Alimenta??o na terceira idade Anote as dicas para ter mais qualidade de vida na melhor
idade. Os cuidados devem come?ar o quanto antes

Fernanda Leonel
Rep?rter
26/09/2006
O nutricionista Gilson Irineu de Oliveira fala da import?ncia de se cuidar da alimenta??o em qualquer ?poca para se ter mais qualidade de vida ao envelhecer. Clique para assistir ao v?deo!


foto de pessoas da terceira idade se
apoiando para fazer exerc?cios f?sicos Chegar a terceira idade com sa?de e disposi??o. Quem nunca pensou nisso? Na semana em que s?o comemorados o Dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional da Terceira Idade, a quest?o da qualidade de vida na idade mais avan?ada chama aten??o de todas as gera?es para um assunto: a alimenta??o.

"Somos o reflexo do que comemos durante a vida", resume o nutricionista Gilson Irineu de Oliveira J?nior (foto abaixo) lembrando que uma alimenta??o saud?vel, variada e equilibrada deve ser preocupa??o constante em todas as idades. "Tudo que comemos durante ao longo dos anos vai refletir na sua qualidade de vida na terceira idade", complementa.

Ou seja, n?o adianta achar que se vai combater o problema quando ele chegar. Quando seu corpo envelhecer, a tend?ncia ? que ele tenha cada vez mais dificuldade em resolver os problemas sozinhos. Mais ainda: como destacou Gilson, ? muito dif?cil imaginar que o organismo consiga "tirar o atraso" de uma vida toda.

nutricionista Gilson Jos? de Oliveira

M?os ao garfo! Ao contr?rio do que muita gente pensa n?o h? alimentos mais adequados aos idosos. Vejamos o exemplo da osteoporose, conforme destacou o nutricionista. Segundo ele, n?o h? estudos que comprovem que a ingest?o do c?lcio (cuja aus?ncia ? a causa da doen?a) ingerido na quantidade correta, s? durante a terceira idade, resolva o problema.

"O osso ? um tecido vivo. Ele ? din?mico. As c?lulas, a grosso modo, 'p?em' e 'tiram' c?lcio no osso ao longo da vida. Aos 20 anos de uma pessoa, ele j? est? praticamente formado. A partir da?, a tend?ncia ? que as c?lulas que 'destroem' estejam em maior n?mero que as que constroem", explicou Gilson. Lembrando a frase resumo: somos o reflexo do que comemos ao longo da vida.

Na mesa do idoso
Se n?o h? alimentos espec?ficos para a terceira idade, h? alimentos que podem ajudar na preven??o e controle de doen?as que s?o t?picas de pessoas que est?o neste est?gio da vida.

A hipertens?o, por exemplo, que possui maior grau de incid?ncia entre os mais velhos, vem com um menu a tira colo: reduzir o consumo de sal, tomar bastate l?quido, controlar o peso e colocar sempre no prato muitos vegetais verdes e alimentos ricos em pot?ssio.

foto foto foto

Para o diab?ticos a recomenda??o de Gilson ? que o a?car seja evitado, que a pessoa coma bastante fibra (aveia, cereais, p?o integral, folhas) e n?o esque?a de praticar atividades f?sicas e controlar o peso.

E para o colesterol e triglic?ris alto? D?-lhe vegetais, frutas, baga?os de frutas para consumir fibras e for?a de vontade para correr dos toucinhos, bacons e maioneses que cont?m gordura animal. No caso espec?fico do triglic?ris ? ainda bom controlar a ingest?o de alimentos que cont?m a?car.

Para alimentar melhor
imagem de sal caindo do saleiro Conforme explica o nutricionista Gilson Oliveira, as pessoas mais velhas t?m tend?ncia a perder as sensa?es, entre elas o paladar. Quem est? na terceira idade, pode por exemplo, acabar colocando mais sal na comida por n?o perceb?-lo t?o bem, assim como em alguns casos, chegar at? a perder o apetite por n?o achar a comida t?o saborosa assim.

Em nenhum dos dois casos a situa??o ? boa. Uma alternativa para o primeiro problema pode ser apresentar a comida para o idoso de forma mais interessante. E para resolver o problema da falta/excesso de sal ? melhor tirar o saleiro de cima da mesa assim como instruir a pessoa mais velha a abusar dos condimentos na hora de preparar sua comida.

Esses condimentos (cebolinha coentro, etc), al?m de reduzirem o uso do s?dio, ajuda ainda em outra particularidade das pessoas mais velhas. Quando mais avan?ada a idade, menor a quantidade de ?cido clor?drico no organismo, subst?ncia que ajuda na digest?o. Se a pessoa usa condimentos, ajuda o corpo a trabalhar com essa quantidade menor de ?cido estomacal.

foto de uma caneca de ch?

Outra mudan?a no organismo das pessoas mais velhas est? relacionada a diminui??o do metabolismo do corpo. O corpo trabalham em um ritmo menor e por isso ? importante que a pessoa coma menos e mais vezes ao dia, para evitar sobrecarregar a digest?o.

Segundo Gilson tamb?m ? importante retirar o l?quido das refei?es. O l?quido na hora do almo?o, por exemplo, n?o ? bom para ningu?m, mas pode ser pior para quem tem mais dificuldade em processar a digest?o.

Aten??o especial tamb?m deve ser dada ao caf? e ch?. O organismo das pessoas mais velhas tamb?m trabalha diferente no que diz respeito ao sono. ? uma mudan?a fisiol?gica que pode fazer que os mais velhos fiquem mais sens?veis a alimentos estimulantes e percam o sono com mais facilidade.