• Assinantes
  • Turismo

    Respirando cultura nas trilhas de Minas O roteiro da Trilha dos Inconfidentes atrai todos os estilos de turistas
    aliando tradição, aventura e sossego nas ladeiras mineiras



    Marinella Souza
    *Colaboração
    09/10/2007

    Belas paisagens, tradição, culinária de qualidade, boa música são alguns dos atrativos da Trilha dos Inconfidentes, localizada no coração da Estrada Real. O circuito envolve os municípios de Barbacensa, Barroso, Coronel Xavier Campos, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Prados, Resende Costa, Ritápolis, São João del Rei, São Tiago e Tiradentes e representa um compromisso com a soberania de um povo.

    O Circuito Trilha dos Inconfidentes foi criado com o objetivo de manter a qualidade de vida na região e hoje é um dos roteiros turísticos mais procurados por quem espera unir diversão, aventura, cultura e história.

    A integração de várias cidades em um só roteiro permite que os visitantes conheçam a história da Comarca do Rio das Mortes, por onde bandeirantes, tropeiros e inconfidentes trilharam os caminhos dos índios, descobriram outros novos caminhos, espalhando as idéias libertárias trazidas da Europa do século XVII.

    Quem se aventura por esses caminhos entra em contato direto com a História do Brasil, visto que o trajeto é o mesmo percorrido pela Família Real e suas comitivas, que traziam as novidades da metrópole e transpiram as tradições do período colonial no fim da tarde - quase é possível ver as mocinhas casadoiras com suas vestes requintadas e pesadas rezando nas igrejas, ou os homens com seus elegantes chapéus e bengalas passeando pelas ruas da cidades.

    Foto Rua da Câmara em Tiradentes À noite, as casas e os monumentos parecem "sussurar" os segredos da Inconfidência; as pedras da cidade são fontes de cultura, trazem as marcas da luta pela liberdade. Nas ruas, expressões culturais de todo tipo carregam as memórias do período áureo de nossa História, proporcionando um passeio bastante enriquecedor, um regalo para os olhos e para alma.

    A Trilha dos Inconfidentes é um percurso bastante peculiar, pioneirismo nas trilhas desbravadas pelos bandeirantes, os alicerces da soberania nacional trazidos pelo pensamento iluminista dos incofidentes. A arte barroca e a tradição hospitaleira fixada pelos tropeiros misturam-se harmonicamente, fazendo dessas terras de Minas verdadeiros templos culturais cujo pano de fundo é uma natureza belíssima que empresta seu encantos ao roteiro turístico.

    Manifestações culturais e gastronômicas

    Com uma localização estratégica, o circuito é famoso por suas manifestações culturais e gastronômicas, que o transformaram em referência nacional. A culinária mineira possui requinte e tradição, atendendo, com excelência, aos mais exigentes gostos. São doces, queijos, quitandas e cachaças da melhor qualidade (vale lembrar que é nessa região onde estão localizados os mais antigos engenhos de cachaça do país), tendo o fogão à lenha como principal instrumento nos inúmeros restaurantes espalhados por esses centros históricos, propiciando uma verdadeira festa ao paladar.

    Foto de Marcella Santiago em Tiradentes Para a estudante, Marcella Santiago (foto), fazer esses caminhos onde se respira história e tradição é "viver Minas como Minas é: cidades históricas, como Tiradentes oferecem essa oportunidade. As ruas, as calçadas, a arquitetura colonial, o povo na praça. Além disso, o comércio da cidade se prepara para esse Circuito e oferece o que há de melhor em hospitalidade, culinária e roteiros turísticos".

    Talvez Marcella ainda não conheça a musicalidade de Prados e São João del Rei, não tenha prestado atenção na pedra capistrana que calça as ruas de Tiradentes, não tenha viajado de trem nem conhecido as fontes termais de Águas Santas senão teria mencionado esses encantos mineiros em sua declaração de amor ao Estado mineiro.

    A Trilha dos Inconfidentes é um roteiro democrático que atende tanto a quem espera por aventura como àqueles que estão a procura de sossego. Nas cidades mais antigas, pode-se ouvir a música colonial do século XVIII executadas nas igrejas por centenárias e famosas orquestras. Por outro lado, a região oferece cavalgadas e caminhadas pelas trilhas centenárias, locais apropriados para a prática de esportes radicais como escaladas, raffting, trekking e outras modalidades em que a adrenalina é o o combustível ideal. Além disso, há grutas e pinturas rupestres a serem exploradas.

    Foto Vista de Tiradentes Tudo conspira a favor nesse circuito: à tradição, cultura e aventura, alia-se um clima temperado, com chuvas bem distribuídas e um inverno rigoroso que garantem o romantismo e o charme do trajeto. As águas são tratadas e isentas de poluição. O tom bucólico é dado pela zona rural, onde as fazendas centenárias são verdadeiros refúgios cujos pontos fortes são a arquitetura do século XVII e a agricultura de subsistência que garante alimentos livre de agrotóxicos.

    Para Marcella, eterna apaixonada pelo interior de Minas e todas as suas possibilidades, o pior do Circuito é perceber que toda essa beleza pode ser apropriada de forma indevida. Segundo a estudante, mesmo sabendo que o potencial turístico tem que ser explorado devido à questões econômicas. "As cidades perdem as suas características e passam a ser tão elitizadas e exploradas que mais parecem cidades temáticas. A sensação que tive é que ser mineiro, em Tiradentes, é ser de fora".

    Foto Sobrado Ramalho em Tiradentes Minas Gerais é um terreno fértil em que se respira liberdade de uma forma muito especial, tendo ao redor uma atmosfera onde pairam tradição, política, arte, aventura, consciência ecológica, enfim, o que há de mais belo na cultura mineira. E ainda com o aval de nomes relevantes da História nacional, como Tiradentes e Tancredo Neves, personagens que levaram o Estado para as páginas dos livros didáticos e hoje desperta curiosidade de pessoas de todas as idades e de todas as regiões.



    *Marinella Souza é estudante de Comunicação Social na UFJF

    ** Fotos de Tiradentes

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.