Quinta-feira, 27 de novembro de 2008 atualizada ?s 12 h

Novo modelo de passaporte come?a a ser emitido em Juiz de Fora



Daniele Gruppi
Rep?rter

Juiz de Fora passa a emitir o novo modelo de passaporte a partir desta sexta-feira, dia 28 de novembro. Antes, s? as capitais brasileiras faziam a emiss?o. O novo passaporte conta com mais ?tens de seguran?a, dotando o documento de mais credibilidade. O atual passaporte poder? ser utilizado at? a data de validade.

Segundo a Pol?cia Federal, a mudan?a ? necess?ria para adequar as exig?ncias internacionais, al?m de modernizar todo o sistema de controle do tr?fego internacional no pa?s.

O novo documento ? azul, enquanto o atual ? verde. A cor foi padronizada entre os pa?ses que comp?em o Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e deve conter estampado na capa a palavra "Mercosul". S?o 16 novos c?digos de seguran?a, como fundo com impress?o invis?vel, papel com fio de seguran?a e um modo de costura que impede seu desmonte.

Quem quiser obter o passaporte, a partir da pr?xima semana, deve acessar o site da Pol?cia Federal, preencher a guia de pagamento e agendar uma visita ? pol?cia. Na sede, ? feita a coleta da impress?o, a assinatura e a foto. Tudo em formato digital. A confec??o dos passaportes ser? feita pela casa da moeda e pode demorar em torno de uma semana. O prazo de validade ? de cinco anos, como o atual.