Jornalista: o profissional da informa??o Nem s? de televis?o, r?dio e jornal
vive um profissional da ?rea

Thiago Werneck
*Colabora??o
12/04/2007

Quem nunca teve o sonho de aparecer na televis?o, ser apresentador ou rep?rter de um jornal famoso? Ter um programa de audi?ncia, entrevistar famosos ou ser locutor de uma r?dio? Mas se ilude quem acredita que o jornalismo ? o passaporte para o glamour. O caminho para chegar at? esse ponto ? ?rduo e est? cada vez mais dif?cil.

Hoje o mercado de r?dio, TV e jornal impresso est? cada vez mais restrito. A comunica??o empresarial, assessoria de imprensa e o jornalismo on-line s?o as principais alternativas de emprego para os rec?m formados.

A coordenadora do curso de Jornalismo de uma institui??o de ensino superior de Juiz de Fora, Maristela Rocha (foto abaixo), ressalta que s? quem apresentar algum diferencial entrar? no mercado. "S? quem tem muitas habilidades em diversas ?reas vai se dar bem. ?s vezes, h? muita ilus?o e a realidade ? dura, com um mercado com pouca abertura e baixos sal?rios", avalia.

Mas nem s? por dificuldades passa o profissional da ?rea. Maristela destaca que o aluno que n?o fica s? em sala de aula pode ter sucesso na profiss?o.

"O estudante tem que ser multim?dia, conhecer l?nguas estrangeiras, saber de tudo um pouco. Esse ? o perfil de um profissional vencedor. Acredito no esp?rito de empreendedorismo do aluno, que s? assim vai ter sucesso. ? um curso para quem sabe que vai gostar da profiss?o. Tem que haver paix?o e entrega", analisa.

Para Maristela, o profissional de hoje, n?o s? o jornalista, precisa "vender" seu trabalho. "Quem entra no mercado tem que mostrar algo novo, oferecer algum diferencial", ressalta. O profissional da ?rea tem que ser jornalista 24 horas, trabalhar aos s?bados e at? mesmo em feriados e domingos. N?o pode parar um minuto, e pode ser chamado a qualquer momento do dia para fazer uma reportagem de plant?o cobrindo algo que tenha acontecido de madrugada, por exemplo.

O dia-a-dia do jornalista

Jornalista Marise Baesso Jornalista h? 14 anos, Marise Baesso (foto) lembra que o dia-a-dia ? sempre corrido e que o esp?rito de indigna??o ? essencial na profiss?o. "Quem vai entrar na ?rea, hoje, tem primeiro que ler muito e ter um bom texto. Em seguida ? preciso ter curiosidade, buscar a not?cia, investigar as informa?es e ter muito cuidado na hora de redig?-las", afirma.

Os desafios da profiss?o n?o param por a?. Marise conta que tem que se desdobrar em dois empregos para levar uma vida financeira mais sossegada. "O sal?rio ? baixo, ent?o para ficar bem, o ideal ? ter dois empregos. E isso aumenta ainda mais a correria. ? uma loucura. Temos que achar um assunto que possa virar not?cia, apurar, pesquisar e tudo com um tempo pr?-determinado de entrega", conta.

Segundo Marise, n?o adianta pensar que o jornalista vai mudar o mundo e melhorar a situa??o do pa?s atrav?s de um jornal. "Escolhi a profiss?o porque eu tinha essa ideologia de resolver todos os problemas da sociedade com meu trabalho. Era um pensamento bem rom?ntico. Porque na verdade voc? tem que seguir a ideologia da empresa. Mas mesmo assim, as den?ncias que publicamos diariamente, o fato de mostrarmos a realidade e ajudarmos a comunidade j? traz grande satisfa??o", conta.

Na assessoria de imprensa

Jornalista, Mila Pernisa Foi para fugir um pouco dessa correria e da press?o di?ria, sofrida nos meios de comunica??o, que a jornalista Mila Barbosa Pernisa (foto) escolheu trabalhar na ?rea da assessoria de imprensa. "Existe press?o tamb?m, mas n?o ? tanta. Tamb?m n?o h? correria do dia-a-dia. Criatividade e estar sempre atualizada ? essencial nesta ?rea da nossa profiss?o", relata Mila.

O assessor de imprensa ? respons?vel pelo contato da empresa, ou personalidade, com os meios de comunica??o. Mila explica que a forma de trabalho varia de acordo com o cliente. "Na maioria das vezes, nosso papel ? transformar a not?cia de uma empresa em interesse p?blico. Temos que estar sempre atentos a v?rios assuntos e acompanhar os jornais com olhos atentos, para fazer com que nosso cliente saia na m?dia", resume.

Muitas vezes, este trabalho de assessoria se transforma em gestor de comunica??o o que implica em mais fun?es e outras diferentes tarefas."Passa a ser nosso papel fazer o jornal da empresa, promover a comunica??o entre funcion?rios entra outras atividades. N?o basta empurrar um release(texto informativo da empresa) para imprensa. Tem que haver um gancho para que nosso cliente possa ter uma propaganda gratuita na m?dia", revela Mila.

O curso de Jornalismo

Materiais de um jornalista Nas faculdades de jornalismo de Juiz de Fora os estudantes come?am vendo bastante teoria. Entre as disciplinas podem aparecer, de acordo com cada institui??o, sociologia, antropologia, realidade s?cio- pol?tico econ?mica do Brasil s?o as mat?rias do primeiro ano do curso. Maristela lembra que, apesar disso, tudo est? sempre relacionado com a pratica. "Os professores sempre relacionam a parte te?rica com o que os estudantes v?o encontrar mais para frente nas mat?rias pr?ticas", afirma.

Depois de ver mat?rias como teorias da comunica??o, est?tica e culturas de massa, o acad?mico faz mat?rias pr?ticas, envolvendo-se com jornal impresso e hiperm?dia, seguidos de r?dio e televis?o. Na maioria das faculdades o curso tem quatro anos de dura??o e o rec?m-formado pode trabalhar em qualquer empresa e meio de comunica??o.

Faculdade em JF

As op?es do curso de Jornalismo, em Juiz de Fora, aparecem em cinco institui?es, atualmente.


*Thiago Werneck ? estudante de jornalismo da UFJF