Artigo
Pintas

10/04/2001


Todos n?s temos em m?dia 40 a 60 pintas. Elas se manifestam em diferentes cores, tamanhos e formatos. Algumas s?o chatas, outras elevadas, grandes ou pequenas. Podem aparecer em qualquer lugar da pele, sozinhas ou em grupo. Fique atento se elas mudarem rapidamente de apar?ncia!

As pintas podem ser um sinal sexy na mulher, como ? a da Cindy Crawford ou a pinta na perna da apresentadora Ang?lica. Mas nem todas as pintas s?o charmosas! Elas podem ser muito altas, grandes, podem conter cabelos escuros ou serem perigosas.

As pintas est?o determinadas antes de a pessoa nascer. A maioria aparece nos primeiros 20 anos de vida, apesar de algumas se manifestarem mais tardiamente. O sol, gravidez e anticoncepcional podem aumentar o n?mero de pintas.

S?o geralmente no in?cio chatas, rosadas, lembrando uma sarda. Com o tempo elas aumentam lentamente de tamanho, de cor e podem desenvolver cabelos.

Tipos de Pintas

  • Certos tipos de pintas t?m maior chance de se malignizarem, e podem desenvolver uma forma de c?ncer de pele chamada Melanoma Maligno.

  • Queimaduras solares e pessoas com grandes n?meros de pintas (maior que 100 pintas) tamb?m tem maior risco de desenvolver melanoma.

  • Um entre 100 pacientes apresentam pintas j? ao nascimento, e s?o chamadas Nevos Cong?nitos. Estas pintas que j? nascem com o paciente t?m maior chance de desenvolver melanoma do que as pintas que aparecem tardiamente, principalmente se o nevo congenito ? maior que 8 inches.

  • Pintas conhecidas como Nevo Displ?stico ou Pintas at?picas s?o maiores que a m?dia (usualmente maiores que um fundo de l?pis) e com formatos e bordas irregulares. Tendem a ter tons diferentes de cor dentro dela. T?m maior chance de se malignizarem, e o paciente deve visitar periodicamente o dermatologista.

  • Pintas em ?reas de trauma e em mucosas como oral e genital devem ser avaliadas periodicamente.

  • Pintas em unhas t?m grande chance de malignizar. ?s vezes se manifestam como faixa escura nas unhas.

Auto Exame

? muito importante o auto exame do paciente, a fim de ver se alguma pinta est? modificando rapidamente. Os sinais de maligniza?ao de uma pinta - o ABCD do melanoma:

Quais s?o os sinais que sugerem que a pinta pode estar se malignizando?


De Assimetria: fique atento se uma metade da les?o ? muito diferente da outra metade

De Borda: bordas da pinta ficam subitamente rasgadas, borradas ou irregulares

De cor: n?o ? bom sinal se houver v?rios tons de marrom, preto, vermelho, branco ou azul dentro de uma s? pinta

De di?metro: quando o di?metro de uma pinta ? maior que 6 mm

Outras manchas escuras da pele:

Voc? tamb?m pode encontrar pontos escuros na sua pele que n?o s?o nevos. Podem ser as sardas, que diminuem no inverno e aumentam no ver?o, aparecem em ?reas expostas, e s?o mais comum em pessoas claras.

Com a idade aparecem tamb?m as queratoses act?nicas, que s?o asperezas ou verrugas pequenas e claras em ?reas expostas ao sol. As queratoses seborreicas s?o p?pulas amarronzadas, verrucosas, que muito raramente evoluem para c?ncer de pele.

Tratamento das Pintas

A maioria n?o requer tratamento.
As que devem ser tratadas s?o as que aumentam rapidamente de tamanho, forma ou cor, quando sangram, co?am, d?em ou apareceram a primeira vez ap?s os 20 anos.

Muitos pacientes querem tirar pintas que est?o em ?reas facilmente traumatiz?veis, como em ?reas de barba, em locais onde a roupa pode irritar, ou porque s?o inest?ticas.

O melhor jeito de tirar uma pinta ? com o bisturi, cortando bem em profundidade e depois suturar. Normalmente ? um procedimento muito r?pido, feito com anestesia local igual ? de dentista...

A cicatriz fica excelente ou impercept?vel quando a pinta ? na face, pesco?o e dobras. Pintas no tronco e membros podem deixar pequenas cicatrizes. Sempre deve-se fazer infiltra??o intralesional de cortic?ide imediatamente ap?s a retirada da pinta se o paciente j? tem hist?ria pr?via de quel?ide.

Mensagem sobre o c?ncer de pele

Leitores,
N?o se preocupem tanto com o c?ncer de pele. ? realmente uma realidade no Brasil com clima tropical e onde as pessoas curtem tanto o sol! Mas ? uma doen?a facilmente diagnosticada, tratada e curada. Para isso deve-se procurar um especialista periodicamente ou sempre que notar alguma verruga ou pinta diferente!


Cristina Mansur
? dermatologista, professora e chefe
da disciplina de Cosmiatria do Servi?o
de P?s-Gradua?ao em Dermatologia da UFJF.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de dermatologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A m?dica Cristina Mansur aguarda suas sugest?es no e-mail mansur@jfservice.com.br