Eles v?m de fora para estudar aqui Alunos de todos os cantos do Mundo v?m para cidade estudar na UFJF. Em abril haver? sele??o para estudantes da Federal realizar o interc?mbio

Thiago Werneck
*Colabora??o
24/03/2007

Chihiro ela est? h? 1 m?s no pa?s Uma cidade acolhedora e receptiva. Esta ? a impress?o que Juiz de Fora passa para os cerca de 50 estudantes estrangeiros que, hoje, estudam na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Acad?micos de pa?ses como Jap?o, Alemanha, Portugal, Estados Unidos, Argentina, Guin? Bissau, Cabo Verde e Angola escolhem Juiz de Fora para aprimorar o portugu?s, conhecer uma nova cultura e at? mesmo para se exilar politicamente.

Muitos v?em Juiz de Fora como a melhor op??o, por possuir uma Universidade aberta para receber estrangeiros e n?o ser vista como uma cidade violenta como os grandes centros urbanos. A japonesa, Chihiro Kobayashi (foto), escolheu a Juiz de Fora por ela ser mais segura que outros locais. "Estou gostando muito. As pessoas s?o gentis e quero aprender o portugu?s, a sambar e tamb?m tudo sobre a culin?ria brasileira", conta. Chihiro e outros cinco estudantes do Jap?o devem ficar uma ano em JF e est?o hospedados em casas de fam?lias juizforanas e de amigos que conheceram na cidade. Eles vieram para o pa?s, atrav?s de um conv?nio entre UFJF e a Universidade japonesa em que estudam.

Susanne Gather, Claudia e Romana Pieters- alem?s em JF ? o mesmo caso da alem? Cl?udia Schwas (na foto ao centro) que tinha a op??o de ir para Salvador, Curitiba ou Juiz de Fora. "Acabou que definimos por Juiz de Fora. Fugimos um pouco das capitais. Achei todos muito acolhedores e quero conhecer ainda mais a cidade e todo o pa?s", ressalta. As amigas esperam ir bem na faculdade para aprenderem melhor o portugu?s.

A diversidade cultural n?o para por a?. Al?m de asi?ticos e europeus, os africanos est?o em grande n?mero da cidade. Um exemplo ? o angolano, Jofre Massoxe (foto), que estuda direito h? tr?s na UFJF e veio ao Brasil como refugiado pol?tico de seu pa?s, que h? apenas quatro anos saiu de uma guerra civil. "Aqui tive a oportunidade de dar continuidade aos meus estudos. J? fiz grandes amigos e cada vez aprendo mais com eles", destaca.

Jofre Jofre quer fazer seu mestrado em Juiz de Fora para ent?o retornar ? ?frica, levando na bagagem tudo que aprendeu por aqui. "Quero que todo esse tempo no Brasil valha a pena para minha comunidade. Pretendo ajudar o desenvolvimento humano de Angola, passar conhecimentos e ideais de paz, justi?a e solidariedade que aprendi em Juiz de Fora, uma cidade tranq?ila e boa de se viver", conta o angolano.

Outro que j? est? h? mais tempo em Juiz de Fora ? Jair Braima Jal? (foto abaixo), de Guin? Bissau. O estudante cursa ci?ncias biol?gicas na UFJF e, apesar de adorar a cidade, sente saudades de seu pa?s. "Devo ficar mais tr?s anos por aqui e acredito que n?o vou conseguir dinheiro para visitar meus parentes. ? complicado. Gostaria muito de passear por l? antes de me formar", lamenta Jair. Sua estadia no Brasil faz parte de um programa do Minist?rio do Exterior e do Minist?rio da Educa??o: o PEC-G que traz estrangeiros de pa?ses subdesenvolvidos da ?frica e da Am?rica Latina para estudar no Brasil seguindo solicita?es dos estudantes em embaixadas brasileiras. (saiba mais sobre este programa, clicando aqui)

O objetivo da UFJF ao promover conv?nios com institui?es de outros pa?ses e trazer estudantes de fora ? internacionalizar a Universidade. A coordenadora do CRI, Centro de Rela?es Internacionais da UFJF, Rossana Melo (foto abaixo), afirma que essa ? uma aposta da institui??o, para ter reconhecimento e atrair pesquisas. "Nossa meta ? nos inserir no contexto mundial para crescer. Os pr?prios alunos que conhecem Juiz de Fora se tornam nossos embaixadores em outros pa?ses, contando tudo que viveram na Universidade", ressalta.

Jair- africano h? um ano em JF Rossana coordenadora de CRI da UFJF

Como ir para o exterior
A primeira exig?ncia para poder participar do interc?mbio da UFJF ? ser aluno da institui??o. Os interessados ainda devem ter conhecimento intermedi?rio da l?ngua do pa?s para onde pretendem viajar. A oportunidade de ir para Estados Unidos, Jap?o e Europa deve ser aberta em abril quando a Universidade abre edital de sele??o.

*Thiago Werneck ? estudante de jornalismo da UFJF