Comer durante a noite engorda mais? Conhe?a os mitos e as verdades desse assunto e anote as dicas de alimenta??o noturna da nutricionista Clorisana Abreu

Fernanda Leonel
Rep?rter
12/06/2006
A nutricionista Clorisana Abreu ensina uma vitamina simples que faz com que voc? se sinta saciada e n?o ataque a geladeira durante a noite. Clique e assista ao v?deo!


De olho na balan?a! Seja para emagrecer, engordar ou para manter o peso. Mas sempre de olho na balan?a. No meio dessa guerra com os ponteiros, mitos foram criados e verdades cient?ficas divulgadas. E na linha do mito e da verdade, a d?vida entre engordar ou n?o engordar durante noite ? uma das quest?es mais discutidas.

Comer ? noite pode engordar mais sim! Mas ? preciso estar atento ? essa frase para n?o fazer dela uma verdade mal pensada. Como destaca a nutricinista Clorisana Abreu (foto), "a noite em nutri??o ? conseq??ncia do dia que se teve", logo, n?o adianta s? pensar no momento noturno, mais prop?cio ao ac?mulo de gorduras, para ficar de bem com o seu corpo.

As pessoas tendem a ganhar mais peso durante ? noite porque n?o se lembram ou n?o sabem de um detalhe muito importante: nesse per?odo o nosso corpo sofre uma redu??o metab?lica, que faz com que o gasto de energia fique mais lento.

Como j? se sabe, o ac?mulo de gordura no corpo ? o resultado das calorias que voc? ingere menos as calorias que voc? gasta. O que sobrar dessa conta, ou seja,o que n?o for "colocado para fora" do seu organismo ao fim do dia, vai se transformar em tecido adiposo.

Se voc? gasta menos calorias durante ? noite, deve entender que ? preciso ingerir menos alimento tamb?m, para que seu saldo cal?rico ao final do dia n?o seja muito grande. Comendo antes de dormir, pensando que seu organismo est? em ritmo de dia, as chances da sua conta de "ingest?o menos consumo" dar um resultado positivo s?o muito maiores.

Segundo a nutricionista, nosso organismo trabalha em um ciclo metab?lico que depende da luz do sol. Isso acontece porque nossa ?ris, ao reconhecer no ambiente externo a aus?ncia da luz, manda um "recado" para o nosso organismo avisando que est? na hora de liberar alguns horm?nios, entre eles a melatonina.

A melatonina, de forma simplificada, serve para fazer com que nosso corpo entenda que est? chegando a noite e que a hora do corpo parar e descansar est? perto. E para que o corpo entre nesse estado de relaxamento, o metabolismo sofre uma baixa.

Somada ? diminui??o do metabolismo que faz com que o corpo tenha mais dificuldade de gastar energia, est? a nossa pr?pria dificuldade de gastar tamb?m. ? o per?odo da noite que culturalmente falando, ficamos mais quietos.

Chegamos do servi?o cansados e queremos ver TV, chegamos da escola e vamos sentar para ler alguma coisa, sentamos no sof? da sala para conversar com a fam?lia. Atividades que possuem gastos de energia muito pequenos e que s?o completados pela necessidade do sono, atividade que n?o gasta mais que 65 calorias por hora.

E se o gasto ? pouco...O consumo...

Quando se fala em facilidade para ganhar peso durante ? noite, h? ainda que se considerar o outro lado da hist?ria: o crescente aumento da ingest?o de alimentos nesse hor?rio.

Cada dia mais as pessoas jantam mais tarde, comem mais condimentos, balanceiam menos a sua alimenta??o, isso para citar apenas alguns exemplos. Cada um desses novos h?bitos, e na maioria das vezes, todos somados, s? aumentam a ingest?o de calorias.

Homens e mulheres trabalham cada dia mais e mais horas por dia. O resultado disso tudo s?o pessoas que chegam nervosas e ansiosas - cada uma ? sua propor??o - em casa ? noite, e que v?o buscar nos alimentos um consolo, uma v?lvula de escape, e acabam comendo mais.

Outro fator muito importante que tem levado as pessoas a comer mais durante a noite est? no fato de que, na correria do dia-a-dia, elas acabam pulando algumas refei?es ou se alimentando de forma inadequada, s? quando est?o com fome.

Essa "confus?o" no rel?gio alimentar, acaba fazendo com que a curva glic?mica da pessoa fique muito variada e que ela sempre tenha a sensa??o de estar com mais fome do que poderia estar caso se alimentasse mais vezes ao dia, em menores quantidades.

Como e o que comer?
Para Clorisana, ? importante que a pessoa tenha consci?ncia de que est? gastando menos energia e que por esse motivo, deve equilibrar suas ingest?es. Com todos os fatores citados, que fazem com que nosso organismo pe?a ou sinta mais fome durante a noite, esse desafio pode ser ainda maior.

As refei?es devem ser mais leves e menos cal?ricas. Alimentos pesados, al?m de encontrarem maior dificuldade de digest?o, podem prejudicar uma noite de sono bem dormida, que ali?s, faz toda a diferen?a para quem quer manter o peso.

A nutricionista diz que entre 5h e 8h nosso organsimo libera cortisol, que provoca uma sensa??o de saciedade no organismo. Logo, pessoas que acordam cedo demais ou t?m o sono "picado" durante a noite, podem sentir mais fome e desequilibrar toda a sua ingest?o cal?rica do dia.

O que n?o comer

A dica ? tomar cuidado com os carboidratos. Isso n?o quer dizer que voc? n?o possa comer cairboidrato durante a noite, e sim, que isso deve ser feito de forma moderada.

Onde encontramos carboidratos: em p?es, macarr?o, arroz, batata, biscoitos, bolo, farinhas. Caso isso seja realmente inevit?vel, o carboidrato deve ser ingeriado em sua f?rmula complexa, ou seja, somado ? fibras.
Onde encontramos carboidratos complexos: na aveia, linha?a e p?es integrais.

Outro componente que deve ser evitado s?o as gorduras encontradas principalmente em alimentos fritos e nos condimentos e molhos. Ent?o, nada de coxinhas ou maionese durante a noite.

O que comer

A dica da nutricionista ? aproveitar o frio e entrar de vez nas sopas e caldos, que s?o nutritivas e nem t?o cal?ricas. Sandu?ches naturais, saladas e mingau de aveia tamb?m s?o uma boa pedida.