Artigo
Suplemento alimentar: devo usar?
::: 29/07/2006

Jornais e revistas t?m dedicado grande espa?o ao tema suplementos , o que para muitos especialistas da ?rea ? bom , pois o pouco conhecimento do assunto torna a dissemina??o e uso do produto inadequada. Mas muitas informa?es erradas tem sido divulgadas pela imprensa. Para piorar a situa??o a ANVISA - Ag?ncia Nacional de Vigil?ncia Sanit?ria - classifica muitos suplementos como alimentos , o que teoricamente n?o requer um profissional para prescrever e orientar o uso.

Uma pesquisa realizada pela Unifesp , envolvendo 201 freq?entadores de academias na cidade de S?o Paulo, mostrou que 61% dos entrevistados fazem uso de suplementos alimentares. As opini?es dos profissionais de educa??o f?sica, treinadores, nutricionistas, nutr?logos e fisioculturistas divergem a respeito do uso destes aceleradores do processo esportivo/metab?lico/competitivo.

? importante lembrar que para um profissional que compete e, em conseq??ncia disso, treina pesado, um d?cimo de segundo estabelece uma nova marca e junto com um novo patrocinador, a inclus?o na elite na categoria esportiva, prest?gio no mundo da m?dia ou ainda para o praticante de exerc?cios (freq?entadores de academias) significa um aumento na massa magra, uma posi??o de destaque no grupo social por ser mais forte, a inclus?o na lista de uma ag?ncia de modelos, etc.

Todos estes fatos e as campanhas de marketing dos produtores/distribuidores de suplementos faz com que o seu uso seja banalizado, gerando descr?dito, custos, riscos a sa?de que podem ser simples ou graves como insufici?ncia renal aguda.

Vale ressaltar que em primeiro lugar uma boa e orientada ficha de treinamento associada dieta adequada ir? determinar um ?timo rendimento a m?dio prazo para os freq?entadores de academias.

J? para os atletas profissionais, al?m disso, o suplemento poder? ser usado estrategicamente em situa?es espec?ficas de modo a melhorar o performance, mas n?o ? uma solu??o m?gica. Para os praticantes de muscula??o a cota prot?ica pode ser deliciosamente alcan?ada com ingest?o de prote?nas magras como carnes brancas, presunto de peru, ricota temperada* (prote?na do soro do leite tamb?m conhecida como whey protein) ou ovos cozidos (n?o coma cru)**. Ap?s alguns anos de pr?tica de exerc?cios voc? poder? ter atingido seu limite gen?tico , o que significa n?o crescer mais. Da? em diante com muito esfor?o alguns suplementos poder?o te ajudar de forma lenta.

Tenha bom senso, n?o d? ouvidos a experi?ncias de colegas de academia, o organismo dele e sua carga gen?tica ? diferente do seu. Pratique exerc?cios como se invetisse na bolsa de sa?de do futuro e n?o para ser o A. Schwarzenegger. Suspeite de r?tulos que prometam muito, use produtos nacionais que t?m garantia de fiscaliza??o e n?o s?o comercializados de forma clandestina. Produto importado legal tem etiqueta em portugu?s e licen?a do Minist?rio da Sa?de. Seja esperto pratique exerc?cios e coma com equil?brio.

*Ricota temperada: amasse a ricota com leite desnatado e sal e ela se transformar? em um delicioso queijo. Acrescente a essa mistura milho , cebola/alho , atum light/peito de frango desfiado e fa?a um delicioso sandu?che light.

**ovo cru poder? trazer contamina??o por Shighela ou Salmonela , bact?rias respons?veis pelas interna?es em festa de casamento e ainda possui uma lisosima chamada de avidina que seq?estra vitamina B6 , essencial para o metabolismo prot?ico.


Arnaldo Pinheiro
? nutricionista formado pela UFV em abril de 1992
trabalhando na ?rea de nutri??o cl?nica, nutri??o enteral
e nutri??o esportiva.

Sobre quais temas (da ?rea de nutri??o) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? O nutricionista Arnaldo Pinheiro aguarda suas sugest?es no e-mail viver_nutricao@acessa.com