Em busca da estabilidade


Concursos p?blicos oferecem garantia de bons empregos,
mas exigem persist?ncia por parte do candidato

Chico Brinati
Rep?rter
27/10/05

O t?cnico judici?rio, Emerson Moreira (foto ao lado), fez concurso p?blico pela estabilidade que o emprego lhe garantiria. E n?o se arrependeu. "Estudei durante cerca de dois anos, oito horas por dia. Tive que me abdicar de muitas coisas, mas, hoje, tenho uma s?rie de vantagens nas minhas condi?es de trabalho em rela??o a um trabalhador comum. Valeu a pena, faria tudo de novo", comenta.

Concursado desde 1998, quando ficou em segundo lugar na classifica??o da prova, Emerson ressalta como principais benef?cios a estabilidade no emprego, o sal?rio regular, o respeito da carga hor?ria, as folgas nos finais de semana e feriados.

O lado negativo, segundo ele, seria a rotina de trabalho, fazer todo dia a mesma coisa. "Temos que buscar motiva??o. O fato de saber que est? prestando um servi?o p?blico importante, para a popula??o j? ? muito recompensador", alega.

Antes de ser aprovado, ele havia feito mais de dez concursos, todos mais concorridos do que aquele que passou. Para ele, o fundamental para a aprova??o ? a organiza??o e a determina??o. "Fa?a um plano de estudo, tenha muita abnega??o das coisas que possam te atrapalhar, tenha, principalmente, confian?a. Lembre-se que este esfor?o vai te projetar a uma estabilidade", orienta.

A carga hor?ria do seu trabalho permite que fa?a outras atividades. Isso, segundo ele, ? de suma import?ncia para n?o deixar que a rotina do servi?o p?blico "sufoque" sua criatividade, sua voca??o para outras ?reas. "Temos que pensar na qualidade de vida tamb?m", confessa. A dica para quem quer enfrentar a batalha para fazer um concurso p?blico? "? aquela velha receita: confiar e estudar. Mas tamb?m ? importante saber avaliar o seu desempenho e ver se est? valendo a pena continuar estudando ou n?o. Tem pessoas que passam anos estudando e n?o s?o aprovadas, devido a concorr?ncia. Elas nem notam que est?o perdendo sua vida profissional e pessoal. Tem que aproveitar mais e se dedicar ?quilo que gosta", conclui.

"Ganhou, mas n?o levou"

A representante de laborat?rio, Vera L?cia Altomar (foto ao lado), passou em um concurso p?blico em 1998, mas at? hoje n?o foi chamada para trabalhar. "Esperei quatro anos, depois disso, perdi a esperan?a, j? passou muito tempo", alega. Mesmo desempregada na ?poca, Vera diz que n?o estudou muito para ser classificada. "N?o tinha muito tempo, pois estava com um filho pequeno em casa", comenta.

Ela j? prestou prova para cinco concursos e ainda est? fazendo um curso preparat?rio a espera de novos editais. "O tempo ? curto. Cuido dos filhos, da casa, trabalho fora... Minha rotina de estudo se resume ? tarde de s?bado", completa. Ela recomenda ?s pessoas que passarem, a n?o deixarem de estudar ou trabalhar por causa da aprova??o. "A gente fica na expectativa de ser convocada e quando n?o ?, gera uma frustra??o. O importante ? passar, mas passar bem classificado", lamenta.

Longo caminho

J? o secret?rio de um curso preparat?rio para concursos p?blicos, Leandro Henrique do Carmo (foto ao lado), formou-se em engenharia el?trica, mas preferiu estudar mais, para se preparar para uma aprova??o num emprego que lhe garantisse estabilidade financeira. "As pessoas que est?o estudando para concurso, mesmo as que j? possuem curso superior, devem tentar, primeiramente, passar numa prova menos concorrida para se garantir. Depois, ela pode continuar se preparando para um concurso top com mais tranquilidade", comenta.

O esfor?o e a persist?ncia s?o fundamentais para conseguir a aprova??o. "As pessoas t?m que mudar a cultura de estudar s? quando sai o edital. Tem que estudar sempre, ser concurseiro, aquela pessoa que frequenta cursinhos todo o ano", explica.

Seu argumento ? que, na maioria das vezes, n?o d? tempo de estudar todo o conte?do, pois o prazo entre o lan?amento do edital e a prova ? curto. "Quem deixa para estudar s? nesse momento, acaba sendo ultrapassado por quem j? est? se preparando h? mais tempo", diz.

No seu caso espec?fico, o estudo, no entanto, est? restrito ?s horas vagas do trabalho. Problema que atinge grande parte das pessoas que pretendem fazer o concurso, mas com a necessidade de trabalhar, n?o t?m tempo dispon?vel. Leandro j? fez tr?s provas, e n?o conseguiu a aprova??o. "Sei que tenho que mudar a minha rotina de estudo e que esse caminho ? longo, algo para eu passar daqui a tr?s ou quatro anos. Mas sabendo estudar, acredito que consigo", confia.

Leia mais:

  • Concurso p?blico: aspectos importantes e dicas fundamentais