Artigo

A voz no teatro - parte I

O homem ? aquilo que ele consegue comunicar

21/02/2002

A voz ? primordial no teatro, t?o importante que por si s? pode incrementar os textos. Em primeiro lugar, ? preciso encontrar seus centros de proje??o, situados no diafragma, cora??o e alto da cabe?a.

Pulsa?es, ritmos, contra?es, gritos, n?s de vibra?es e de contradi?es s?o bases corporais. Tudo isto est? impl?cito na t?cnica vocal que o ator deve possuir para produzir sentido.

O processo de cria??o de sentido na arte dram?tica implica que o ator deve desaprender as usuais regras que reduzem seu corpo a um simples porta-voz. O objetivo ? que a voz do ator torne-se m?sica vocal e dirija-se n?o apenas ? orelha, mas, sim, ao corpo inteiro. M?sica percebida pela caixa tor?cica, pelos pulm?es e pelo ventre.

Para tal, sugere-se ao ator o seguinte treinamento vocal:

  1. Procurar colocar e projetar a voz
  2. Desenvolver exerc?cios de descri??o vocal-fonol?gica (descrever com a sua voz o que v? ou o que sente, explorando os ritmos f?nicos, as puls?es sonoras, os diversos centros ressonadores e at? mesmo todas as possibilidades vocais, inclusive a dos sentidos pelos sons)
Esses exerc?cios constituem n?o s? uma prepara??o t?cnica do ator como tamb?m apresentam elementos de base expressiva tais como as entona?es, as pausas, as linhas mel?dicas e as articula?es ?teis ao trabalho do artista em cena.

A postura corporal tamb?m ? fundamental para uma boa proje??o vocal. Por outro lado, a explora??o da voz ? um dos elementos mais interessantes na arte dram?tica. Alguns diretores teatrais contempor?neos prop?em ao ator temas que dever?o ser desenvolvidos de forma expressiva atrav?s de sua voz.

A t?tulo de exemplo, poder?amos citar o tema da velha casa abandonada que o artista procurar? descrever com sons vocais extra?dos do fundo da garganta, liberando toda a carga emocional vinda do inconsciente, como o medo, a ang?stia, a tristeza e o sentimento de perda.

Esses exerc?cios vocais devem ser trabalhados com o ator, orientado pelo diretor de teatro e pelo o fonoaudi?logo, especialista em voz.

Colabora??o da autora Linda Bulik, extra?da do livro Comunica??o e Teatro, em lan?amento pela Editora Arte e Ci?ncia.


Cal Coimbra
? psic?loga e fonoaudi?loga especialista em voz
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail calcoimbra@jfservice.com.br