Circuito das Grutas aposta em cavernas e atrativos culturaisTrês importantes grutas são os chamarizes para as sete cidades que exploram o turismo na região cárstica de Lagoa Santa

Clecius Campos
Subeditor
6/1/2012
Foto da Gruta do Maquiné

Três importantes grutas são os chamarizes para sete cidades mineiras que exploram o turismo na região cárstica de Lagoa Santa. As grutas do Maquiné (em Cordisburgo), Rei do Mato (em Sete Lagoas) e da Lapinha (em Lagoa Santa), são as únicas abertas para visitação, das mais de 800 cavernas presentes também nos municípios de Baldim, Caetanópolis, Inhaúma e Matozinhos. Juntas, as cidades formam o Circuito das Grutas que aposta ainda nos atrativos naturais e culturais das cidades.

De acordo com o gestor do circuito, Marcos Alain, a principal característica comum a todos os municípios é o fato de estarem na região cárstica, cuja característica de relevo é a presença de rocha solúveis em água. "Tais rochas constituídas de calcário são percebidas em toda a extensão das cidades do circuito. São rochas frágeis e, devido à solubilidade em água e à ação dos mananciais ao longo do tempo, acabaram sendo moldados, vindo a se transformarem nas grutas. Só três são abertas à visitação. As demais são alvo de visitas técnicas e de estudos científicos."

Como as cavernas passíveis de serem contempladas estão presentem em apenas três das sete cidades, a estratégia do circuito é apresentar aos visitantes outro cardápio de atrativos, como parques, museus, memoriais, resorts, além dos atrativos culturais, típicos de cada uma das cidades. "Há roteiros que contemplam apenas duas grutas e que pode ser realizado em um dia. Os mais longos, incluindo as cavernas e outros produtos, nos demais municípios, chegam a sete dias." Para possibilitar variedade, foram catalogadas 39 atividades típicas da região, todas transformadas em produtos turísticas e ofertadas aos visitantes. "São trilhas, caminhadas literárias, oficinas de artesanatos e outros."

Baldim

O município de Baldim é tratado na região como a cidade dos doces. São 12 fábricas com produção industrial de doces diversos, além da produção de doces caseiros em diversas partes da cidade. "O visitante sente o aroma da produção de doces que são vendidos nas portas das fábricas e no comércio. As guloseimas são feitas de matérias primas diferentes, como leite, frutas e amendoim.

Caetanópolis

Caetanópolis é a terra natal de Clara Nunes. Por esta razão, um memorial em homenagem a cantora está sendo organizado na cidade. O nome da intérprete é dado ao principal evento cultural da cidade, o Festival Clara Nunes, que ocorre entre julho e agosto. Outro atrativo é o Museu da Cedro Cachoeira, que seria a primeira empresa de fabricação têxtil do Brasil. "Durante a visita guiada, o turista conhece o maquinário vindo da Inglaterra, que demorou dois meses para chegar do porto, já no Brasil, até o interior de Minas."

Cordisburgo

Cordisburgo é o município que abriga a Gruta do Maquiné, explorada pelo cientista dinamarquês Peter Wilhelm Lund. "Ele foi o primeiro a fazer pesquisas paleontológicas e arqueológicas no local. E foi um dos principais divulgadores da gruta. Ele encontrou ossadas pré-históricas de animais, que contribuíram para estudos importantes." Tais ossadas foram montadas e reconstituídas, sendo feitas réplicas de pedras que ficam expostas em uma praça da cidade. O local é outra das atrações: o Zoológico de Pedra.

A cidade é ainda a terra de Guimarães Rosa. A casa onde o escritor viveu é hoje o museu que leva seu nome. Ao final da visita guiada, um grupo de contação de histórias, formado por crianças do município, interpreta contos do autor.

Inhaúma

A principal atração de Inhaúma é um resort particular onde há o maior lago artificial de pesca da América Latina. "O turista tem a opção de se hospedar no local ou de passar um dia, no esquema day use. No local, é possível desfrutar de outras práticas, como voo de parapente e de balão."

Lagoa Santa

Lagoa Santa é conhecida pela Gruta da Lapinha e por abrigar o Parque Estadual do Sumidouro. Trilhas guiadas podem ser realizadas pelos turistas. Os visitantes podem conhecer também o paredão de pinturas rupestres, que fica ao lado da Lagoa de Sumidouro. "A passagem do cientista Peter Lund por Lagoa Santa foi de grande importância. Apesar de ter iniciado a pesquisa por Cordisburgo, foi em Lagoa Santa que Lund dedicou grande parte de seu tempo."

Matozinhos

O destaque em Matozinhos são as ruínas da Fazenda de Jagoara. O local foi a Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Jagoara, uma das poucas obras de Aleijadinho fora do núcleo das cidades históricas de Minas Gerais. "Nesta igreja, Aleijadinho não foi responsável apenas pela ornamentação. Todo o projeto arquitetônico é do artista." A história conta que a igreja foi construída a pedido do dono da fazenda, em cumprimento de uma promessa feita em favor da saúde de sua filha. Porém, anos mais tarde, a área foi vendida a membros da Igreja Luterana, que não se preocuparam em manter o patrimônio, por ser uma obra Católica. "Dessa forma, a igreja veio às ruínas. Mesmo assim, a construção impressiona."

Sete Lagoas

Em Sete Lagoas, a Gruta Rei do Mato é a terceira aberta à visitação no circuito. A Serra de Santa Helena é outro cartão postal da cidade. No Parque da Cascata, um trabalho de educação ambiental voltado para crianças é o destaque. "Além disso, há as 14 lagoas, com destaque para a Lagoa Paulina, no Centro, que dispõe de pedalinhos e uma orla movimentada pelos bares. A Lagoa Boa Vista tem um complexo de lazer mais bem estruturado. Tudo aberto ao público e gratuito."

ACESSA.com - Circuito Tur?stico das Grutas aposta em cavernas e atrativos culturais