• Assinantes
  • Turismo

    Circuito das Águas Um dos mais tradicionais destinos turísticos de Minas Gerais
    revela a beleza das cidades



    Fabricio Werneck
    Colaborador*
    13/09/2007

    As propriedades medicinais e terapêuticas das águas que compõem o Circuito das Águas de Minas Gerais encantam não só turistas de todo Brasil, mas muitos estrangeiros. Mas quem acredita que este famoso circuito conquiste amantes apenas pela beleza de suas águas, é porque ainda não conhece cidades como São Lourenço, Caxambu, Cambuquira ou Lambari. O circuito está localizado no sul do estado e é formado por dez municípios.

    Os turistas que optam por esse destino vão em busca de tranqüilidade, de um clima ameno e do ar bucólico típicos de uma cidade mineira do interior. Para você que está cansado de engarrafamento, da rotina de trabalho, não consegue mais olhar para o seu chefe e está a ponto de explodir, este pode ser o lugar certo.

    Os benefícios dessas águas foram descobertos no início do século XIX e são, hoje, comprovados cientificamente. Turistas se banham em busca da cura para o estresse, dores musculares, reumatismo, hipertensão arterial, entre outros. Todo esse poder vêm do subsolo mineiro, famoso pela sua riqueza mineral. As cachoeiras, rios e lagos, juntamente a vegetação bem conservada garantem uma temperatura bem agradável à região.

    Quem conhece uma de suas cidades descobre ainda feiras de artesanato, culinária típica e uma grande rede hoteleira. Muitas fazendas antigas da região se transformaram em luxuosos hotéis.

    Arquivo pessoal de Edilany São Lourenço
    Arquivo pessoal de Edilany São Lourenço
    Arquivo pessoal de Edilany São Lourenço

    "As pessoas acham que são só as águas. À noite, têm os restaurantes que são muito aconchegantes, num estilo muito diferente daqui de Juiz de Fora. Também têm muito artesanato e roupa, coisa que mulher adora", garante a atendente Edilany Vieira, após passar quatro dias em Caxambu e São Lourenço.

    O aposentado Edson Antunes não abre mão de ir, junto à sua esposa, uma vez por mês a São Lourenço. "O Parque de Águas é muito bonito. Gosto muito de entrar e provar daquelas águas". Edson, que está, hoje, com 83 anos, morou na cidade por quatro anos e vive há 38 em Juiz de Fora. "Esse é um dos lugares mais belos que visitei".

    São Lourenço é cercada pela vegetação da Serra da Mantiqueira e possui várias fontes. Cambuquira é uma cidade mais tranqüila, procurada pelo ar puro, temperaturas entre os 10ºC e 26ºC e pelas águas de sabor diferente.

    Arquivo pessoal de Edilany Caxambu
    Arquivo pessoal de Edilany Caxambu
    Arquivo pessoal de Edilany Caxambu

    Já Caxambu é famosa por ter recebido visitas constantes da princesa Isabel e do conde D'Eu à procura de águas que favorecessem a fertilidade. A cidade ainda tem um mirante, localizado a 1.050m de altura, de onde se avista toda a região. O local ainda comporta a cidade de Lambari, que já foi chamada de Águas Virtuosas. Belas cachoeiras e cascatas são os atrativos dessa cidade famosa pelas suas águas ferruginosas e gasosas.

    *Fabricio Werneck é estudante de Jornalismo na UFJF

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.