Artigo
Bebidas de ver?o
::: 15/01/2003

Com a chegada do ver?o, a procura por l?quidos e bebidas geladas aumenta, como forma de se refrescar do calor excessivo. ? importante, assim, conhecer um pouco mais sobre alguns produtos dispon?veis para a hidrata??o.

Os sucos, geralmente um dos mais procurados, s?o bem vindos a qualquer momento, independente da esta??o do ano. Geralmente, s?o alimentos de baixo valor cal?rico, exceto quando adicionados de mel, a?car (branco ou mascavo), leite, refrigerantes e outros produtos diversos, como granola, aveia, castanhas etc, o que aumenta o valor cal?rico dos sucos.

Existem, ? claro, vantagens na adi??o de leite e cereais integrais (como aveia e granola) aos sucos, pois aumentam o valor nutricional dos mesmos. Tudo depender? do objetivo de cada um, ou seja, quem deseja apenas se hidratar e manter ou reduzir o peso, o melhor ? evitar os sucos enriquecidos, que s?o muito ?teis para quem deseja um ?refor?o? na hora do lanche.

Para quem deseja manter uma boa hidrata??o durante o ver?o e n?o consumir ?calorias a mais?, prefira os sucos mais simples, sem muitas misturas e sem nenhum tipo de a?car adicionado, podendo utilizar os ado?antes artificiais.

O acr?scimo de folhas, como a couve e o agri?o, assim como algumas hortali?as como cenoura, beterraba, piment?o e pepino, aumentam o valor nutricional dos sucos, pois s?o fontes de vitaminas, minerais e fibras, sem alterar muito o valor cal?rico. Couve e agri?o s?o fontes de C?lcio e podem facilmente ser incorporados a v?rios tipos de sucos. O piment?o e o pepino produzem sucos excelentes, de sabor bastante diferente. Experimente.

Segue abaixo uma tabela com o valor cal?rico de alguns sucos muito consumidos. A quantidade de vitaminas, minerais e fibras varia muito entre eles, dependendo do tipo de fruta e das associa?es entre elas (exemplo: laranja e banana, laranja e cenoura etc).

ALIMENTO QUANTIDADE CALORIAS
Suco de abacaxi c/hortel? e a?car 1 copo (200 ml) 104
Suco de a?a? sem a?car 1 copo (200 ml) 364
Suco de acerola c/a?car 1 copo (200 ml) 52
Suco de caju sem a?car 1 copo (200 ml) 77
Suco de cupua?u c/a?car 1 copo (200 ml) 72
Suco de goiaba c/a?car 1 copo (200 ml) 86
Suco de graviola sem a?car 1 copo (200 ml) 50
Suco de laranja c/a?car 1 copo (200 ml) 152
Suco de laranja sem a?car 1 copo (200 ml) 116

Bebidas igualmente muito consumidas s?o os refrigerantes que, embora n?o tenham um valor cal?rico muito elevado, n?o t?m tamb?m nenhum valor nutricional al?m do potencial energ?tico, ou seja, fornecem apenas calorias e ?gua para o corpo. H? ainda o inconveniente de serem bebidas gaseificadas (cont?m gases), o que pode ocasionar ou agravar problemas intestinais (excesso de gases nos intestinos).

Existe a vers?o light no mercado dos refrigerantes, o que pode ser uma op??o para quem n?o quer ganhar peso. Por exemplo, enquanto uma latinha de 350 ml de Coca-cola tem 136 Calorias, a mesma quantidade da Coca light tem apenas 1,4 Caloria.

Outra op??o muito comum no ver?o s?o as chamadas bebidas energ?ticas, que s?o processadas industrialmente para funcionarem como repositores energ?ticos. Como cont?m uma determinada quantidade de sais minerais (como s?dio e pot?ssio), atuando repondo as perdas desses sais geradas pela transpira??o, o que facilita a re-hidrata??o do organismo. A adi??o de uma fruta rica em pot?ssio (como a banana) a um suco de fruta, adicionada a uma pitada de sal , pode ter um efeito semelhante.

Algumas dessas bebidas t?m a desvantagem de serem gaseificadas como os refrigerantes e, como estes, cont?m conservantes e corantes. Ainda assim, podem ser uma op??o para uso eventual (por exemplo, ap?s a pr?tica esportiva), embora n?o contenham as vitaminas dos sucos naturais. O valor cal?rico ? baixo, embora sejam comercializadas como bebidas energ?ticas. Por exemplo, 1 copo (200 ml) de Gatorade fornece apenas 48 Calorias, enquanto 1 frasco de 473 ml fornece 113,5 Calorias.

Mas, ao se pensar na hidrata??o do organismo, n?o podemos nos esquecer da nossa fabulosa ?gua de coco, deliciosa fonte de minerais para a reposi??o da sudorese, e de baixo valor cal?rico. Basta citar que 1 copo (200 ml) de ?gua de coco fornece apenas 36 Calorias, podendo ser utilizado por pessoas em dieta de emagrecimento e at? mesmo por diab?ticos, desde que em quantidades controladas (cont?m baixo teor de a?cares). ? tamb?m uma boa fonte de pot?ssio.

Finalizando, ? medida que aumenta a temperatura ambiente, aumenta tamb?m a perda de ?gua pelo organismo, como forma de regula??o da temperatura corporal, o que exige maior reposi??o de l?quidos diariamente. Durante os per?odos mais quentes do ano, precisamos redobrar os cuidados com a hidrata??o do corpo, aumentando o consumo de l?quidos para, pelo menos, 2,5 litros/dia (o que inclui todos os l?quidos ingeridos, inclusive o leite, que n?o deve ser esquecido por ser uma importante fonte de C?lcio).

Dessa forma, para quem n?o deseja apenas ingerir ?gua pura para compensar essas perdas (o que pode ser suficiente junto a uma boa alimenta??o), ? aconselh?vel fazer uso constante dos sucos de frutas e da ?gua de coco durante o ver?o, n?o esquecendo que os mesmos (assim como as bebidas energ?ticas e os refrigerantes) n?o devem ser utilizados como substitui??o a outros alimentos importantes para a sa?de. O ideal ? manter uma boa alimenta??o durante o ver?o, com alimentos adequados em quantidade e qualidade ?s necessidades de cada um, e abusar dos l?quidos nos intervalos entre as refei?es. ? importante lembrar que a sede ? um sinal tardio da falta de ?gua, devendo-se ingerir l?quidos antes mesmo da sede, como forma de manter uma boa hidrata??o.


Cristina Garcia Lopes
? nutricionista formada
pela Universidade Federal de Vi?osa.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de nutri??o) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A nutricionista Cristina Lopes aguarda suas sugest?es no e-mail nutricao@jfservice.com.br