Artigo
Mente s? e corpo s?o
Livre-se do "padr?o de beleza"

22/05/2001

Praticamente todo tipo de propaganda e demais recursos da m?dia apresentam um modelo f?sico indiscutivelmente perfeito para as pessoas. Tal modelo estaria relacionado, de forma absoluta, a uma vida maravilhosa onde n?o existe lugar para problemas. Utilizam, como estrat?gia visual para atrair o interesse, jovens esbeltos, lindos, com apar?ncia saud?vel e um ar de extrema alegria, equil?brio e satisfa??o.

Conseq?entemente, ? natural a reflex?o sobre poss?veis pr?-condi?es ?obrigat?rias? para uma vida feliz e bem sucedida. Tais pr?-condi?es estariam, ent?o, de acordo com o que ? ditado pela moda e pelos programas afins, associadas a fatores est?ticos impostos pela sociedade atual. Assim, parece que a ordem ? ser magro e manter a boa apar?ncia a qualquer custo.

Levando extremamente a s?rio essa quest?o, alguns chegam ao extremo oposto do que ? ?ditado?. Numa tentativa desesperada de manter a forma, e assim tentar obter a admira??o dos outros, prest?gio social, entre outras coisas, alguns chegam a desenvolver transtornos como a bulimia e a anorexia.

A bulimia e a anorexia s?o dist?rbios alimentares, possivelmente de origem psicossom?tica, sendo que o primeiro se caracteriza por um apetite insaci?vel seguido de v?mito induzido devido ao sentimento de culpa por ter comido muito, enquanto que o segundo se caracteriza pela redu??o ou total perda do apetite. Tais patologias podem levar at? ? morte. O t?o comentado culto ao corpo acaba por quase provocar uma verdadeira trag?dia.

Acredita-se que manter a apar?ncia e uma maneira de ser ideal, n?o seja tarefa f?cil, principalmente quando se est? longe da adequa??o aos padr?es estabelecidos pela sociedade. Nesse caso cabe uma reflex?o: existe uma necessidade de se estar enquadrado a esses padr?es para ser feliz?

Se o sujeito n?o se encontra emocionalmente bem, ou at? mesmo apresenta baixa auto-estima, pode fantasiar que o tipo de imagem j? mencionada seja uma solu??o m?gica para todos os seus problemas. Desta forma, segue, obstinadamente, rumo ? transforma??o de si mesmo no que imagina ser a ?pessoa perfeita?. Cria um ideal que na realidade n?o existe, porque, como a pr?pria palavra revela, o ideal est? na id?ia e, na grande maioria das vezes, n?o passa pela via do concreto. Ao perceber a diferen?a entre o ideal e a realidade, a decep??o pode ser grande e o efeito proporcionalmente inverso ao esfor?o dispensado.

As pessoas portadoras dos dist?rbios alimentares j? referidos, que s?o de origem psicossom?tica, ou seja, dist?rbios desencadeados por fatores emocionais que se manifestam diretamente no organismo em forma de doen?a, precisam dar uma assist?ncia especial ao seu corpo e trat?-lo como um todo, pois como diz a m?sica ?corpo s?o e mente s?, segredo de vida longa?.

Para que essa pessoa recupere a sa?de f?sica e psicol?gica, ? importante que se disponha firmemente a se tratar com uma equipe multidisciplinar de profissionais aptos a ajud?-la, como por exemplo: especialistas em endocrinologia, gastroenterologia, nutri??o, al?m do psic?logo que lhe dar? um respaldo nas quest?es emocionais que vieram a desencadear o transtorno.

Manter o bom equil?brio psicol?gico possibilita a harmonia da pessoa com ela mesma, independente dos fatores externos e imposi?es sociais j? faladas. Dessa forma, fica mais f?cil fazer as pazes com o pr?prio corpo e cuidar dele sem preocupa??o exagerada.


Denise Mendon?a de Melo
? psic?loga, formada pelo
Centro de Ensino Superior
de Juiz de Fora.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de psicologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A psic?loga Denise Melo aguarda suas sugest?es no e-mail psique@jfservice.com.br.