Muito estudo e v?rias ?reas de atua??o


O professor e f?sico-qu?mico Luiz Fernando Cappa de Oliveira fala sobre o mercado de trabalho para o qu?mico. Clique no ?cone ao lado e veja algumas dicas importantes que o aluno precisa levar em conta!

Leia!

Rita Couto
*colabora??o
15/06/2005

Se voc? acha que o profissional de qu?mica s? pode dar aulas e que as disciplinas ensinadas na faculdade s?o como as estudadas no segundo grau, preste aten??o e descubra como as ?reas de atua??o de um qu?mico s?o mais amplas do que voc? imagina!

O curso de Qu?mica oferece aos estudantes duas modalidades profissionais: a licenciatura e o bacharelado.

O licenciado em Qu?mica pode ser professor do ensino m?dio e o bacharel dedica-se ? pesquisa e tem a possibilidade de trabalhar no setor industrial, acad?mico e empresarial.

"O qu?mico com uma s?lida forma??o pode trabalhar em ind?strias de base, de f?rmacos, de pl?sticos, petroqu?micas, at? mesmo a ?rea de oceanografia tem oferecido oportunidades para o profissional bem preparado", explica o f?sico-qu?mico Luiz Fernando Cappa de Oliveira (foto ao lado), professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

De acordo com Rosana Colombara, coordenadora e professora do curso na UFJF, o mercado de trabalho ? extenso por causa da interface da Qu?mica com quase todas as outras ?reas da ci?ncia, como biologia, medicina, geologia e f?sica.

"O qu?mico pode atuar desde a s?ntese, que ? a execu??o e o planejamento, de in?meros insumos b?sicos, quer sejam inorg?nicos ou org?nicos, at? o controle de qualidade de mat?rias primas e produtos acabados para ind?strias dos mais variados segmentos, como farmac?utico, alimentar, cosm?ticos, agricultura, sider?rgica, dentre tantos outros", explica a coordenadora.

"Pode-se ressaltar ainda outro campo de atua??o bastante importante que ? o controle e preserva??o do meio ambiente atrav?s de novos processos industriais, avalia??o do n?vel de poluentes e m?todos para tratamentos de res?duos. Dependendo do direcionamento da carreira, o Qu?mico pode ocupar cargos como chefe, supervisor, analista, pesquisador ou professor universit?rio, quer seja em ind?strias, ?rg?os p?blicos ou ainda em institui?es de pesquisa ou ensino superior", continua.


Segundo o professor H?lio Ferreira dos Santos, a Qu?mica ainda ? uma Ci?ncia experimental.
"Alguns aspectos a que nos dedicamos na Qu?mica n?o t?m, aparentemente, uma raz?o. ?s vezes fazemos todo um estudo de uma mol?cula apenas porque ? interessante", conta.

"O curso que oferecemos na UFJF apresenta a Qu?mica como uma ci?ncia b?sica, sem o perfil tecnol?gico. A maioria dos universit?rios que se formam aqui fazem p?s-gradua??o, mestrado e seguem a linha acad?mica, ministrando aulas no segundo grau", explica o professor.

Al?m da Qu?mica

"O jovem que pensa em fazer o curso tem que se preparar para estudar. Al?m disso, tem que gostar muito de f?sica e matem?tica, pois a forma??o de um qu?mico tamb?m envolve essas diciplinas e por isso muitos se assustam quando chegam na faculdade", continua H?lio.

O susto ? bem comum entre os calouros. Fabr?cia Alves (foto ao lado), aluna do sexto per?odo, conta que, quando ingressou na universidade, achou muito diferente a qu?mica ensinada no col?gio e a ensinada no curso.

"Eu levei um susto quando entrei na faculdade! N?o esperava ter que estudar tanta f?sica e matem?tica. O curso de qu?mica ? muito bom, mas o aluno tem que se dedicar e estudar bastante", comenta.

A faculdade

Com dura??o de quatro anos, a UFJF ? a ?nica institui??o de ensino superior que oferece o curso de Qu?mica em Juiz de Fora.
No in?cio, a faculdade oferece disciplinas b?sicas de Matem?tica, F?sica e das quatro ?reas da Qu?mica: Inorg?nica, Org?nica, F?sico-Qu?mica e Anal?tica. Depois, o aluno tem a possibilidade de direcionar o seu curso para licenciatura, complementando sua forma??o com disciplinas da ?rea de educa??o, que o habilitam a lecionar no ensino m?dio, ou para o bacharelado, no qual o estudante amplia e aprofunda os conhecimentos em cada uma das ?reas da Qu?mica.

Diferen?a

Muitas pessoas se perguntam qual a diferen?a entre o qu?mico e o bioqu?mico. A resposta ? bem simples. O professor Luiz Fernando diz que o bioqu?mico se difere do qu?mico por se dedicar exclusivamente aos sistemas vivos, ?s forma?es org?nicas e que, por isso, est?o diretamente ligados ao curso de Farm?cia.

*Rita Couto ? estudante do terceiro per?odo de Comunica??o Social da UFJF