Circuito das ?guas Um dos mais tradicionais destinos tur?sticos de Minas Gerais
revela a beleza das cidades



Fabricio Werneck
Colaborador*
13/09/2007

As propriedades medicinais e terap?uticas das ?guas que comp?em o Circuito das ?guas de Minas Gerais encantam n?o s? turistas de todo Brasil, mas muitos estrangeiros. Mas quem acredita que este famoso circuito conquiste amantes apenas pela beleza de suas ?guas, ? porque ainda n?o conhece cidades como S?o Louren?o, Caxambu, Cambuquira ou Lambari. O circuito est? localizado no sul do estado e ? formado por dez munic?pios.

Os turistas que optam por esse destino v?o em busca de tranq?ilidade, de um clima ameno e do ar buc?lico t?picos de uma cidade mineira do interior. Para voc? que est? cansado de engarrafamento, da rotina de trabalho, n?o consegue mais olhar para o seu chefe e est? a ponto de explodir, este pode ser o lugar certo.

Os benef?cios dessas ?guas foram descobertos no in?cio do s?culo XIX e s?o, hoje, comprovados cientificamente. Turistas se banham em busca da cura para o estresse, dores musculares, reumatismo, hipertens?o arterial, entre outros. Todo esse poder v?m do subsolo mineiro, famoso pela sua riqueza mineral. As cachoeiras, rios e lagos, juntamente a vegeta??o bem conservada garantem uma temperatura bem agrad?vel ? regi?o.

Quem conhece uma de suas cidades descobre ainda feiras de artesanato, culin?ria t?pica e uma grande rede hoteleira. Muitas fazendas antigas da regi?o se transformaram em luxuosos hot?is.

Arquivo pessoal de Edilany S?o Louren?o
Arquivo pessoal de Edilany S?o Louren?o
Arquivo pessoal de Edilany S?o Louren?o

"As pessoas acham que s?o s? as ?guas. ? noite, t?m os restaurantes que s?o muito aconchegantes, num estilo muito diferente daqui de Juiz de Fora. Tamb?m t?m muito artesanato e roupa, coisa que mulher adora", garante a atendente Edilany Vieira, ap?s passar quatro dias em Caxambu e S?o Louren?o.

O aposentado Edson Antunes n?o abre m?o de ir, junto ? sua esposa, uma vez por m?s a S?o Louren?o. "O Parque de ?guas ? muito bonito. Gosto muito de entrar e provar daquelas ?guas". Edson, que est?, hoje, com 83 anos, morou na cidade por quatro anos e vive h? 38 em Juiz de Fora. "Esse ? um dos lugares mais belos que visitei".

S?o Louren?o ? cercada pela vegeta??o da Serra da Mantiqueira e possui v?rias fontes. Cambuquira ? uma cidade mais tranq?ila, procurada pelo ar puro, temperaturas entre os 10?C e 26?C e pelas ?guas de sabor diferente.

Arquivo pessoal de Edilany Caxambu
Arquivo pessoal de Edilany Caxambu
Arquivo pessoal de Edilany Caxambu

J? Caxambu ? famosa por ter recebido visitas constantes da princesa Isabel e do conde D'Eu ? procura de ?guas que favorecessem a fertilidade. A cidade ainda tem um mirante, localizado a 1.050m de altura, de onde se avista toda a regi?o. O local ainda comporta a cidade de Lambari, que j? foi chamada de ?guas Virtuosas. Belas cachoeiras e cascatas s?o os atrativos dessa cidade famosa pelas suas ?guas ferruginosas e gasosas.

*Fabricio Werneck ? estudante de Jornalismo na UFJF