Artigo
A depila??o a laser realmente acaba com os p?los?
::: 10/06/2003

O termo correto deve ser redu??o definitiva dos p?los. O que ocorre ? que os p?los v?o ficando cada vez mais fino e claros, mais aceit?veis esteticamente, mas dif?ceis de serem totalmente exterminados.

Quanto mais escuro e grosso o cabelo, mais ele puxa a luz do laser para dentro do fol?culo at? a matriz do pelo, destruindo-a pelo calor. Portanto, o cabelo escuro ? como um p?ra-raio, captando essa energia. Se o cabelo for muito fino ou claro, n?o vai haver capta??o. Portanto, ap?s v?rios procedimentos, quando o cabelo j? estiver muito fino e claro, a efic?cia do m?todo diminui.

A grande novidade no momento ? o Meladine, produto americano que deve ser lan?ado no Brasil, mas que j? pode ser comprado por l?. O produto ? aplicado na regi?o de p?los brancos ou muito claros 15 dias antes do tratamento para pigmentar a matriz do cabelo, que ser? ent?o destru?da.

A efic?cia de todos os laseres existentes no mercado ? praticamente igual. O que varia ? a percep??o da dor no paciente: os tratamentos com laser que tem sistema de congelamento din?mico doem menos, possibilitando a depila??o em grandes ?reas como perna e tronco, em pouco tempo.

? muito importante que mulheres que t?m muito p?lo passem por uma avalia??o hormonal, j? que desequil?brios hormonais, como o que ocorre na S?ndrome dos Ov?rios Micropolic?sticos, produzem horm?nios masculinos respons?vel pelo aparecimento de novos p?los no corpo feminino. Assim, a paciente que sofre desse dist?rbio faz a depila??o e n?o v? resultados: na verdade, o p?lo tratado ? reduzido em n?mero e espessura, mas aparecem p?los novos, dando a impress?o de que o tratamento n?o foi eficiente.

O n?mero de sess?es varia com a cor da pele: quanto mais clara a pele e mais grosso o pelo, mais energia pode ser usada, o que garante um resultado melhor na ?rea a ser depilada - pernas e virilhas, por exemplo, respondem muito bem ao tratamento. P?los do queixo e bu?o (bigode) s?o os mais rebeldes, porque a matriz ? mais profunda mesmo se a paciente n?o tem dist?rbio hormonal. Nessas regi?es, a efic?cia do m?todo depende de cada organismo.

De qualquer forma, o laser ? um procedimento extremamente gratificante para aqueles que est?o insatisfeitos com seus p?los, em qualquer ?rea do corpo, pois pelo menos durante um m?s os pacientes se v?em livres deles. A pele fica mais lisa e o p?lo que nasce ? sempre mais fino e mais claro. Vale a pena experimentar!


Cristina Mansur
? dermatologista, professora e chefe
da disciplina de Cosmiatria do Servi?o
de P?s-Gradua?ao em Dermatologia da UFJF.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de dermatologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A m?dica Cristina Mansur aguarda suas sugest?es no e-mail mansur@jfservice.com.br