Como procurar um novo emprego, sem perder o atual Veja alguns exemplos de quem tem mais de um emprego e
as dicas de uma consultora em Recursos Humanos

Renata Cristina
Rep?rter
26/07/2006
ACESSIBILIDADE:
Ou?a a mat?ria

A jornada dupla de trabalho ? praticada por muitos profissionais no pa?s. M?dicos, dentistas, enfermeiros, arquitetos, bi?logos, administradores de empresas, jornalistas, advogados, psic?logos... Todos est?o ? procura de uma alternativa que amplie o leque de oportunidades no trabalho e, ainda, complemente a renda mensal. Alguns preferem realizar servi?os diferenciados, associando lazer e dinheiro, outros optam por uma atividade no mesmo ramo de sua atua??o.

O produtor de eventos, Beto Campos (foto abaixo), ? um dos que possui jornada dupla e, ?s vezes, tripla ou at? qu?drupla. Ele diz que essa ? uma das caracter?sticas de sua profiss?o. "No meu trabalho, n?o fico eternamente em uma ?nica fun??o, fato que me exige trabalhar em v?rios projetos simultaneamente. Com isso, tenho hora para come?ar, mas nunca sei quando o meu expediente ir? encerrar", afirma.

foto de Beto Campos Para os profissionais que desejam encarar esse desafio, o produtor aconselha: "? interessante pensar na experi?ncia de mercado, ver o que j? foi feito e conquistado. N?o ? necess?rio abandonar uma causa em prol de outra". Al?m disso, ele acredita que a dedica??o deve ser uma das qualidades desse profissional.

Tamb?m adepto da m?ltiplas jornadas, o jornalista, ator, escritor e professor, Robson Terra, atualmente, desenvolve quatro trabalhos e diz que a remunera??o ? o fator menos importante para a sua carreira. "A gente sempre arruma tempo para fazer o que gosta. Fa?o do meu trabalho a minha maneira de ser feliz", resume. O jornalista acredita que essa variedade de fun?es s? ? poss?vel atrav?s de criatividade e da capacidade de realiza??o. "O mercado de trabalho, hoje, exige pessoas competentes, que est?o preparadas para o of?cio. Mas s? ag?enta muito trabalho quem ama aquilo que faz", salienta.

Como procurar um novo emprego?

Mas a saia justa pode acontecer justamente na hora de procurar um novo emprego. O que fazer para n?o perder o atual? Como n?o desagradar os chefes e outros funcion?rios? A psic?loga e consultora em Recursos Humanos, Maria Aparecida Frade (foto abaixo), aposta na sinceridade quando o assunto ? duplicar a jornada de trabalho. "Acredito que a transpar?ncia ? a melhor solu??o nesses casos. N?o adianta tentar esconder uma situa??o que pode ser revelada por terceiros ou pela pr?pria carteira de trabalho", exemplifica.

foto de Maria Aparecida Frade At? mesmo para os empregos informais, os chamados freelancers, a consultora aconselha que a empresa "oficial" seja avisada. "? melhor contar e transmitir confian?a do que gerar inseguran?a por parte dos colegas de trabalho", orienta. A psic?loga acredita, ainda, que muitas empresas passam a valorizar mais os seus colaboradores, ap?s v?-los em outros campos de atua??o. "Alguns desses profissionais s?o considerados pessoas de peso no mercado e por esse motivo, s?o tamb?m estimulados pelos pr?prios patr?es a experimentar diferentes ramos".

Apesar dessa possibilidade, ? preciso estar atento aos riscos quando se assume um compromisso com o novo empregador. "? comum ver casos em que o excesso de trabalho acaba prejudicando o rendimento do profissional, acarretando em problemas de sa?de e elevado grau de estresse", diz a consultora. Outro ponto importante ? conciliar os hor?rios e compromissos. H? empresas que precisam de seus funcion?rios em jornadas alternativas para participarem de eventos, congressos e viagens de neg?cios.

Fique atento ?s dicas para manter-se na jornada dupla
  • Lembre-se de que o mais importante ? a sua qualidade de vida. Pese na balan?a se um novo emprego n?o ir? exigir muito de voc?.
  • Cuidado para n?o desrrespeitar os hor?rios e os compromissos das duas empresas.
  • Em hip?tese nenhuma, coloque em risco os trabalhos j? realizados.
  • N?o divulge informa?es das duas empresas. Mantenha sigilo em todos os casos. ? uma quest?o ?tica.
  • N?o confronte realidades distintas. Cada empresa tem uma pol?tica de trabalho.