foram encontrados fósseis do maior dinossauro do Brasil, o Maxakalisaurus topai. Os restos do animal, que viveu há mais de 80 milhões de anos, foram localizados na região da Serra da Boa Vista, que fica a 40 quilômetros da cidade. No município há uma réplica do titanossauro, com cerca de 13 metros de altura, idêntica a que fica exposta no Museu Nacional no Rio de Janeiro.
Pesca esportiva nos mananciais
O turismo nas cidades ainda está sendo desenvolvido, mas algumas delas já possuem produtos formatados. Araporã explora a pesca esportiva no lago localizado na Usina de Furnas, em Itumbiara. As águas do Rio Paranaíba permitem a pesca e até a natação em ranchos abertos ao público. O Centro de Lazer Antônio Rabelo, administrado pela Prefeitura da cidade, tem cinco nascentes d'águas e conta com piscinas, que começarão a funcionar no início de outubro. "Temos ainda uma bela cachoeira."
Duas pontes que unem Minas Gerais a Goiás também são marcos de Araporã. Elas foram construídas pelos presidentes Juscelino Kubstchek e Afonso Pena. A intervenção dos políticos na cidade é tão expressiva que, em novembro, o município inaugurará o Museu dos Presidentes. "JK construiu a BR-151, que nos liga ao Estado de Goiás e à Brasília. É o nosso portal de entrada. Afonso Pena dá nome à ponte de ferro, uma das mais antigas da região, com cem anos de existência."


Águas quentes e banda de música
- Trem Maria Fumaça terá horários extras no feriado da Semana Santa
- Governo de Minas lança nova edição do Calendário de Eventos Turísticos
- Visto de turista para norte-americanos será emitido em até três dias
As águas também são o principal atrativo da cidade de Cachoeira Dourada de Minas. O município conta com um hotel, onde há mananciais de águas salgadas e quentes, na temperatura de 39º C. "São dez gramas de sais por litro d'água. O destino tem atraído turistas da terceira idade, interessados na tranquilidade." Uma praia artificial, criada por meio de uma cachoeira, desaguada pelo Rio Parnaíba, também é atração. Os carnavais fora de época fazem a alegria dos jovens.
Capinópolis tem fama de ser uma cidade festiva. A banda do município é conhecida por animar festas tradicionais em toda a região. O grupo de músicos tem mais de 60 anos de existência e se apresenta nas praças da cidade. "Os turistas procuram o destino só para conhecer a Banda de Capinópolis. É um atrativo diferente." Em Canápolis, a festa do peão, a exposição agropecuária, o Carnaval e o Réveillon agitam a cidade. A capital do abacaxi é conhecida também por sua Casa de Cultura, onde ocorrem espetáculos musicais.
Juninão e Centralina
Ituiutaba atrai turistas com o Juninão, a festa junina mais conhecida da região. "A cidade organiza uma exposição agropecuária e tem um Carnaval famoso. Mas o melhor evento é a Cavalgada do Tijuco." O turismo rural é aliado ao roteiro de aventura. A cidade mais tranquila do roteiro é Santa Vitória. O local é ideal para passeios em hotéis fazenda.
A cidade de Centralina será a oitava a ingressar no circuito. O destino é forte também na exploração da pesca esportiva, devido à existência de diversos ranchos.
Os textos são revisados por Thaísa Hosken
Envie Sua Notícia
Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp
+55 32 99915-7720
Comentários
Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.
- 01/12/2010 » Entrevistas para emissão de passaporte são agendadas para janeiro
- 29/10/2010 » Municípios unem-se para comemorar 150 anos da Estrada União Indústria
- 29/09/2010 » Jovem viaja de Muriaé a Jericoacoara, pegando caronas
- 27/09/2010 » Em busca de vestígios da Estrada Real em Barbacena
- 22/09/2010 » Projeto de turismo mostra aos juizforanos uma cidade que muitos desconhecem
- 02/09/2010 » Fluxo de veículos no feriado deve aumentar 60% nas rodovias
- 07/08/2010 » De Foz do Iguaçu a Buenos Aires de bicicleta em 19 dias
- 28/07/2010 » Começa procura por viagens de réveillon e carnaval
- 15/07/2010 » Margens dos rios Piranga e Xopotó são atrações durante o 13º Bike Cana
- 09/07/2010 » Os diversos destinos da África do Sul
- Leia mais matérias em arquivo...