Artigo
Nutri??o e sa?de da mulher

01/06/2001

A sa?de da mulher tem despertado a aten??o de muitos pesquisadores da ?rea m?dica nos ?ltimos tempos. Diversos estudos t?m mostrado a necessidade de se estabelecer condutas m?dicas espec?ficas para se trabalhar com os problemas de sa?de da mulher nas diferentes faixas et?rias.
O mesmo vem ocorrendo no campo da Nutri??o, com estudos voltados para o tratamento e preven??o, atrav?s da alimenta??o, de doen?as e condi?es t?picas da mulher, com o estabelecimento de orienta?es nutricionais espec?ficas para a popula??o feminina.

Alguns problemas de sa?de t?m sido reconhecidos como os de ocorr?ncia mais freq?ente entre mulheres e, por isso mesmo, s?o os que exigem maior aten??o. Confira, na tabela ao lado, os links para um resumo destes principais problemas, com indica??o de alguns cuidados nutricionais que podem ajudar na preven??o dos mesmos.

Cuidados nutricionais podem ajudar na preven??o de problemas relacionados ? sa?de da mulher:
  • Fontes
  • Doen?as Cardiovasculares

    Em muitos pa?ses, tem se notificado um n?mero de mortes por doen?as cardiovasculares entre mulheres superior ao n?mero de mortes provocadas por c?ncer. As mulheres s?o t?o vulner?veis aos fatores de risco para doen?as cardiovasculares (excesso de peso, alto consumo de gorduras, principalmente gordura de origem animal, vida sedent?ria, hipertens?o arterial etc) quanto os homens, mas o significado desse risco pode variar entre os sexos.

    Por exemplo, baixos n?veis de HDL (conhecido como o ?bom colesterol?) no sangue ? considerado um fator de risco para doen?as cardiovasculares de efeito maior entre mulheres do que entre homens, principalmente quando associados com altos n?veis de triglic?rides . Traduzindo, baixos n?veis de HDL ? uma situa??o mais perigosa para mulheres do que para homens quanto ao desenvolvimento desse tipo de doen?a.

    A hipertens?o tamb?m ? mais problem?tica para mulheres do que para homens, principalmente para as mulheres negras.

    O excesso de peso tamb?m parece prejudicar mais ?s mulheres no desenvolvimento desse tipo de doen?as. Por exemplo, se o IMC (?ndice de Massa Corporal, cuja f?rmula ?: peso, em Kg, dividido pela altura, em metros, ao quadrado) de uma mulher (n?o gr?vida) for maior do que 29, ela tem tr?s vezes mais chances de desenvolver doen?a coronariana do que homens com o mesmo valor para IMC.

    A chegada da menopausa traz diversas altera?es ao organismo da mulher, podendo aumentar o risco de doen?as cardiovasculares. Diminui??o nos n?veis de estrog?nio pode alterar a composi??o do sangue, aumentando o colesterol total, os n?veis de LDL (conhecido como o ?mau colesterol?) e de triglic?rides, reduzindo tamb?m o HDL.

    A partir do que foi dito, ? essencial o cuidado com a alimenta??o para prevenir doen?as cardiovasculares, t?o freq?entes entre mulheres. Reduzir o consumo total de gorduras, evitando-se principalmente a gordura animal (manteiga, maionese, peles de animais, carnes gordas, creme de leite, queijos amarelos etc), limitar a ingest?o de doces e alimentos com alta concentra??o de a?car, diminuir a quantidade de sal adicionada aos alimentos em geral e evitar produtos salgados (embutidos de carne, conservas, aperitivos etc), aumentar a atividade f?sica e manter o peso dentro da faixa de normalidade s?o cuidados fundamentais na preven??o das doen?as cardiovasculares.

    C?ncer

    Tem sido relacionado como a segunda causa de morte em alguns pa?ses, como os EUA e o Canad?. A alimenta??o tem um papel importante, podendo prevenir de 30% a 70% o risco de desenvolvimento de c?ncer, dependendo do tipo deste.

    O papel do alto consumo de gordura no desenvolvimento do c?ncer de seio ainda ? controvertido, embora hajam estudos mostrando alta freq??ncia desse tipo de c?ncer entre mulheres em pa?ses onde se consome muita gordura na alimenta??o di?ria. Tamb?m um alto consumo de gordura, associada a uma baixa ingest?o de fibras, tem sido muito relacionado ao c?ncer de c?lon . ? importante lembrar, por?m, que muitos outros fatores est?o envolvidos na forma??o do c?ncer.

