Vestibular da UFJF ? remarcado


Institui??o decide realizar as provas nos dias 16 e 17 de dezembro

Ricardo Corr?a
Rep?rter
09/12/05

Clique no ?cone ao lado, para saber onde voc? vai fazer a prova para o Vestibular 2006 da Universidade Federal de Juiz de Fora

leia!

A UFJF anunciou nesta sexta-feira, dia 9 de dezembro, a nova data das provas do Vestibular 2006. Os exames acontecem nos dias 16 e 17 pr?ximos (sexta e s?bado), ?s v?speras das provas do Pism, que come?am no domingo, dia 18 e v?o at? o dia 21 de dezembro.

A decis?o foi informada em uma coletiva com a presen?a da reitora, Maria Margarida Martins Salom?o, e v?rias outras autoridades do corpo de dire??o da Universidade. Na ocasi?o, a reitora tamb?m informou a data de rein?cio das aulas na institui??o. Ser? no dia 9 de janeiro. O CTU e o Col?gio Jo?o XXIII, no entanto, j? retornam com as aulas na segunda-feira, dia 12.

Para explicar a demora em definir o adiamento e a nova data dos exames seletivos, a reitora fez um discurso em favor do movimento grevista, reconhecendo que ele traz inconvenientes, mas que ? importante para a melhora do ensino p?blico no pa?s. Margarida Salom?o lembrou que, antes de reitora, ? professora e j? participou de muitas greves que, segundo ela, acontecem de dois em dois anos, h? 25 anos no pa?s.

"Essa dire??o tem um profundo respeito pelo movimento docente, grevista. Na regi?o s?o oferecidas 11.000 vagas no ensino superior mas as que causam toda essa ansiedade s?o as 2.100 da UFJF. De fato a qualidade do nosso ensino j? est? comprovada, mas essas vagas chamam aten??o tamb?m porque s?o gratuitas. E s?o gratuitas porque fizemos muita greve no passado", ressaltou a reitora que reconhece o preju?zo causado, mas por um bom motivo.

"Os motivos da greve n?o podem ser menosprezados. Elas s?o um transtorno sim, mas n?o obstantes s?o important?ssimas. Se n?o fossem as greves a situa??o seria muito pior", discursou a reitora, que ressaltou que o volume de verbas para as universidades federais melhorou bastante, mas que os professores precisam ser valorizados ganhando sal?rios dignos da fun??o de formadores. Ela ainda lembrou a press?o que UFJF sofreu da sociedade e disse que n?o est? em quest?o a imagem da Universidade mas sua contribui??o para a comunidade.

Locais de prova pela internet

Com os transtornos causados pela greve e o adiamento do vestibular, a Universidade decidiu mudar a forma de informar os locais de prova para os mais de 17 mil candidatos ao vestibular 2006 da institui??o. Agora, os candidatos ter?o que consultar os locais de realiza??o dos exames pela internet (confira!). Os meios de comunica??o tamb?m v?o receber uma c?pia da listagem para que seja divulgada de acordo com as possibilidades. A reitora ressaltou que a UFJF estar? refor?ando a comunica??o com os candidatos para manter as pessoas informadas.

Questionada sobre os candidatos que por algum motivo n?o puderem participar da nova data do vestibular, a reitora informou que eles poder?o requisitar a devolu??o do dinheiro da inscri??o. A forma com que isso ser? feito, no entanto, ainda n?o est? estruturada.

De acordo com Margarida Salom?o, a nova data foi escolhida exatamente por n?o coincidir com os vestibulares de outras importantes institui??o, diminuindo assim os transtornos para candidatos que ir?o prestar o vestibular para v?rias universidades. Em rela??o ? segunda-fase do vestibular, marcada para o in?cio do m?s de janeiro, n?o h? mudan?as. As datas continuam sendo de 3 a 6 de janeiro.

O retorno as aulas

Embora os professores tenham aprovado o retorno das atividades para a segunda-feira, dia 12, os estudantes da UFJF s? retornam ?s salas de aula em janeiro. A reitoria decidiu que n?o valeria ? pena recome?ar os trabalhos agora, faltando pouco tempo para as festas de fim de ano. Com isso, as aulas s? ser?o reiniciadas no dia 9 de janeiro, com o semestre sendo encerrado no dia 24 de mar?o. Assim, a previs?o ? de que o primeiro per?odo de 2006 s? comece de fato por volta do dia 24 de abril. Margarida Salom?o real?ou o fato de que todo o calend?rio ser? cumprido com as aulas repostas, sem preju?zos de aprendizado para os estudantes.

LISTA COM OS LOCAIS DAS PROVAS DO VESTIBULAR