Priscila Nader Priscila Nader 10/08/2015

Conheça as mudanças do novo passaporte brasileiro

passaportePara quem pretende viajar ao exterior, o passaporte é o documento de identificação que é exigido, exceto casos previstos em tratados, acordos e outros atos internacionais. Desde o dia 06 de julho que o passaporte brasileiro está sendo emitido com sua validade estendida, passando de cinco anos para dez anos de validade. É importante ressaltar que só maiores de 18 anos conseguem a validade máxima do passaporte.

Com a alteração da validade, o novo passaporte teve um aumento no valor da taxa GRU. Agora o solicitante irá pagar R$257,25 para que o documento seja emitido. Além da validade, o novo documento traz outras alterações: a capa foi modificada, foram implementados itens de segurança que dificultam a falsificação.

Com esses itens de segurança, a verificação da autenticidade do passaporte em postos de fiscalização será bem mais ágil, já que esses itens se enquadram as regras de segurança internacional. O aumento da validade do passaporte também vai desafogar o sistema da Polícia Federal, já que nos últimos meses estava acontecendo um acúmulo de pedidos e as pessoas só conseguiam agendar meses à frente. Outra vantagem é que com o passaporte valendo mais, os brasileiros podem conseguir vistos com validade maior, isso acontece, por exemplo, com o visto do Canadá, que tem a validade do visto de acordo com a do passaporte. O visto norte-americano já era de 10 anos, mas anteriormente quando o passaporte vencia, o brasileiro tinha que fazer um novo passaporte e viajar com os dois passaportes, um válido e o outro com o visto, agora passaporte e visto tem a mesma validade.

É importante ressaltar que o passaporte antigo continua sendo aceito normalmente, e os portadores do mesmo podem esperar até a data de vencimento para renovação. Para as pessoas que ainda não possuem passaporte ou que irão renovar, basta acessar o site da Polícia Federal, clicar no link "Requerer Passaporte (para brasileiros)" e preencher o cadastro com os dados dos documentos: RG (deve ter menos de 10 anos de expedição), CPF, Título de Eleitor com os dois últimos comprovantes eleitorais, Certidão de Nascimento ou Casamento, Quitação do Serviço Militar (no caso dos homens maiores de 18 e de até 45 anos), comprovante de residência e o passaporte anterior. Assim que finalizar o preenchimento será gerada a taxa GRU no valor de R$257,25, depois de efetuar o pagamento é necessário aguardar dois dias úteis para que a taxa valide no sistema e deste modo o solicitante conseguirá agendar seu atendimento em qualquer um dos postos da Polícia Federal. A data para agendamento varia de acordo com a demanda e com o posto pretendido. No dia agendado é obrigatório apresentar todos os documentos originais que foram citados anteriormente. O passaporte fica pronto em 6 dias úteis e somente o próprio solicitante pode retirar o documento, já que é necessário assinar o mesmo. Caso haja dificuldade no preenchimento do cadastro para a emissão do passaporte há agências de turismo que prestam esse serviço e orientam sobre todo o processo. Com o passaporte em mãos é só escolher o destino e boa viagem!


Priscila Nader é formada em turismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora, tem experiência na área da aviação, trabalha atualmente com assessoria de vistos consulares. É uma amante da natureza e dos animais, e é apaixonada por viajar.

ACESSA.com - Conhe?a as mudan?as do novo passaporte brasileiro