    Existem, por outro lado, alguns fatores protetores ao c?ncer em diversos tipos de alimentos. Estudos t?m demonstrado o papel de anti-oxidantes (vitaminas A, C, E e beta-caroteno) na preven??o de diversos tipos de c?ncer; esses anti-oxidantes s?o encontrados em frutas, legumes, folhas verdes e gr?os integrais. As fibras, presentes nos farelos, cereais integrais, cascas de feij?o e de frutas, baga?os de algumas frutas etc, na preven??o de algumas formas de c?ncer, como o de intestino. Alimenta??o rica em fito-estrog?nios, como os encontrados na soja, tem sido indicada para prevenir tamb?m algumas formas de c?ncer.

    Excesso de peso em mulheres pode levar a um alto n?vel do horm?nio estrog?nio e, assim, predispor ao c?ncer de endom?trio. Alto consumo de gorduras e baixo consumo de anti-oxidantes t?m sido associados com o c?ncer de ov?rio.

    Portanto, aumentar o consumo de alimentos ricos em anti-oxidantes naturais (vegetais de folhas verde-escuras, legumes amarelos e alaranjados entre outros, frutas em geral, cereais e gr?os integrais etc), reduzir o consumo de gordura, aumentar a quantidade de fibras na alimenta??o di?ria (p?o integral, cereais em flocos, farelos, arroz integral, cascas de alguns vegetais e frutas etc) e manter o peso normal s?o importantes cuidados que podem auxiliar na preven??o de v?rios tipos de c?ncer em mulheres. O consumo di?rio de soja em gr?o (m?dia de 30g/dia) tamb?m tem sido indicado para esse fim.

    Osteoporose

    Osteoporose se caracteriza por uma perda de mineral do esqueleto, resultando em ossos finos e suscept?veis a fraturas. N?o pode ser curada, mas pode ser prevenida ou ter seu progresso retardado. A melhor forma de preven??o ? aquela que come?a logo nos primeiros anos de vida, com a forma??o de ossos fortes a partir de uma alimenta??o balanceada, com quantidades adequadas de C?lcio. A pr?tica de exerc?cios f?sicos regulares ? tamb?m uma excelente forma de preven??o, associada a uma alimenta??o adequada.

    Mulheres que entram muito cedo na menopausa t?m um risco maior de desenvolverem osteoporose, porque a perda de C?lcio dos ossos, nesses casos, ? maior. A terapia de reposi??o hormonal tem mostrado efeitos positivos na redu??o do risco, tanto de doen?as coronarianas quanto de osteoporose.

    Muitos nutrientes influenciam a forma??o dos ossos, mas o fator mais importante ? a dieta balanceada . Os ossos continuam a se constituir at? a idade de 30 anos, aproximadamente, o que ? diferente do que se pensava antes. Consumir quantidades adequadas de C?lcio ? uma condi??o essencial para crian?as, pr?-adolescentes, adolescentes e adultos jovens para que haja uma boa forma??o dos ossos.

    A massa ?ssea permanece praticamente sem altera?es entre a idade de 30 anos e o in?cio da menopausa; depois disto, h? uma perda de 2% a 5% para cada ano at? aproximadamente 5 anos ap?s a menopausa, quando a perda de massa ?ssea se torna mais gradual. Isso mostra o quanto ? importante que a preven??o da osteoporose entre mulheres comece quando essas ainda s?o jovens, o que deve ser feito atrav?s da ingest?o adequada de alimentos ricos em C?lcio e da pr?tica de exerc?cios f?sicos regulares.

    Outros fatores diet?ticos podem afetar a sa?de dos ossos. Alto consumo de cafe?na, ?lcool, s?dio e prote?na aumentam a quantidade de C?lcio excretado na urina. Portanto, mulheres que ingerem grande quantidade de alimentos ricos em prote?na, usam muito sal ou comem alimentos salgados em excesso, bebem muito caf? e/ou usam bebida alco?lica com freq??ncia aumentam o risco de desenvolverem osteoporose.

    Embora alguns investigadores concordem que a r?pida perda de massa ?ssea que ocorre na menopausa precoce n?o pode ser prevenida atrav?s da suplementa??o de C?lcio, uma ingest?o total de C?lcio de, aproximadamente, 1500mg diariamente pode reduzir a perda ?ssea nos anos seguintes. Alimentos ricos em C?lcio ou fortificados com esse mineral s?o a melhor escolha para essa preven??o.

