Artigo
O que voc? vai ser quando crescer?

28/09/2001

? dif?cil encontrar uma crian?a que n?o tenha sido questionada a respeito de suas inten?es profissionais para o futuro. A frase, t?tulo desse artigo, torna-se motivo de muitas fantasias, n?o s? do ide?rio infantil, mas tamb?m de adultos que depositam expectativas acerca da carreira que imaginam ser seguida por seus filhos. Al?m disso, ? ainda comum encontrar essa frase em sites, revistas ou jornais que tratam do assunto orienta??o vocacional, e que na maioria das vezes, s?o destinados ao p?blico adolescente.

S?o muitos os fatores que permeiam a escolha profissional de algu?m. Um deles passa pelo campo social e econ?mico. A crise econ?mica vivenciada por todos atualmente ? um fator consider?vel que interfere em tal decis?o: ?Devo seguir a minha voca??o, aquilo que gosto de fazer e que me d? prazer, ou preciso optar por algo mais lucrativo?? Outro refere-se ? j? mencionada expectativa dos pais, que, n?o raro, t?m a fantasia de se realizarem atrav?s da figura dos filhos. Entretanto, acredita-se que a interfer?ncia maior encontra-se no campo existencial daquele que escolhe.

Cada vez mais cedo os adolescentes est?o sendo impelidos a uma tomada de decis?o s?ria e complexa sobre o direcionamento de suas vidas no ?mbito profissional. Com mais ou menos dezesseis ou dezessete anos precisam escolher o curso a que ir?o se dedicar e assim a atividade que ir?o exercer por um longo per?odo. Dessa maneira experimentam inc?modos sentimentos de press?o, sufocamento, ang?stia, medo, inseguran?a, entre tantos outros. Come?am a se deparar com problemas f?sicos de origem emocional, os famosos transtornos psicossom?ticos, que v?o desde dist?rbios g?stricos ou dermatol?gicos, at? ins?nia, sudorese ou taquicardia.

O fato ? que no ?mago da adolesc?ncia eles se percebem obrigados a tratar de quest?es referentes ? vida adulta, fase ainda distante de suas realidades. Sendo assim, o conflito interior torna-se inevit?vel. Dividem-se entre o passeio no shopping e a mat?ria a ser estudada para o vestibular, entre a prova simulada no fim de semana e a freq??ncia aos shows e bares.

A verdade ? que muitos n?o se encontram bem preparados para o ingresso em um curso superior, e consequentemente para a tomada de certas responsabilidades, simplesmente porque est?o conhecendo o mundo agora e acima de tudo a si pr?prios, est?o em busca de uma identidade aut?ntica.

O que se costuma observar naqueles que se apresentam imaturos para fazer uma faculdade, mas que mesmo assim iniciam o curso, ? um baixo aproveitamento dos conte?dos ensinados e um conseq?ente despreparo para a entrada no mercado de trabalho. Isso se d? por n?o vivenciarem de forma saud?vel os referidos conflitos, pulando as etapas do desenvolvimento e permanecendo no estado de imaturidade por mais tempo.

Nesse contexto muitos adolescentes procuram a ajuda do psic?logo no sentido de orientar o que, para eles, parece n?o ser pass?vel de organiza??o. Assim s?o realizados os processos de orienta??o vocacional. ? importante ressaltar que esse processo n?o d? respaldo ? atitude, de certa forma comodista, de busca de solu??o pronta e imediata para todas as perguntas, e tamb?m n?o faz a escolha em nome do orientando.

A orienta??o vocacional possibilita a tomada de consci?ncia do indiv?duo acerca de sua movimenta??o interior e o auto-conhecimento, atrav?s de determinadas t?cnicas, para que ele pr?prio possa tomar uma decis?o e assumi-la.


Denise Mendon?a de Melo
? psic?loga, formada pelo
Centro de Ensino Superior
de Juiz de Fora.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de psicologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A psic?loga Denise Melo aguarda suas sugest?es no e-mail psique@jfservice.com.br.