Artigo
Alimentos funcionais - Parte I
Efeito Antioxidante

28/06/2002

Como funcional considera-se todo alimento que, al?m do seu valor nutritivo, tenha algum impacto positivo sobre a sa?de do indiv?duo, ou seja, contenha componentes que afetam positivamente uma ou mais fun?es org?nicas espec?ficas. Tamb?m podem ser considerados como funcionais os alimentos onde se excluiu, por meio de tecnologia, algum componente nocivo que poderia estar presente.

Os efeitos positivos podem estar relacionados ao aumento da defesa org?nica, preven??o ou recupera??o de doen?a espec?fica, controle das condi?es f?sicas e mentais ou redu??o do ritmo de envelhecimento.

O alimento funcional deve ser consumido como parte da alimenta??o di?ria, em quantidades habituais de consumo, n?o podendo se estender esse conceito a c?psulas, tabletes e p?s. Embora se possa considerar alguns derivados de ingredientes naturais (exemplo: amino?cidos). Assim sendo, alimentos considerados funcionais n?o podem ser ingeridos na forma de c?psulas e similares, mas como alimento de fato, parte integrante das refei?es di?rias.

Entre as v?rias fun?es atribu?das aos alimentos funcionais, destaca-se o papel antioxidante, que pode ser entendido como a propriedade que alguns alimentos t?m de prevenir determinadas doen?as ou retardar processos degenerativos, principalmente em grupos populacionais espec?ficos, como gestantes, rec?m-nascidos, idosos e esportistas. S?o v?rios os nutrientes, presentes nos alimentos, que t?m essa a??o no organismo, tais como as vitaminas C e E, caroten?ides (precursores da vitamina A), isoflavonas, etc.

Exemplos de alimentos funcionais de acordo com tipo de nutriente

  • Vitamina C (um dos mais poderosos antioxidantes)
  • encontrado em frutas, principalmente nas de cor vermelha, vegetais folhosos e legumes. Boa parte da vitamina C presente nos alimentos ? perdida durante o cozimento. Por isso, ? importante consumir vegetais crus diariamente.

  • Vitamina E:
  • encontrada em ?leos vegetais (milho, soja, girassol, etc), g?rmen de trigo, nozes, amendoim e castanhas em geral.





  • Caroten?ides:
  • s?o corantes naturais de grande a??o antioxidante, amplamente distribu?dos entre os vegetais. As melhores fontes s?o a cenoura, o tomate, o espinafre e o milho.


  • Flavon?ides:
  • presentes em algumas frutas e bebidas, como ch?, vinho e cerveja. Muitos s?o pigmentos presentes nas cascas de legumes e frutas, como a antocianina presente na berinjela, na beterraba, no morango, na ameixa e na cereja. Tamb?m se encontram isoflavonas na pele de frutas e hortali?as em geral, nas ervas arom?ticas, no alho, na cebola e no milho. Nesse grupo, encontram-se as isoflavonas presentes em algumas leguminosas como a soja, e que t?m atividade estrog?nica, ou seja, atuam de forma semelhante ao horm?nio estrog?nio no organismo (recomenda-se um consumo de 30g de soja em gr?o por dia para esse efeito).

    Alimentos como carnes, leite, ovos, peixes, nozes e frutos do mar, podem conter enzimas e cofatores de enzimas com fun??o antioxidante, assim como a Ubiquinona (Coenzima Q10), que tem a fun??o de proteger membranas celulares e regenerar a vitamina E (a Ubiquinona ? encontrada em peixes, nozes, ?leos vegetais e carnes).

Os alimentos funcionais, com a??o antioxidante, t?m sido alvo de muitos estudos atualmente, existindo j? muitas evid?ncias quanto ? possibilidade dos mesmos de prevenir doen?as cr?nicas ou retardar processos degenerativos. Por?m, as dosagens de cada nutriente de acordo com o efeito antioxidante de cada um ainda n?o est?o devidamente estabelecidas.

Sabe-se, entretanto, que as quantidades necess?rias para se atingir o efeito protetor estariam acima das recomenda?es nutricionais, ou seja, seria necess?rio se estabelecer a ?dose funcional? de cada um dos nutrientes. Considera-se, tamb?m, que essas doses deveriam ser atingidas atrav?s da alimenta??o normal, utilizando-se os alimentos nas quantidades necess?rias para se atingir essa recomenda??o, e n?o atrav?s da utiliza??o de c?psulas ou p?s.

T?m sido sugeridas as seguintes doses funcionais para alguns nutrientes, as quais podem variar de acordo com as necessidades espec?ficas de cada organismo e com o objetivo esperado para cada nutriente:

  • Vitamina E: ingest?o de 23 a 100mg/ dia para se conseguir o efeito protetor desejado.
  • Vitamina C: doses de, pelo menos 150mg/dia, para o efeito esperado.
  • Caroten?ides: doses di?rias de 4 mg.
Em uma alimenta??o balanceada, rica em vegetais de v?rios tipos, cereais e leguminosas, tendo quantidades adequadas de carnes, leite e derivados, com uso de ?leos vegetais e com acr?scimo de produtos como g?rmen de trigo ou mesmo castanhas e nozes, essas recomenda?es podem ser atingidas sem a necessidade de suplementos.

Muitas outras fun?es s?o citadas para os alimentos funcionais, entre elas o papel dos mesmos na preven??o das doen?as cardiovasculares, de v?rios tipos de c?ncer e das doen?as da vis?o, o que ser? tema da segunda parte desse artigo.


Cristina Garcia Lopes
? nutricionista formada
pela Universidade Federal de Vi?osa.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de nutri??o) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A nutricionista Cristina Lopes aguarda suas sugest?es no e-mail nutricao@jfservice.com.br