UFJF divulga rela??o candidato/vaga


Curso de medicina registra o maior ?ndice j? visto, com mais de 50 candidatos/vaga. Mais de 400 inscritos est?o dispensados da 1? fase

Renato Costa
Rep?rter Trainee
23/10/2006

Clique no ?cone ao lado para fazer o download da rela??o candidato por vaga do Vestibular 2007 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

veja

J? est? dispon?vel a rela??o candidato/vaga de todos os cursos oferecidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A lista ? referente a rela??o por vaga dos candidatos ao Vestibular 2007 e dos que concorrem ? terceira etapa do Processo de Ingresso Seletivo Misto (PISM).

Novamente, o Vestibular funcionar? com o sistema de cotas, adotado em 2005. Ser?o 40% das vagas destinadas aos estudantes vindos do ensino p?blico, sendo que 25% dessas vagas ser?o reservadas aos candidatos que se auto declaram negros.

Mais de 400 candidatos s?o dispensados da primeira etapa
Os inscritos que optaram por cursos que tenham alcan?ado quatro (ou menos) candidatos por vaga est?o dispensados da primeira etapa do Vestibular. Essa medida beneficiou 431 pessoas. ? bom lembrar que essa regra n?o vale para os candidatos do PISM, e que ela funciona separadamente para cada grupo do sistema de cotas.

No grupo A, dos candidatos vindos do ensino p?blico e que se declaram negros, est?o dispensados da primeira fase os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ci?ncias Econ?micas diurno, Ci?ncias Sociais, Engenharia Civil, Engenharia El?trica diurno, Estat?stica, Filosofia, F?sica, Geografia diurno, Hist?ria diurno, Letras diurno, Qu?mica (Licenciatura) e Turismo diurno e noturno.

Para os alunos vindos do ensino p?blico, inscritos no Grupo B, n?o fazem a prova da primeira fase os candidatos dos seguintes cursos: Ci?ncias Econ?micas noturno, Estat?stica, Filosofia, F?sica e Qu?mica (Licenciatura).

No Grupo C, os do n?o-optantes por cotas, ficam dispensados da prova os candidatos aos cursos de Estat?stica, F?sica, Matem?tica e Qu?mica (Licenciatura). Os candidatos do Vestibular cuja rela??o candidato/vaga seja superior a quatro far?o as provas da primeira fase normalmente, que acontece nos dias 17 e 18 de Dezembro de 2006.

Medicina alcan?a m?dia recorde
Apenas na 3? etapa do PISM o curso de Medicina n?o ficou com o primeiro lugar entre os mais concorridos. A maior rela??o candidato/vaga foi de 8,7 do curso de Geografia Noturno. Mas, nos tr?s grupos de candidatos pelo Vestibular, os candidatos ao curso de Medicina ser?o os que v?o enfrentar a maior m?dia. No grupo A, s?o 17,3 candidatos por vaga, enquanto no grupo B a m?dia sobe para 29,7. A maior m?dia fica no Grupo C: 51,4 candidatos por vaga, a maior j? registrada em todas as edi?es do vestibular da UFJF.

Segundo o Diretor da Comiss?o Permanente de Sele??o, Fl?vio Takakura (foto), a perspectiva ? que essa m?dia possa ser maior no ano que vem. "No Vestibular 2008, 50% do total de vagas ser?o destinadas para os optantes pelas cotas, ent?o ? poss?vel que o ?ndice de candidatos por vaga aumente", explica.

N?mero de inscritos continua caindo
Neste ano, 16.699 inscritos concorrem a 2.126 vagas oferecidas. O n?mero de inscritos ? ligeiramente inferior ao registrado no ano passado, que ficou em 17.102 candidatos. Por?m, esses ?ndices s?o bem menores se confrontados com cerca de 20 mil inscritos em 2005. Para Takakura, a queda n?o est? ligada ? ado??o do sistema de cotas. "Com a implanta??o do ProUni e a inaugura??o de faculdades no interior dos estados a m?dia vai cair, e isso est? acontecendo em v?rias universidades do Brasil. Acaba ficando mais interessante financeiramente para o estudante fazer um curso superior sem sair de sua cidade", explica.

Os alunos do Vestibular 2007 fazem suas provas da primeira fase nos dias 17 e 18 de dezembro, e os inscritos na primeira e segunda fases do PISM de 19 a 22 de dezembro. A segunda fase acontece de 4 a 7 de janeiro de 2007, data em que os candidatos inscritos na terceira fase do PISM fazem suas provas.