Artigo
Ent?o ? Natal!
::: 29/11/2005

Est? chegando o momento onde os crist?os comemoram o nascimento do menino Jesus, o Cristo. Tempo de dar, receber, consumir e comer, como em todas as outras comemora?es importantes de nossas vidas. Muitos se preocupam com o que comer e preocupam-se de diferentes formas: "? Natal mesmo, n?o tem outro jeito, vou comer de tudo"; outros est?o preocupados com a qualidade do alimento que ir?o levar a mesa, pois n?o s? o peso interessa mas tamb?m a sa?de, o colesterol, a gota, o cora??o.

O card?pio do Natal ? recheado de pratos n?o muito "cat?licos". Muitos s?o ricos em gorduras e a?cares. Volto a lembrar, como j? mencionamos outra vezes, que a gordura possui 9 kcal/g e o a?car 4 kcal/g. O a?car por ser absorvido de forma r?pida e ofertado em grande quantidade ? levado diretamente para os dep?sitos de gordura do corpo, normalmente na linha da cintura, e a? processado em gordura ou se preferir, transformado em "pneuzinhos".

Muitos doces possuem na receita gorduras como castanhas , creme de leite, margarina, o que torna a situa??o ainda pior, pois ap?s a absor??o do excesso de a?car entrar? a gordura que ir? diretamente aumentar os estoques da sua cintura.

O que fazer? Jejuar no Natal? N?o ? o momento. Podemos escolher um card?pio que poder? trazer o prazer de comer com sabor e poucas calorias.

  • Saladas: sirva com molho de iogurte e composta por frutas e vegetais.
  • Carnes: escolha preferencialmente as aves como o peru, cheester e outras. N?o coma as peles e partes gordas como as asas, costelas e a "sambiquira".
  • Lombo: limpe o lombo por fora retirando a gordura externa. Depois de limpo tem menor quantidade de gordura que 1 por??o de carne bovina.
  • Use doces com frutas e pequenas quantidades de castanhas.
  • Os campe?es de calorias da ceia de Natal s?o: rabanadas, saladas com molho de maionese, churrasco do dia seguinte, mousses, sorvetes, tortas, pav?s, castanhas e nozes.

    Sugest?o de card?pio:
    Lombo de panela ou assado ou ave assada ( peru, cheester ou ave nobre ) Arroz com passas Salada: uva It?lia com pepino japon?s e molho de iogurte natural e hortel? Sobremesa: figos cristalizados

    Boa ceia e um Natal com a Paz e o Amor de Cristo!


    Arnaldo Pinheiro
    ? nutricionista formado pela UFV em abril de 1992
    trabalhando na ?rea de nutri??o cl?nica, nutri??o enteral
    e nutri??o esportiva.

    Sobre quais temas (da ?rea de nutri??o) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? O nutricionista Arnaldo Pinheiro aguarda suas sugest?es no e-mail viver_nutricao@acessa.com