O caf? nosso de todo o dia
Pr?s e contras da bebida mais popular do Brasil

Ana Let?cia Sales
31/07/02

Para ficar acordado, servir ?s visitas, esquentar nos dias frios, preparar drinks gelados ou s? para esperar o tempo passar. Quem n?o quer um caf? em um momento desses? Ele ? o mais pedido para aqueles que passam as madrugadas acordados, como vestibulandos ou porteiros. E ainda vai bem para quem acorda e pega no batente cedo ou simplesmente para acompanhar aquele p?o quentinho do caf? da tarde. Apesar de todos esses pontos positivos, o caf? ganhou uma certa m? fama. Falava-se nos males da cafe?na para quem consumia diariamente a bebida. Mas atualmente h? uma grande campanha para trazer o cafezinho de volta ? mesa do brasileiro, sem culpa.

Em uma pesquisa apresentada pelo professor da UFRJ, um dos maiores estudiosos do assunto no Brasil e criador do Institute for Coffee Studies na Universidade Vanderbit (EUA), Darcy Roberto Lima, s?o apresentadas as evid?ncias da utilidade do caf? para o ser humano. O professor estuda o caf? h? mais de dez anos, tendo publicado diversos trabalhos e livros. A pesquisa sobre o caf?, realizada no Instituto de Neurologia da UFRJ, foi desenvolvida por um grupo de pesquisadores coordenados pelo professor Darcy. Os pesquisadores acompanharam durante uma d?cada mais de 100 mil estudantes de dez a 20 anos. A conclus?o foi que os jovens que tomavam caf? diariamente apresentavam menor incid?ncia de depress?o, alcoolismo e depend?ncia qu?mica.

Conclus?es que animam
Segundo as conclus?es da pesquisa, o caf? realmente estimula o c?rebro. Al?m da famosa cafe?na, a bebida apresenta componentes como os ?cidos clorog?nicos (ainda n?o encontrados em outras bebidas) e a lactona, que tamb?m beneficiam o c?rebro. Est? comprovado que o consumo di?rio de caf? faz com que o c?rebro esteja mais atento para as atividades intelectuais, al?m de estimular a mem?ria e a concentra??o. Beber caf? diariamente tamb?m diminui a ocorr?ncia de apatia e depress?o. A bebida pode at? mesmo prevenir o consumo de drogas e ?lcool. Por ter a??o vasodilatadora, ajuda, por exemplo, a combater a enxaqueca. Existem ainda estudos que relacionam essa subst?ncia a uma menor ocorr?ncia do mal de Parkinson.

Segundo Lima, os ?cidos clorog?nicos ajudam a estabilizar a qu?mica cerebral. As altera?es na atividade cerebral levam a mudan?as de humor que podem causar depress?o. Essas oscila?es tamb?m podem fazer a pessoa buscar a compensa??o no ?lcool e nas drogas. Os estudos de Lima j? est?o produzindo resultados. Desde o in?cio de 2002, 5,6 milh?es de crian?as que estudam na rede p?blica do estado de Minas Gerais tomam caf? com leite na hora do lanche. A meta ? fazer isso no pa?s todo.

Exagero pode fazer mal
Mesmo com tantas qualidades ainda ? preciso ter cautela com o consumo. O exagero pode levar a s?rias conseq??ncias. As ocorr?ncias mais comuns de beber muito caf? s?o: aborto, diarr?ia, epis?dios de p?nico (em quem j? tem s?ndrome de p?nico ), gastrite, ins?nia, taquicardia e tremores. O consumo ideal ? de at? dez x?caras de caf? (50 ml) por dia (a n?o ser em caso de contra-indica?es m?dicas). E como se trata de uma bebida estimulante deve ser consumido, de prefer?ncia, durante o dia.

Quantidades de caf? sugeridas:

  • De seis a dez anos: 3 x?caras por dia
  • De dez a 20 anos: 6 x?caras por dia
  • De 20 a 60 anos: 9 x?caras por dia
  • Acima de 60 anos: 6 x?caras por dia
O consumo das quantidades sugeridas deve ser distribu?do durante o dia, sendo que os melhores per?odos s?o o in?cio e o meio da manh? e o in?cio e o meio da tarde.


Fontes:
- Site Caf? na Rede - www.cafenarede.com.br
- Revista VOC? S.A. - Mar?o 2002.