Biomolecular

Por


Medicina Biomolecular
Veja como a alimenta??o pode trazer equil?brio para o corpo e evitar doen?as como o c?ncer

Fernanda Monteiro
03/02/2004

A m?dica homeopata Maria C?lia Couto fala sobre a import?ncia de um programa de populariza??o dos alimentos integrais

Hamb?rgueres suculentos com batatas fritas, doces coloridos, bebidas de sabores ex?ticos... Ap?s a Segunda Guerra Mundial, os alimentos tornaram-se mais saborosos e atraentes, por?m menos nutritivos. Este d?ficit desequilibra o organismo e provoca v?rias das doen?as da atualidade.

Hipoglicemia funcional, diabetes, hipertens?o, hiperatividade, artropatias, depress?o e c?ncer. Doen?as como estas, que todos os dias tiram centenas de pessoas do trabalho, levando-as at? a morte, poderiam ser evitadas. ? o que pressup?e a chamada Medicina Biomolecular.

A medicina biomolecular atua na preven??o e no tratamento de doen?as a partir do equil?brio metab?lico/energ?tico do organismo. Ela segue um pensamento simples: introduzir nas c?lulas os elementos qu?micos que estejam faltando e retirar os elementos em excesso. A estrat?gia ? utlizada pelo campo da bioqu?mica, da nutri??o, da ecologia sist?mica, entre outros.

O nome biomolecular existe desde o in?cio da bioqu?mica, h? mais de 150 anos, e significa a bioqu?mica aplicada ? cl?nica. No entanto, durante algum tempo se difundiu o termo ortomolecular, que acabou ganhando apelo de marketing pessoal e foi associado a tratamentos com superdosagem, principalmente de vitaminas.

A medicina biomolecular ? voltada para o acompanhamento gradual do indiv?duo. O m?dico que utiliza o m?todo, busca descobrir quais nutrientes essenciais est?o em d?ficit, se existem metais t?xicos no organismo, como est?o funcionando o sistema end?crino e os sistemas de excre??o e se existe alguma intoler?ncia ou alergia alimentar por parte do paciente. Para isso, ele pode observar cerca de 400 sinais e sintomas e pedir a an?lise de minerais no cabelo (mineralograma capilar). A partir da?, ministra os nutrientes necess?rios e acompanha as rea?es do paciente.

Nutri??o

A principal arma da Medicina Biomolecular ? a orienta??o alimentar global, que buscar tirar o m?ximo de benef?cios dos alimentos. "Existem estudos s?rios com resultados bastante interessantes a respeito dos nutraceuticos, alimentos que evitam ou combatem certas doen?as", confirma o professor da Faculdade de Farm?cia e Bioqu?mica da UFJF, Jo?o Evangelista de Paula Reis.

Veja mais sobre alguns alimentos clicando aqui. Quem d? as dicas ? a m?dica homeopata Maria C?lia Couto Teixeira.

Radicais Livres

Outro conceito bastante difundido dentro da medicina biomolecular ? o de radicais livres. O professor explica que existe um radical livre quando alguma part?cula qu?mica cont?m um ?tomo com el?trons n?o emparelhados, e, portanto, altamente reativo.

De todo o oxig?nio dispon?vel pela c?lula, 95% se transforma em energia. Os outros 5% s?o transformados no metabolismo em radicais livres de oxig?nio. O organismo utiliza estes radicais para realizar v?rias rea?es fisiol?gicas. "O excesso de radicais livres que ? prejudicial, como qualquer outro elemento em excesso", esclarece Reis.

No entanto, existem pesquisadores que acreditam que haja rela??o direta dos radicais livres com o processo de envelhecimento. Por outo lado, se o racioc?nio fosse seguido, os atletas estariam mais expostos ao envelheimento precoce, j? que consomem mais oxig?nio. Portanto, ainda ? cedo para afirmar qualquer rela??o.

Estrat?gia Biomolecular para a comunidade

Apesar da estrat?gia biomolecular ser voltada para ao indiv?duo, ? poss?vel pensar em programas voltados para a comunidade, pricipalmente no que diz respeito ? alimenta??o preventiva. Este ? o sonho da m?dica Maria C?lia . "? essencial fazer um programa de incentivo ? alimenta??o integral. Tornando estes alimentos mais acess?veis ?s pessoas mais pobres. Deveriam ser bem mais baratos, j? que n?o foram refinados", pede a m?dica. Ela esclarece que o gr?o integral possui mais nutrientes e n?o cont?m aditivos qu?micos como alvejantes e corantes. "Comendo o alimento integral, a pessoa vai ter mais resist?ncia, precisando comer menos quantidade", completa.

A campanha nacional Fome Zero trouxe a pauta da desnutri??o ? tona. A quantidade de alimentos doados cresceu, mas n?o foi acompanhada por uma evolu??o nutricional na doa?es. A diretora do Instituto Maria, Rakel Derby de Oliveira Dutra conta que dificilmente recebe dos doadores alimentos com alto valor nutritivo como frutas e cereais como aveia. A coordenadora de Atendimento Comunit?rio da AMAC de Juiz de Fora, Luciane de Carvalho, prev? que ainda em 2004, comece uma campanha educativa junto ?s comunidades, com o objetivo de ensinar as pessoas a aproveitarem melhor os alimentos. No entanto, a substitui??o de itens refinados por integrais nas sextas b?sicas fornecidas ainda n?o est? nos planos. "? preciso respeitar tamb?m os h?bitos alimentares da fam?lias", justifica a assistente social.