Mulher


Artigo
Cremes para rejuvenescimento
O que existe de eficaz para tornar a pele mais jovem
::: 8/10/2002

Com o envelhecimento ocorre uma diminuição geral do metabolismo do organismo. A gordura da face diminui, os músculos faciais enfraquecem levando a flacidez, a pele afina, as fibras colágenas e elásticas já não têm tanto efeito firmador, a circulação periférica diminui, os radicais livres lesam as células. Vários cremes podem ser usados, cada um em diferentes níveis.

A receita da juventude também inclui hábitos saudáveis de vida, sono regular, alimentação equilibrada e principalmente alegria. Durante o Congresso Americana em Nova Orleans e o Congresso Mundial em Paris, foi mostrado o que existe de mais moderno e efetivo em rejuvenescimento. Produtos manipulados são personalizados e podem conter princípios ativos em maior concentração, mas os cosméticos do mercado estão excelentes e oferecem uma grande ajuda para driblar os efeitos do tempo.

Conheça os cremes mais usados

Retinóides tópicos: Estimulam a proliferação da pele e formação de colágeno novo, responsável pela distenção e elasticidade da pele. O ácido retinóico clássico (manipulado ou já pronto como Retin-A, Retinova ou Vitanol), apesar de ser antigo ainda é o melhor tratamento para foto-envelhecimento, manchas senis e asperezas cutâneas. Esses cremes são irritantes no início de seu uso, e devem ser utilizados gradativamente, em noites alternadas. Deve-se parar dois dias antes de tomar sol.

Existem outros retinóides menos irritante para a pele que não são tão incompatíveis com o sol e que também são eficazes, como a isotretinoina (Isotrex), adapalene (Differin) e o retinol ou retinaldeido (Healthy Skin anti-Wrinkle da Neutrogena, Radicaline Noturno Intensivo da Pierre Alexander, Phenomen-A da Christian Dior, Vitactive do Boticário, Ystheal Plus da Avene).

Vitamina C: É um potente anti-radical livre, ajuda a recuperar as células dos danos do sol, hidrata e dá brilho à pele. Os cremes à base de vitamina C podem ser manipulados na forma de VCP-Mg, uma forma mais estável. Também existem as fórmulas prontas em produtos como o Activ C (La Roche Posay), Chronos Gel C (Natura), Reti-C Concentré (Vichy), Force AC (Helena Rubinstein).

Dimetilaminoetanol ou Dmae: O dimetilaminoetanol é encontrado naturalmente em peixes como anchova, sardinha e salmão. Eleva os níveis de colina, substância que estrutura as fibras musculares. Com mais colina os músculos ganham mais tônus e ficam firmes. É necessário pelo menos 4 m de tratamento para obter resultados visíveis. Pode ser usado associado a Tirosina, hormônio tireoideano que potencializa o Dmae com Vitamina C, Estrogênios etc. Pode ser manipulado com receita médica a 5% para a face e a 15% para áreas flácidas no corpo.

Estrogênio: Melhora muito o turgor (distensão) da pele, inclusive em rosácea. Mesmo mulheres que fazem reposição hormonal não têm este benefício, por isso deve ser usado na forma de creme, quando não existe nenhuma contra-indicação do seu uso (história de câncer de mama ou útero).

Isoflavona da soja: Coadjuvante no tratamento rejuvenecedor em pessoas que não podem usar o estradiol Pode ser manipulado. Está na fórmula dos cremes Millenium Energist Revitalizing Emulsion (Elizabeth Arden), Collagenist (Helena Rubinstein), Soin Super Raffermissant (Orlane), Novadiol (Vichy).

Adenin furfuryladenina: É um fito hormônio, semelhante àquelas gotinhas que colocamos em violetas para darem flores mais tempo. Na pele, diminui seu afinamento, que acontece com a idade, dá brilho e hidrata. Pode ser manipulado, mas foi agora recentemente lançado como Kinerase.

Hidratantes: Impedem a evaporação da água da pele, como a glicerina, o silicone e aqueles que absorvem água para as células, como a uréia (Nutraderm), o lactato de amônia (Lactrex), as ceramidas, o ácido lático e o hialurônico.

