Educação

Colégios de JF se destacam na avaliação do Enem Três dos dez melhores colégios públicos do estado estão na cidade. Viçosa fica com a primeira posição nacional. Confira o ranking em JF

09/02/2007
O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e trouxe boas surpresas para Juiz de Fora e cidades da região. Na avaliação do MEC, três escolas da cidade se destacaram entre as dez melhores. Seja no quesito nacional, estadual ou na contagem entre públicas federais, estaduais ou municipais.

O primeiro lugar do país e do estado ficou na região, na cidade de Viçosa. O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (Coluni) conquistou uma média nacional de 70,84 pontos.

O melhor colégio do país, segundo o resultado do Enbem, seleciona os alunos por meio de um processo seletivo (conhecido como vestibulinho) e oferece 150 vagas para o 1º ano do ensino médio. Para se ter uma idéia, a concorrência do vestibulinho deste ano foi de 10,39 candidatos por vaga.

Na região também se destacam o Cadetes do Ar de Barbacena, que ficou com a 4ª posição estadual e também o Instituto Nossa Senhora do Carmo (veja quadro abaixo).

Juiz de Fora abocanhou bons números. No ranking das escolas públicas do estado, no qual as instituições federais de ensino também são levadas em conta, assim como as estaduais e municipais, o Colégio Militar de Juiz de Fora ficou com o quinto lugar, o Colégio Técnico Universitário (CTU) em 6º e o Instituto Cândido Tostes na 9ª posição.

Dos colégios analisados em Juiz de Fora a ordem segundo as notas no Enem e classificação de melhores na cidade ficou a seguinte, em ordem crescente: Santa Catarina, Colégio Militar, CTU, Opção Vestibulares, Apogeu, Academia de Comércio, Cândido Tostes, Santos Anjos, Meta e Monteiro Lobato.

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.