Priscila Nader Priscila Nader 31/03/2015

Destinos no Brasil

As pessoas estão sempre em busca de sair do seu cotidiano. A correria do dia-dia, o stress, faz com que procurem lugares que irão proporcionar tranquilidade, descanso ou apenas um distanciamento da rotina. Com a alta do dólar, os brasileiros estão preferindo viajar pelo Brasil, e de acordo com o último levantamento do Ministério do Turismo (MTur), a região do Nordeste é a preferida por boa parte dos entrevistados. Podemos comprovar essa preferência analisando o ranking das operadoras de turismo, constata-se que, dos dez destinos mais procurados, a região ocupa os quatro primeiros lugares e as cidades mais visadas são: Porto Seguro, Maceió, Fortaleza, e Natal.

Os brasileiros também têm outras preferências para destinos de férias ou mesmo viagens de curto prazo. Os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os maiores receptores de turistas, ao mesmo tempo em que também são os maiores emissores. A agência online ViajaNet listou os destinos mais procurados pelos turistas no ano de 2014, com base nesta lista vamos conhecer a preferência dos viajantes e o que pode ter motivado a escolha do local.

De acordo com a pesquisa, a cidade de São Paulo foi o destino mais procurado entre os brasileiros e estrangeiros. São Paulo possui vários atrativos, apesar de ser reconhecida como um ambiente prioritariamente de negócios, é também considerada um pólo turístico. Isso se deve aos inúmeros eventos culturais para todos os gostos, as diversas opções gastronômicas, além do comércio popular que a cidade possui.

O Rio de Janeiro está no segundo lugar dos destinos mais procurados. Com o apelido de "Cidade Maravilhosa", não é difícil entender porque a cidade foi uma das mais visitadas no ano passado. Rica em belezas naturais, com grande número de praias, a cidade ainda oferece muitas opções de lazer, como a prática do turismo de aventura e ecológico, a variedade de atividades culturais, um importante centro histórico com grandes acervos e a vida noturna mais que animada. Ainda há os famosos pontos turísticos que não podem ficar de fora do roteiro: o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, entre outros.

Salvador possui características únicas graças a sua mistura de raças, culturas e credos, o que atrai turistas de todas as partes e explica seu terceiro lugar no ranking. Conhecida por suas festas populares que arrastam multidões, atrás de imagens religiosas ou dos trios elétricos, a cidade também conta com belezas naturais e muitas praias exuberantes. A comida típica faz muito sucesso, impossível não se apaixonar pelo acarajé! A parte histórica da cidade é o colorido bairro do Pelourinho, tombado pela Unesco, como Patrimônio da Humanidade, possui um rico acervo, com galerias de arte, museus, igrejas, centros culturais e teatros. Não podemos nos esquecer dos cartões postais da cidade: o turista não pode deixar de conhecer o elevador Lacerda, o Mercado Municipal e o Farol da Barra.

Fortaleza também é repleta de belezas naturais, com diversas praias, dunas ao redor da cidade e falésias coloridas, conquistando o quarto lugar da lista. Os turistas podem fazer passeios de bugues, visitar o Beach Park e desfrutar da vida noturna da cidade, que é bastante agitada. Existem muitas opções para experimentar as comidas típicas, um dos lugares que deve ser visitado é o Mercado Central de Fortaleza, que conta com 600 barracas com produtos de diversos tipos, da castanha de caju a toalhas de renda. Espalhado por toda parte em feiras e mercados, o artesanato é uma das marcas da cidade, proporcionando assim, uma enorme variedade de produtos aos turistas.

Recife ficou com o quinto lugar na preferência dos visitantes. A cidade também possui praias exuberantes, conjuntos arquitetônicos imponentes, com igrejas, casarios coloniais e museus que contam a história do estado de Pernambuco. Há muitas opções de restaurantes especializados em frutos do mar e a noite da cidade é agitada e embalada pelos ritmos do local. E para quem está visitando Recife, vale a ida a Olinda, situada somente a sete quilômetros de distância da capital. Olinda é tombada como Patrimônio Cultural Mundial, com diversas opções culturais, conhecida pelos blocos de Maracatu, o Frevo e os famosos bonecos gigantes do carnaval.

As demais cidades listadas pela agência são: Porto Alegre, Belo Horizonte, Teresina, Aracajú e Brasília, respectivamente, e a partir desta relação, verificamos o quanto nosso pais é vasto e rico, não perdendo para nenhum destino estrangeiro, há opções para todos os gostos e bolsos! Temos muito o que conhecer! Boa viagem!


Priscila Nader é formada em turismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora, tem experiência na área da aviação, trabalha atualmente com assessoria de vistos consulares. É uma amante da natureza e dos animais, e é apaixonada por viajar.

ACESSA.com - Destinos no Brasil