Professores da UFJF e greve Presidente do sindicato dos professores afirma que n?o h? nada definido

Renato Costa
Colabora??o*
30/01/2007

Embora os servidores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) j? sinalizem a possibilidade de paralisar suas atividades em 2007, os professores n?o tem nenhuma posi??o definida com rela??o ao assunto.

De acordo com o presidente da Associa??o dos Professores da UFJF (Apes/JF), Marcos Freitas, n?o h? discuss?o nesse sentido. "Qualquer indicativo de greve s? acontece depois do Congresso Nacional da Andes (Sindicato Nacional dos Docentes de Ensino Superior). Mesmo assim, s? acontece a greve propriamente dita quando todas as possibilidades de negocia??o com o governo chegam ao fim", explica.

Segundo Marcos, assuntos como perdas salariais, equipara??o dos sal?rios entre docentes ativos e aposentados e as reformas universit?ria e da Previd?ncia ser?o pauta no Congresso, que acontece de 27 de fevereiro (ter?a) a 04 de mar?o (domingo), em Campina Grande (PB). "N?o ? da nossa vontade fazer greve. Ela ? um recurso que pode ser utilizado, mas s? chegamos a esse ponto quando o governo assume uma posi??o contr?ria aos professores, ou n?o cumpre o que foi acordado", explica.

Renato Costa ? estudante do 10? per?odo de jornalismo da UFJF