Firmadores: Formam películas que esticam temporariamente a pele, causando efeito tensor e estimula produção do colágeno responsável pela sustentação dos tecidos. Não são milagrosos, porque não conseguem atingir camadas muito profundas da pele, onde ficam as fibras elásticas. São à base de proteínas de trigo, soja e extratos marinhos vegetais, como o Densité Lift (Biotherm), Precision Lift Serum Extrême (Chanel), Rénergie Intense Lift (Lancôme), Renew Force Extra (Avon).

Antioxidantes: Vitaminas C e E , coenzima Q10, polifenóis da uva e o chá verde.

Amelam (Krülig): É uma fórmula com muitos despigmentantes e ácidos, que vem sendo usada para clarear manchas e que também rejuvenesce.

Tratamento através dos anos

Como as necessidades da pele mudam com o passar dos anos, a formulação e a finalidade dos cosméticos também mudam para atender essas diferenças. Por isso, vão aqui algumas dicas de acordo com a idade.

Criança até 10 anos:: Começamos envelhecer quando nascemos, e tomamos os primeiros raios solares. Por isso, sempre usar filtro solar especial (que não arde nos olhos). Temos no mercado o Sundown, o Episol Infantil e o Minnesol.

Adolescente: Sempre tem tendência para cravos e espinhas, por isso, sugerimos:

  • Manhã: Filtro solar em gel (olhar na fórmula, deve estar escrito oil free, não comedogênico, não oleoso ou para pele acneica).
  • Noite: Retinóide tópico, pois além de evitar cravos e espinhas já começa a prevenir o envelhecimento.
    Adolescente com pele seca, deve usar Vit C local na forma de gel ou extrato fluido, porque hidrata e dá brilho.

    Entre 20-30 anos:

  • Pele Seca: Evitar sabonetes. Limpar com loção a base de azuleno.
    - Noite: Vitamina C em creme ou algum retinóide tópico em creme.
    - Manhã: Sempre filtro solar hidratante.
  • Pele Sensível:
    - Manhã: Filtro solar dá muita alergia, experimentar alguns hipoalergênicos como Cetaphil Hp, Spectraban T, Hidrafiloou Minnesol.
    - Noite: Vitamina C ou algum hidratante. Cuidado porque os retinóides podem causar irritação.
  • Pele Oleosa: Pode usar sabonetes, como Dove ou Theracne Sabonete Espuma, filtros solares sempre em gel, como Hidrafil Gel, Fluide Hydratant Biopur (Biotherm), Plénitude Activ Futur (LOreal), Spectraban T. Usar hidratante sempre oil free ou não comedogênico.

    Após 40 anos: Com a diminuição do estrógeno e o afinamento progressivo da pele, o cuidado deve ser especial. Apesar da polêmica recente, a reposição hormonal em dermatologia é muito importante. Normalmente a pele já está seca, devendo-se usar durante o dia cremes mais gordurosos e pela manhã hidratantes com filtros solares.

  • Manhã: Antes do filtro solar, usar cremes com estrógenos ou isoflavona ou adenin (provocam espeçamento da epiderme) + Vitamina C (que é anti-radicais livre) + DMAE (firmador) + Filtro solar. Podem ser manipuladas fórmulas que contenham todos estes componentes ou usar cada um isoladamente. Dar preferência para filtros solares com FPS altos (Helioblock 60 se existe tendências para manchas de sol) ou outros que sejam hidratantes e com FPS maior que 20.
  • Noite: Reaplicar os produtos e no lugar do filtro usar um retinóide.

    Valorizamos muito a medicina preventiva. As pessoas que começaram a se tratar mais cedo, realmente parecem mais jovens. Acredita-se que a nossa vida média muito breve será de 150 anos. Por isso, devemos começar a tratar desde cedo, para podermos envelhecer externamente com dignidade, e para nosso corpo poder acompanhar o interior, que poderá ser cada vez de maior lucidez e juventude.


    Cristina Mansur
    é dermatologista, professora e chefe
    da disciplina de Cosmiatria do Serviço
    de Pós-Graduaçao em Dermatologia da UFJF.
    Saiba mais clicando aqui.

    Sobre quais temas (da área de dermatologia) você quer ler novos artigos nesta seção? A médica Cristina Mansur aguarda suas sugestões no e-mail mansur@jfservice.com.br

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.