Usando o tempo a seu favor N?o existe uma regra para administrar bem o tempo, mas
escolher as prioridades ? fundamental

A psic?loga e consultora empresarial com ?nfase em RH, M?rcia Maia de Miranda, fala sobre a necessidade de se administrar o tempo. Clique no ?cone ao lado e ou?a

Clicando no ?cone, voc?
vai ouvir a entrevista

S?lvia Zoche
Rep?rter
22/11/2006

Foto de uma agenda e 
um rel?gio, mostrando a tentativa de administra??o do tempo no trabalho E, de repente, algu?m fala que o Natal j? est? chegando. "Nossa! Como o tempo passou r?pido!", se espanta um. Outro lembra que a chegada do hor?rio de ver?o d? a impress?o de que o dia termina mais r?pido. E, certa vez, voc? se pega preenchendo um cheque com o m?s de outubro quando, na verdade, j? estamos em novembro.

O aumento das responsabilidades d? a sensa??o de que o ponteiro do rel?gio gira mais r?pido. N?o ? por acaso que muitas pessoas comentam como o tempo demorava a passar na inf?ncia, assim como o t?o desejado anivers?rio de 15 anos. Cada fase da vida tem suas atribui?es e administrar o tempo ? uma boa maneira de viver bem com o rel?gio.

O estudante Andr? Rodrigues Pena (foto abaixo), 22, concorda com uma frase que leu em um livro. "? algo que diz que 'as pessoas mais bem sucedidas s?o as que d?o mais valor a coisas importantes e n?o urgentes'. ? verdade! Se voc? viver de resolver 'pepinos', n?o vai a lugar algum", analisa. Apesar de jovem, Andr? diz que sabe usar o tempo a seu favor e n?o deixa que as interfer?ncias do dia-a-dia atrapalhem seu cronograma.

Al?m de estudar em Juiz de Fora - ele faz curso pr?-vestibular ? noite para conseguir transfer?ncia da UFRJ para UFJF -, e trabalha em casa para uma empresa de solu?es corporativas do Rio de Janeiro.

Foto de Andr? 
Rodrigues Pena Isso sem falar que ele faz alguns trabalhos para a empresa da m?e como free lancer. "Os prazos da empresa da minha m?e acabam sendo mais urgentes que a do Rio", comenta. Algumas vezes, ele se v? trabalhando s?bados e domingos. Mas quem disse que isso o aflige? Ele garante que tem seus momentos de lazer. "Sa? ontem [ter?a], cheguei ?s 3h da manh? e acordei tarde. E pessoas que t?m um hor?rio definido de trabalho n?o podem fazer isso", ri.

Sua t?tica ? organizar o que ele precisa fazer no dia e deixar uns "buracos" no seu cronograma, como ele diz. "Tenho que deixar estes buracos, porque sempre surge um imprevisto. Como trabalho em casa, minha m?e pode me pedir pra fazer alguma coisa na rua. E a? l? v?o 40 minutos que n?o t?m nada a ver com o que eu estava fazendo".

Ele acredita que aprendeu a dar prioridade para as tarefas importantes ao longo do tempo, mas confessa que a m?e dele tamb?m ? assim. "Eu me cobro muito". E revela que j? faz tempo que n?o sabe o que assistir ? televis?o, nem escutar r?dio, mas parece que estes objetos n?o fazem falta no cotidiano dele. "Quando quiser escutar uma m?sica, coloco um CD, na hora que eu quiser e puder".

Estresse? Que nada! Ele afirma que se diverte com o trabalho. "Quando acabo o trabalho, n?o preciso jogar videogame para desestressar, porque n?o fico cansado", exemplifica. H? espa?o de sobra para tocar viol?o e sair para uma cervejada com os amigos, que ficam abismados como Andr? consegue colocar tudo em pr?tica e manter a calma.

N?o h? uma f?rmula

Foto da psic?loga 
M?rcia Maia de Miranda "O tempo tem a ver com os valores, com as experi?ncias de vida, com o que a pessoa planeja para ela", diz a psic?loga e consultora empresarial com ?nfase em RH, M?rcia Maia de Miranda.

O conselho ? simples, mas dif?cil de ser executado por muita gente. Dar prioridade as tarefas do dia e definir os resultados. "Quem quer dar conta de tudo, acaba fazendo tudo pela metade".

Achar que a carreira profissional ? a ?nica prioridade na vida tamb?m n?o ? o pensamento mais acertado. "No dia que a pessoa aposentar, ela vai morrer, porque definiu que s? o trabalho merecia aten??o", fala.

Mesmo n?o existindo uma "f?rmula m?gica" de como administrar bem o tempo, a dica de M?rcia ? pensar o que ? importante em sua vida, o que vai dar um bom resultado, e ser flex?vel, porque podem surgir imprevistos no meio do caminho. "Quando a pessoa n?o separa o que ? urgente do importante, as tarefas se acumulam. Se voc? n?o faz o que ? importante, ele se torna urgente". E a? vira uma bola de neve.

O ac?mulo de servi?o muitas vezes acontece porque h? quem n?o sabe usar a palavra "n?o" e aceita fazer tudo o que outras pessoas pedem. "?s vezes, n?o ? preciso falar o 'n?o' explicitamente. Mostre que agora voc? est? atarefada e pergunta se voc? pode ajud?-lo mais tarde. ? saber falar 'n?o'", indica.

Ter uma agenda para organizar o seu dia - desde que coloque prazos f?ceis de serem executados entre as tarefas - pode ser uma boa op??o para quem deseja conduzir as horas do dia sem se descabelar.