Artigo
AFASIA: quando a comunica??o est? comprometida
::: 18/06/2003

N?o ? mais preciso articular uma palavra!
H? tal exatid?o na face do sil?ncio
que o desenho da voz perdura, n?o se apaga !...

Carmem Carneiro

Muitas pessoas encontram-se privadas de se comunicar quando s?o afetadas nas ?reas cerebrais que est?o respons?veis pela comunica??o. Estamos falando sobre AFASIA, diagn?stico m?dico e fonoaudiol?gico reconhecido pelo comportamento ling??stico alterado, quando a causa ? uma les?o cerebral.

Alguns fatores s?o mais comuns nas pessoas, principalmente em adultos, como o derrame cerebral (Acidente Vascular Cerebral). Essa situa??o deixa a pessoa com problemas na linguagem oral e/ou na linguagem escrita, al?m de ter parte dos movimentos do corpo paralisada.

Como isso acontece?
Fonoaudi?logos, fisioterapeutas, m?dicos, profissionais da sa?de em geral est?o sempre preocupados com o descuido da qualidade de vida das pessoas. Quando poss?vel, informam ? popula??o a respeito dos fatores nocivos ao bem-estar f?sico, emocional e ling??stico.

O tabagismo, o estresse emocional, a alimenta??o inadequada s?o causas comuns nesses casos. Levamos em conta, tamb?m, a viol?ncia atual, respons?vel por diversos outros problemas que levam a dist?rbios causadores da afasia.

Como reconhecemos uma pessoa af?sica?
O estado f?sico fica debilitado e a reconhecemos quando a parte lateral direita do seu corpo perde os movimentos precisos (hemiplegia). Quanto ? linguagem, pode estar comprometida total ou parcialmente nos seguintes sintomas:

  • dificuldade para lembrar os nomes de algu?m ou de alguns objetos;
  • pode trocar as palavras que deseja falar : ex. ao querer dizer colher,
    ela diz garfo;
  • dificuldades para escrever, desde o seu nome at? frases mais complexas;
  • a pessoa pode n?o conseguir articular certas palavras;
  • pode n?o entender o que outra pessoa diz;
  • ao tentar escrever uma palavra, sai outra : ex. casa, ao inv?s de asa.

    Outros sintomas, al?m desses, aparecem e a fam?lia ser? informada pelo fonoaudi?logo que cuidar? da comunica??o do paciente.

    Quais as primeiras provid?ncias a serem tomadas?
    Inicialmente, o m?dico neurologista ? o profissional que vai tratar da pessoa acometida de afasia. Em seguida, o m?dico ir? encaminh?-lo a outros profissionais.

    Em se tratando desse tipo de les?o, ele dever? encaminhar o paciente para o fonoaudi?logo, fisioterapeuta, e em muitos casos, o psic?logo poder? fazer tamb?m o acompanhamento emocional da fam?lia


    Cal Coimbra
    ? psic?loga e fonoaudi?loga especialista em voz
    Saiba mais clicando aqui.

  • Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail calcoimbra@jfservice.com.br