    O h?bito de fumar tamb?m prejudica a densidade ?ssea, interferindo na produ??o e no metabolismo do estrog?nio, podendo levar ? menopausa precoce, al?m de interferir negativamente na absor??o do C?lcio. Estudos t?m demonstrado que mulheres que fumam t?m perda de massa ?ssea mais acelerada e, para esses casos, a reposi??o hormonal tem menor efeito na preven??o de fraturas.

    Os alimentos mais ricos em C?lcio s?o o leite e seus derivados (queijos, iogurte, coalhada etc), exceto a manteiga. Outras fontes menores de C?lcio, mas que tamb?m podem ser utilizadas s?o os cereais e gr?os integrais e verduras de folhas verde-escuras. As cascas dos ovos podem ser uma alternativa para aumentar a quantidade de C?lcio na alimenta??o, mas ? importante lembrar que a sua prepara??o ? complexa (h? risco de contamina??o, o p? nunca pode ser aspirado etc), al?m de ter s?rios problemas de aceita??o, sendo insol?vel nos l?quidos em geral e tem uma consist?ncia semelhante ? areia. Sendo a casca do ovo constitu?da basicamente de carbonato de C?lcio, essa mesma subst?ncia ? encontrada em farm?cias j? purificada, sendo de f?cil uso e incorpora??o aos alimentos; por?m, ? necess?ria uma orienta??o profissional para o uso desses produtos.

    Pessoas intolerantes ao leite e/ou aos seus derivados, devem utilizar alimentos fortificados com C?lcio, como o leite de soja enriquecido e outros produtos que j? se encontram ? venda nos mercados. ? importante alertar tamb?m que nunca se deve tomar suplementos de C?lcio ou qualquer outro nutriente sem uma orienta??o m?dica ou de nutricionista.

    Peso Corporal

    As mulheres em geral s?o muito sens?veis a oscila?es de peso durante suas vidas. Normalmente se considera como um peso ideal aquele em que o ?ndice de Massa Corporal est? dentro de uma faixa de 20 a 25 . Valores abaixo e acima dessa faixa est?o relacionados a riscos para a sa?de. Um excelente indicador ? o RCQ (rela??o entre a circunfer?ncia da cintura e a circunfer?ncia do quadril, ambos medidos em cent?metros). Para mulheres, se a medida da cintura dividida pela medida do quadril for maior que 0,85, indica que h? risco de desenvolvimento de doen?a cardiovascular.

    O excesso de peso pode trazer uma s?rie de transtornos ? sa?de da mulher, principalmente se a gordura estiver localizada nas partes centrais do corpo (t?rax e abd?mem). Isto indica riscos de doen?a coronariana, hipertens?o, altera?es nos n?veis de colesterol, diabetes e c?ncer nos ?rg?os reprodutivos. Excesso de peso tamb?m pode aumentar o risco de osteoartrite, infertilidade e aumento do risco de infec??o ap?s cirurgia.

    As mulheres geralmente demonstram ser mais vulner?veis ?s vari?veis sociais, econ?micas e culturais, quando se trata do aspecto f?sico. Padr?es est?ticos da sociedade atual t?m levado muitas mulheres a uma busca desenfreada pela redu??o do peso corporal, muitas vezes atrav?s de m?todos altamente prejudiciais a sua sa?de. Qualquer perda de peso acima de 4Kg por m?s j? pode trazer conseq??ncias negativas a m?dio e longo prazo.

    Dietas restritivas, com valores cal?ricos muito baixos e/ou sem o devido balanceamento nutricional, podem ocasionar diversos problemas de sa?de, tais como: altera?es da freq??ncia card?aca, redu??o da press?o arterial, incha??o, pris?o de ventre, amenorr?ia (interrup??o da menstrua??o), hipoglicemia, defici?ncia de pot?ssio, atraso do crescimento em crian?as e adolescentes, fraturas secund?rias a osteoporose, al?m de dist?rbios psicol?gicos como depress?o, irritabilidade, diminui??o da libido e altera?es do sono.

    Os melhores resultados encontrados em programas de perda de peso est?o relacionados ? re-educa??o alimentar, principalmente quando toda a fam?lia ? envolvida. O mais importante no controle de peso corporal ? se estabelecer um plano de metas a serem atingidas, de forma que a perda de peso ocorra gradualmente, dentro de um prazo devidamente estabelecido, em conjunto com a aquisi??o de bons h?bitos de alimenta??o.

    Estudos mostram que, em pessoas obesas, uma simples perda de 10% do peso corporal j? traz resultados positivos na preven??o das doen?as card?acas e do diabetes.

