Educação
Jornalista: o profissional da informação
Nem só de televisão, rádio e jornal
vive um profissional da
área
*Colaboração
12/04/2007
Em arquivo:
Quem nunca teve o sonho de aparecer na televisão, ser apresentador ou repórter de um jornal famoso? Ter um programa de audiência, entrevistar famosos ou ser locutor de uma rádio? Mas se ilude quem acredita que o jornalismo é o passaporte para o glamour. O caminho para chegar até esse ponto é árduo e está cada vez mais difícil.
Hoje o mercado de rádio, TV e jornal impresso está cada vez mais restrito. A comunicação empresarial, assessoria de imprensa e o jornalismo on-line são as principais alternativas de emprego para os recém formados.
A coordenadora do curso de Jornalismo de uma instituição de ensino superior de Juiz de Fora,
Maristela Rocha (foto abaixo), ressalta que só quem apresentar algum diferencial entrará no mercado.
"Só quem tem muitas habilidades em diversas áreas vai se dar bem. Às vezes, há
muita ilusão e a realidade é dura, com um mercado com pouca abertura e baixos salários"
,
avalia.
Mas nem só por dificuldades passa o profissional da área. Maristela destaca que o aluno que não fica só em sala de aula pode ter sucesso na profissão.
"O estudante tem que ser multimídia, conhecer
línguas estrangeiras, saber de tudo um pouco. Esse é o perfil de um profissional vencedor. Acredito
no espírito de empreendedorismo do aluno, que só assim vai ter sucesso. É um curso para quem sabe
que vai gostar da profissão. Tem que haver paixão e entrega"
, analisa.
"Quem entra no mercado tem que mostrar algo novo, oferecer algum diferencial", ressalta. O profissional da área tem que ser jornalista 24 horas, trabalhar aos sábados e até mesmo em feriados e domingos. Não pode parar um minuto, e pode ser chamado a qualquer momento do dia para fazer uma reportagem de plantão cobrindo algo que tenha acontecido de madrugada, por exemplo.
O dia-a-dia do jornalista
Jornalista há 14 anos,
Marise Baesso (foto) lembra que o dia-a-dia é sempre corrido e que o espírito de
indignação é essencial na profissão.
"Quem vai entrar na área, hoje, tem primeiro que ler muito e ter um bom texto. Em seguida é preciso ter curiosidade, buscar a notícia, investigar as informações e ter muito cuidado na hora de redigí-las"
,
afirma.
Os desafios da profissão não param por aí. Marise conta que tem que se desdobrar em dois
empregos para levar uma vida financeira mais sossegada.
"O salário é baixo, então para ficar bem, o ideal é ter dois empregos. E isso aumenta ainda mais a correria. É uma loucura. Temos que achar um assunto que possa virar notícia, apurar, pesquisar e tudo com um tempo pré-determinado de entrega"
,
conta.
Segundo Marise, não adianta pensar que o jornalista vai mudar o mundo e melhorar a situação do
país através de um jornal.
"Escolhi a profissão porque eu tinha essa ideologia de resolver todos os problemas da sociedade com meu trabalho. Era um pensamento bem romântico. Porque na verdade você tem que seguir a ideologia da empresa. Mas mesmo assim, as denúncias que publicamos diariamente, o fato de mostrarmos a realidade e ajudarmos a comunidade já traz grande satisfação",
conta.
Na assessoria de imprensa
Foi para fugir um pouco
dessa correria e da pressão diária, sofrida nos meios de comunicação, que a jornalista Mila
Barbosa Pernisa (foto) escolheu trabalhar na área da assessoria de imprensa.
"Existe pressão também, mas não é tanta. Também não há correria do dia-a-dia. Criatividade e estar sempre atualizada é essencial nesta área da nossa profissão"
,
relata Mila.
O assessor de imprensa é responsável pelo contato da empresa, ou personalidade, com os meios de
comunicação. Mila explica que a forma de trabalho varia de acordo com o cliente.
"Na maioria das vezes, nosso papel é transformar a notícia de uma empresa em interesse público. Temos que estar sempre atentos a vários assuntos e acompanhar os jornais com olhos atentos, para fazer com que nosso cliente saia na mídia"
,
resume.
Muitas vezes, este trabalho de assessoria se transforma em gestor de
comunicação o que implica em mais funções e outras diferentes
tarefas."Passa a ser nosso papel fazer o jornal da empresa, promover
a comunicação entre funcionários entra outras atividades. Não basta empurrar um
release(texto informativo da empresa) para imprensa. Tem que haver um gancho
para que nosso cliente possa ter uma propaganda gratuita na mídia"
, revela Mila.
O curso de Jornalismo
Nas faculdades de jornalismo de Juiz de Fora os estudantes começam vendo
bastante teoria. Entre as disciplinas podem aparecer, de acordo com cada
instituição, sociologia, antropologia, realidade sócio-
político econômica do Brasil são as matérias do primeiro ano do curso.
Maristela lembra que, apesar disso, tudo está sempre relacionado com a pratica.
"Os professores sempre relacionam a parte teórica com o que os estudantes vão
encontrar mais para frente nas matérias práticas"
,
afirma.
Depois de ver matérias como teorias da comunicação, estética e culturas de massa, o acadêmico faz matérias práticas, envolvendo-se com jornal impresso e hipermídia, seguidos de rádio e televisão. Na maioria das faculdades o curso tem quatro anos de duração e o recém-formado pode trabalhar em qualquer empresa e meio de comunicação.
Faculdade em JF
As opções do curso de Jornalismo, em Juiz de Fora, aparecem em cinco instituições, atualmente.
*Thiago Werneck é estudante de jornalismo da UFJF
- 13/04/2007 » I Colóquio Internacional do Corpo Freudiano - Pesquisadores dos EUA e Europa estão confirmados para o evento
- 13/04/2007 » Intercâmbio para estudantes da Federal - Inscrições acontecem até dia 18 de abril para interessados em estudar nos EUA, Japão, Alemanhã, Portugal e Espanha
- 13/04/2007 » "Comunicação em todos os ângulos" - Estudantes, profissionais e pesquisadores podem participar de palestras para debater o dia-a-dia da Comunicação
- 13/04/2007 » Intercâmbio para alunos da UFJF - Inscrições acontecem até dia 18 de abril para interessados em estudar nos EUA, Japão, Alemanhã, Portugal e Espanha
- 14/04/2007 » Brinquedoteca - Atividades lúdicas auxiliam crianças no aprendizado
- 10/04/2007 » Curso de jornalismo policial - Atividades direcionadas para quem tem vontade de investigar, traduzir e o interesse pela responsabilidade social
- 10/04/2007 » Federal realiza IX Semana de Ciências Sociais - Alunos da UFJF e de outras instituições podem participar do evento
- Leia mais matérias em arquivo...