    ? importante lembrar tamb?m que c?psulas, suplementos e outros produtos que supostamente ajudariam na perda de peso, s? podem ser utilizados sob supervis?o m?dica. Muitos produtos divulgados comercialmente para esse fim j? se mostraram completamente sem efeito na redu??o do peso ou, at? mesmo, podendo trazer efeito negativo para a sa?de.

    Diabetes mellitus

    O diabetes ? o maior problema de sa?de que atinge a popula??o feminina, principalmente mulheres mais velhas e mulheres negras.

    Na presen?a do diabetes, o risco de outras doen?as que afetam a popula??o feminina ? aumentado, principalmente as doen?as cardiovasculares. Mulheres diab?ticas t?m duas vezes mais chances de desenvolverem doen?as cardiovasculares do que homens diab?ticos. Parece, tamb?m, que a terapia de reposi??o hormonal tem menos efeito em mulheres diab?ticas.

    O excesso de peso dificulta o controle dos n?veis de glicose no sangue, alterando a sensibilidade ? insulina. A hipertens?o arterial traz graves complica?es do diabetes levando a problemas renais, o que ocorre mais em mulheres diab?ticas do que em homens diab?ticos.

    O diabetes tamb?m predisp?e mulheres ao aumento do risco de c?ncer do endom?trio e a complica?es durante a gravidez.

    Assim como as doen?as cardiovasculares, o impacto do diabetes na sa?de da mulher ? amplamente reconhecido. Assim sendo, ? importante que as mulheres, ? medida que se tornam mais velhas, fa?am exames peri?dicos para diagnosticar o diabetes (observar os n?veis de glicose no sangue), mesmo quando n?o h? suspeita de desenvolvimento da doen?a. ? mais f?cil controlar o diabetes quando este ? diagnosticado precocemente. E mulheres diab?ticas devem manter rigoroso controle da doen?a, atrav?s de dieta espec?fica e avalia?es m?dicas peri?dicas.

    Conclus?o

    Devido a influ?ncias biol?gicas, sociais, pol?ticas e culturais, as mulheres s?o mais sens?veis ao risco de desenvolvimento de doen?as e transtornos como obesidade, diabetes, osteoporose, doen?as cardiovasculares e alguns tipos de c?ncer, como o de seio.

    Outros problemas costumam surgir a partir de uma alimenta??o desequilibrada, o que contribui para defici?ncias de vitaminas e minerais. A anemia tem sido um dist?rbio encontrado freq?entemente entre mulheres. As perdas menstruais podem levar ? defici?ncia de ferro, se a alimenta??o di?ria n?o suprir as necessidades desse mineral. Mulheres vegetarianas costumam desenvolver anemia com maior freq??ncia do que mulheres que comem carne regularmente. Portanto, ? importante que as refei?es di?rias contenham alimentos ricos em ferro (carnes em geral, v?sceras animais, leguminosas etc) ou fortificados com esse mineral (exemplo: leite enriquecido com ferro) em quantidade adequada para prevenir o surgimento da anemia.

    Acima de tudo, a forma??o de h?bitos saud?veis de vida e de alimenta??o ? a forma mais eficiente de prevenir todos os fatores que afetam a sa?de da mulher. Uma dieta balanceada, onde todos os nutrientes essenciais estejam presentes nas quantidades necess?rias, a manuten??o do peso corporal dentro da faixa de normalidade e a pr?tica regular de exerc?cios f?sicos constituem-se na melhor forma de evitar as principais doen?as que afetam a popula??o feminina em todas as idades.

    Fontes

    • Position of The American Dietetic Association and The Canadian Dietetic Association: Women?s health and nutrition (Posi??o da Associa??o Americana de Dietistas e da Associa??o Canadense de Dietistas: sa?de e nutri??o de mulheres).
    • Journal of American Dietetic Association 1995; 95:362 (posi??o reafirmada em 1997 e publicada em 1999). Texto dispon?vel em internet na p?gina: www.eatright.org/awomenshealth.php Controle do Peso Corporal - Composi??o Corporal, Atividade F?sica e Nutri??o. Dartagnan Pinto Guedes e Joana E. R. Pinto Guedes.


    Cristina Garcia Lopes
    ? nutricionista formada
    pela Universidade Federal de Vi?osa.
    Saiba mais clicando aqui.

    Sobre quais temas (da ?rea de nutri??o) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A nutricionista Cristina Lopes aguarda suas sugest?es no e-mail nutricao@jfservice.com.br